17279
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Guerra do Paraguai - Desdobramentos e consequências do conflito (1864-1870)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Guerra do Paraguai - Desdobramentos e consequências do conflito (1864-1870)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Carlos De Melo Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a charge e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Você pode mandar um texto, áudio ou vídeo, retomando as informações sobre a Guerra do Paraguai que julgar necessárias (junto com a charge), ou propor uma pesquisa breve.

Questões para refletir:

Observe a charge e leia o texto que a acompanha.
- Você se lembra o que foi a Guerra do Paraguai? Procure responder: quando ocorreu este conflito; que países estavam envolvidos; por que ocorreu e quem saiu vitorioso.
- Quem é o soldado? De onde ele está vindo? Pelo que ele estava lutando?
- O que significa ser voluntário?
- Ao voltar para casa, o soldado encontrou a própria mãe amarrada a um tronco, por que será que isso aconteceu?

Questões para responder:
- O que está acontecendo na charge?
- Apenas cidadãos livres podiam se alistar no exército para lutar na Guerra do Paraguai. Diante desta condição, os milhares de negros escravizados que foram para a guerra (muitos deles enviados para substituir seus senhores) ganharam alforria (liberdade). Quando a guerra terminou o Brasil ainda era um país escravista, portanto, os negros libertos se depararam com a continuação da escravidão. Sabendo disso, você consegue identificar a contradição do período?

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o texto sobre e o modelo de quadro para os alunos preencherem com base nele.

Estabeleça um prazo para que possam analisar a fonte e preencher os quadros. Eles podem imprimi-lo e responder à mão, ou fazer o quadro no caderno com base no modelo e enviar fotografia deles para que você e o restante da turma possam ver e comentar.

Sistematização
Para fazer a carta aberta, os alunos podem trabalhar em grupos ou a sala toda junta. Eles podem discutir pelo Whatsapp ou Google Sala de Aula como querem escrever a carta e um aluno, ou você, pode ficar responsável por escrevê-la, com base no modelo disponível na aba materiais e atividades do plano. Eles também podem trabalhar coletivamente em um documento do Google Docs compartilhado pelo grupo ou pela sala toda no Google Drive.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_18UND03

(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O Brasil no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas