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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI21, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização dessa aula, os alunos irão precisar de:

  • Textos e imagens impressas.
  • Caderno.
  • Lápis.
  • Canetas.
  • Borracha.

Material complementar: Acesse aqui o link para a impressão dos textos e imagens usados neste plano de aula:

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos se dispuser dos recursos necessário, senão escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que não haja nenhuma dúvida, que todos os alunos entendam o objetivo da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá introduzir a discussão com os alunos avaliando seus conhecimentos prévios.

  • Questione os seus alunos como eles entendem e reconhecem os povos indígenas e, com base nestas respostas, inicie a discussão de como os estereótipos traçados em torno dos povos indígenas obtêm uma origem histórica.
  • Comente com os alunos que durante o Império as políticas para os povos indígenas contribuíram para este processo com leis como a de 1845 que, entre outras coisas, reforçava a catequização por meio dos missionários Capuchinhos e da aculturação, que buscava transformá-los em trabalhadores rurais sobre a prerrogativa de “civilização” e “integração” do indígena na sociedade imperial.
  • Questione os alunos:
    Como vocês veem o indígena dentro da sociedade, integrado ou não?
    Aqui é esperado que os alunos respondam que não veem os indígenas integrados à sociedade.
  • Vocês acham necessário que os indígenas vivam do mesmo modo que os não indígenas? Aqui as repostas podem ser variadas.
  • Como seria uma forma de respeitar o modo de vida, cultura e tradições dos indígenas sem excluí-los do restante da sociedade? Aqui as respostas podem aparecer de forma variada, mas é esperado que os alunos reflitam sobre respeito à cultura e tradições dos indígenas por parte do restante da sociedade.
  • As respostas devem aparecer de modo diverso e individual, mas contribuem para o processo de discussão e formação de crítica sobre o assunto.

Como adequar à sua realidade: Se você estiver numa área indígena ou com bastante presença, pode mudar ou adicionar a reflexão “Como os brancos nos imaginam?”.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.

  • Organize a sala em duplas e distribua o texto para esta etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
  • Oriente as duplas a realizar a leitura, relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização
    que unia catequização e introdução ao trabalho rural.
  • Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
  • Questione as duplas: Qual a real intenção da política imperial por trás das leis para os povos indígenas?. Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
  • Pontue com os alunos como a catequização e a tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
    do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc.
  • Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.

  • Organize a sala em duplas e distribua o texto para essa etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
  • Oriente as duplas a realizar a leitura relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização que unia catequização e introdução ao trabalho rural.
  • Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
  • Questione as duplas: Qual a real intenção da política Imperial por trás das leis para os povos indígenas? Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
  • Pontue com os alunos como a catequização e tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
    do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc.
  • Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI21, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização dessa aula, os alunos irão precisar de:

  • Textos e imagens impressas.
  • Caderno.
  • Lápis.
  • Canetas.
  • Borracha.

Material complementar: Acesse aqui o link para a impressão dos textos e imagens usados neste plano de aula:

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o objetivo da aula para os alunos se dispuser dos recursos necessário, senão escreva o objetivo no quadro e realize a leitura coletiva com a sala. Certifique-se de que não haja nenhuma dúvida, que todos os alunos entendam o objetivo da aula.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Nesta etapa você deverá introduzir a discussão com os alunos avaliando seus conhecimentos prévios.

  • Questione os seus alunos como eles entendem e reconhecem os povos indígenas e, com base nestas respostas, inicie a discussão de como os estereótipos traçados em torno dos povos indígenas obtêm uma origem histórica.
  • Comente com os alunos que durante o Império as políticas para os povos indígenas contribuíram para este processo com leis como a de 1845 que, entre outras coisas, reforçava a catequização por meio dos missionários Capuchinhos e da aculturação, que buscava transformá-los em trabalhadores rurais sobre a prerrogativa de “civilização” e “integração” do indígena na sociedade imperial.
  • Questione os alunos:
    Como vocês veem o indígena dentro da sociedade, integrado ou não?
    Aqui é esperado que os alunos respondam que não veem os indígenas integrados à sociedade.
  • Vocês acham necessário que os indígenas vivam do mesmo modo que os não indígenas? Aqui as repostas podem ser variadas.
  • Como seria uma forma de respeitar o modo de vida, cultura e tradições dos indígenas sem excluí-los do restante da sociedade? Aqui as respostas podem aparecer de forma variada, mas é esperado que os alunos reflitam sobre respeito à cultura e tradições dos indígenas por parte do restante da sociedade.
  • As respostas devem aparecer de modo diverso e individual, mas contribuem para o processo de discussão e formação de crítica sobre o assunto.

Como adequar à sua realidade: Se você estiver numa área indígena ou com bastante presença, pode mudar ou adicionar a reflexão “Como os brancos nos imaginam?”.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.

  • Organize a sala em duplas e distribua o texto para esta etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
  • Oriente as duplas a realizar a leitura, relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização
    que unia catequização e introdução ao trabalho rural.
  • Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
  • Questione as duplas: Qual a real intenção da política imperial por trás das leis para os povos indígenas?. Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
  • Pontue com os alunos como a catequização e a tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
    do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc.
  • Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão aprofundar a discussão sobre o tema, por meio de análise de documento histórico.

  • Organize a sala em duplas e distribua o texto para essa etapa da aula impresso para cada dupla. Link para impressão do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay2Ygz58B3S5dTSNPgxFvgg6UYv8YQRBhG6aJssyvY2WgNy7U7NtKsgy34qJ/his8-21und02-texto-problematizacao.pdf
  • Oriente as duplas a realizar a leitura relacionando com a discussão já realizada na primeira etapa da aula sobre o projeto de civilização que unia catequização e introdução ao trabalho rural.
  • Auxilie a leitura dos alunos para as partes importantes do texto, como “Além disso, ao incentivar que os índios deixassem suas terras e se deslocassem até a região dos aldeamentos, o governo esperava que as áreas indígenas pudessem ser ocupadas por fazendeiros e trabalhadores imigrantes”.
  • Questione as duplas: Qual a real intenção da política Imperial por trás das leis para os povos indígenas? Aqui é esperado que os alunos consigam entender o forte interesse do Império na tomada pra si dos territórios indígenas, e como o discurso integrativo e de civilização é utilizado como justificativa para as ações imperiais.
  • Pontue com os alunos como a catequização e tentativa de transformação do indígena num trabalhador rural fazem parte de um projeto de apagamento da cultura indígena na sociedade brasileira imperial e que entra num processo de aculturação, que aos poucos, vai sendo usurpado
    do seu modo de vida, trabalho, religião, língua, costume etc.
  • Questione as duplas como elas entendem que este projeto enfraquece a presença indígena na nossa cultura nos dias de hoje e qual legado ele deixa para as populações indígenas. É esperado que os alunos comentem sobre a falta de representatividade do indígena na nossa cultura ou até de como eles são sempre representados de maneira estereotipada.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa os alunos irão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos pelas discussões anteriores.

Expectativa de resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ve4rFSG6qsrKXshXfWrmpzuXQbrrkqJWvaUnE9rZchNyBz6WjgKvCfB2wsSD/his8-21und02-expectativa-de-respostas-sistematizacao.pdf

  • Os alunos deverão analisar as imagens, reconhecendo nelas elementos presentes que possam indicar o processo de aculturação dos povos indígenas dentro dos aldeamentos imperiais.
  • Auxilie os alunos na análise, indicando que prestem atenção nos detalhes como vestimentas, acessórios, e também os traços dos indígenas representados e até o nome atribuído a eles.
  • Oriente os alunos a prestar atenção em como se organizava estruturalmente um aldeamento, com base na análise da última imagem e questione qual a diferença entre uma ALDEIA indígena e um ALDEAMENTO, estruturalmente falando, e se isso indica também um processo de apagamento da cultura indígena.
  • Após a análise das imagens, peça para que as duplas falem o que elas entenderam sobre o que significa “aculturamento” e como ele foi usado para tentar transformar os indígenas em trabalhadores e “integrá-los” à sociedade imperial. A duplas podem escrever em seus cadernos suas conclusões, em um pequeno texto de até cinco linhas. As duplas devem expor suas conclusões para o restante da sala para que todos possam compartilhar dos resultados.

Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos, acesse os links para leitura:

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw

Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI

Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I&t=1s

Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk

Parte 5: https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M&t=6s

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