Meme para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O Pan-americanismo hoje: o caso do Mercosul e da Alca
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pan-americanismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver essa aula você irá necessitar de data show (caso houver), impressões e uma caixa para simulação de uma urna de votação.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf
Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf
Verbete sobre a Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf
Reportagem a respeito do Plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cFp8aMKbd5nCJMrNyPpswpSFGwhaFQ8qrNA7vseVppsYr3KhqdevnmxGv7S/his8-09und03-reportagem-plebiscito-sobre-a-participacao-do-brasil-na-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf
Material para a Sistematização
Cédula de votação para uso na Sistematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Glossário
Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).
Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economia Acesso em: 20/4/2019).
O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Fonte: Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.
“Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias
Fonte: Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Mostre ou imprima a imagem contida neste slide para os alunos, trata-se de um meme sobre a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina), uma suposta organização dos países da América Latina. O meme expressa um sentido de ironia e crítica com relação à possibilidade de existência da URSAL: utilizando elementos do futebol dos países que fariam parte desse grupo, sugere que haveria uma seleção mundial com jogadores de todos estes países e aponta a soma dos títulos mundiais conquistados até aqui por eles. Peça aos estudantes que observem com atenção a figura e em seguida lance algumas questões para fomentar a interpretação e discussão a respeito dela.
Sugestão de questões:
- O que vocês observam na imagem? (Possivelmente alguns alunos irão identificar que a imagem faz referência ao futebol, outros alunos talvez conseguirão ir mais além e já neste momento descrever que a imagem é um meme sobre a URSAL, porém a maioria deve ficar confusa em relação
ao que a imagem está querendo dizer. Para compreender o meme é necessário relacionar o futebol com a questão da URSAL e talvez os alunos não consigam fazer isso de imediato. Não há a necessidade que eles relacionem as questões de imediato, apenas descrever o que veem no documento já é um bom ponto de partida para mais adiante compreender o que se pretende construir nesta parte da aula.) - As bandeiras contidas na imagem representam quais países? (Provavelmente os alunos reconhecerão os países mais popularmente conhecidos por aqui como o próprio Brasil, a Argentina, o Uruguai, o México, o Chile, entre outros. Instigue a turma a analisar com mais detalhes e tentar reconhecer todos os países. Você pode aproveitar esse momento para fazer uma brincadeira com a turma, fazendo com que eles reconheçam os países da América Latina e Caribe que estão presentes no meme.) Caso necessário, leve um mapa-múndi para a aula para ajudar nas identificações .
- Quantas copas cada um destes países ganhou? (Provavelmente os alunos conseguirão responder quantas copas alguns dos países ganharam como é o caso do Brasil que venceu cinco. Caso eles não consigam, informe-os de que o Uruguai ganhou duas e a Argentina também venceu duas e que os demais não conseguiram nenhum título mundial no futebol.)
- O que a imagem traz como comemoração? (Provavelmente os alunos dirão que eles estão comemorando a vitória de uma seleção.)
- Por que esta seleção retratada na imagem teria ganho nove copas do mundo de futebol? (A proposta é que os alunos percebam que a URSAL pegaria o número de copas vencidas por cada país que estaria integrando o grupo, por isso nove copas para a seleção da URSAL.)
- O que representa a figura ao centro da imagem? (Espera-se que os alunos respondam que a imagem é uma referência à junção dos países que fariam parte do projeto da URSAL. Caso necessário, apresente um mapa-múndi para facilitar a identificação.)
Outras questões podem ser acrescidas a estas que foram propostas. Além disso, aproveite as contribuições dos alunos, tente solucionar as dúvidas que surgirem e faça dessa atividade um momento importante para a construção do aprendizado.
Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Contexto
Orientações: Neste momento você irá apresentar um conteúdo sobre a URSAL para que os alunos possam compreender melhor do que se trata. São trechos de reportagens que informam que a URSAL, na verdade, não é uma organização de união latino-americana realmente existente, mas sim uma
teoria que surgiu em alguns debates políticos.
Projete ou imprima o texto que se encontra neste slide e peça aos estudantes que façam a leitura dele. Após todos finalizarem, faça algumas perguntas para mediar uma análise coletiva das reportagens.
Sugestões de questões que podem ser feitas aos alunos:
Reportagem 1:
- O que é a URSAL? Ela existe de verdade? (Comece o questionamento repetindo as questões que dão título à reportagem. A respeito da primeira questão, provavelmente os alunos dirão que se trata de uma teoria de integrantes da direita brasileira que atribuem sua criação ao Foro de São Paulo – organização, que realmente existe, de partidos e movimentos de esquerda que nasceu em 1990.)
- Quem é cabo Daciolo? (O presidenciável ficou muito famoso na última campanha eleitoral por causa da polêmica da URSAL levantada por ele durante um debate político. Sua candidatura representava uma proposta de direita.)
- Qual seria a proposta da URSAL para a América? (Segundo o texto, pessoas de ultradireita pensavam que a Ursal era responsável por traçar estratégias para instaurar o comunismo no continente. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)
Reportagem 2:
- Como a manchete classifica o termo URSAL? (Como algo que surgiu como uma brincadeira e que acabou se tornando alimento para teorias conspiratórias.)
- O que seria uma teoria conspiratória? (O termo costuma ser usado para planos secretos que envolvem grupos com interesses específicos e que fazem de tudo para realizá-los.)
- Segundo o enunciado abaixo da manchete, o que há de verdade em relação a esse tema? (O texto informa que há iniciativas de união dos países da América Latina, voltados para parcerias com viés econômico.)
- Você sabe o que é economia? (Espera-se que os estudantes entendam que economia se refere aos produtos e ganhos/lucros de um país. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)
Após finalizar o debate, siga para o próximo slide. A partir de agora, os estudantes irão estudar melhor a respeito dos planos de integração econômica latino-americana realmente existentes, citados na manchete analisada.
Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Fonte da reportagem: O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.
Fonte da reportagem: “Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias. Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.
Para você saber mais:
Glossário
Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).
Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economiaAcesso em: 20/4/2019).
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Imprima ou exiba a imagem para os alunos. Caso não seja possível fazer a impressão em colorido, faça em preto e branco e isso não irá comprometer o desenvolvimento da aula. A imagem é uma fotografia da Cúpula do Mercosul. O Mercosul é um projeto de livre comércio entre os países
da América do Sul e nesta fotografia se encontram os representantes dos países que integram o grupo. A proposta é que os alunos observem o documento, façam uma análise do mesmo e construam conhecimento sobre o bloco e suas proposta para a América dentro de uma perspectiva do Pan-americanismo. Para isso, ajude os alunos fazendo algumas questões para que eles possam realizar com mais detalhes e de uma forma mais efetiva um trabalho de análise com a imagem.
Sugestão de questões a ser realizadas:
- O que você observa na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que a imagem contém presidentes de países. Mesmo eles não tendo conhecimento para reconhecer todos os membros, a presença da ex-presidente Dilma Rousseff poderá ajudar eles a lançarem mão dessa alternativa para explicar a imagem.)
- Quem são as pessoas representadas na imagem? (Provavelmente eles dirão que se trata de presidentes.)
- Ao observar com mais detalhes o fundo da imagem encontramos algumas bandeiras, vocês conseguem reconhecer os países que estas bandeiras representam? (Dificilmente eles conseguirão reconhecer todas as bandeiras, até mesmo porque as pessoas que estão na foto não permitem que sejam vistas com clareza. Porém algumas bandeiras podem ser identificadas, como a da Argentina e a do Brasil.)
- Vocês sabem dizer que países estão sendo representados por estas pessoas? (Possivelmente eles irão reconhecer a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e, talvez, reconheçam algumas outras personalidades políticas, porém isso não é garantido. Apresente para os alunos pelo menos mais algumas das demais pessoas que estão na imagem, como a Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Pepe Mujica (Uruguai) e Sebastian Pinera (Chile), localizados ao lado de Dilma. Na fileira de cima estão presentes: María Ángela Holguín Cuéllar (Colômbia), Rafael Correa (Equador), Ollanta Humala (Peru) e Nicolás Maduro (Venezuela). Você poderá também propor uma brincadeira, em que os estudantes descubram à qual país o determinado líder representa (as bandeiras poderão dar alguma pista a respeito deles).
- Por que estas pessoas estão reunidas? (Provavelmente os alunos dirão que deve se referir a uma reunião entre os representantes dos países da
América do Sul.) - Qual seria o objetivo desta reunião? O que se vê escrito no painel ao fundo da imagem? (A primeira questão possivelmente eles terão dificuldades em responder, no entanto permita que eles reflitam e pensem o que pode estar relacionado com o objetivo da aula. Não ofereça a resposta de imediato aos alunos. A segunda questão é um pouco mais fácil. Talvez o fato de os escritos estarem em espanhol pode complicar um pouco, mas mesmo assim eles devem conseguir responder que se trata de uma reunião do Conselho do Mercado Comum.)
- O que seria este Mercado Comum envolvendo os países do Sul da América? (Mesmo não tendo acesso diretamente ao conceito do Mercosul, possivelmente os alunos irão conseguir associar os fatos e dizer que esta deve ser uma reunião entre países que estão propondo um mercado comum entre eles.)
Outras questões podem surgir ao longo do debate. Aproveite cada momento e cada contribuição dos alunos para fazer desse espaço um lugar de construção coletiva do conhecimento.
Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Exiba ou imprima para os alunos o material contido neste slide e solicite a eles que façam uma leitura individual do documento. Neste slide você encontra um verbete sobre o Mercosul, a ideia é que os alunos possam com base na leitura e na análise do texto obter mais informações sobre o bloco comercial que já foi introduzido no slide anterior.
Após finalizar a leitura individual, peça a um aluno que faça a leitura para toda a turma. Você pode pedir a ele que leia todo o texto de uma única vez, ou pode ir parando a leitura para fazer questionamentos aos alunos e proporcionar um ambiente favorável à reflexão e à construção do conhecimento.
Sugestão de questões que devem ser feitas aos alunos:
- Qual o assunto abordado no documento? (Espera-se que os alunos percebam que o texto traz informações sobre a criação do Mercosul.)
- O que seria o Mercosul? (Provavelmente os alunos dirão o significado da sigla, que seria Mercado Comum do Sul. Porém você deve ir além desta resposta e questionar os alunos o que seria esse Mercado Comum do Sul. Sul de quê? De onde? Tente aproveitar os próprios questionamentos dos alunos para fomentar a reflexão.)
- Quais países criaram este mercado? Onde eles se localizam? (Provavelmente os alunos dirão que foi criado pelos presidentes da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai e que estes países se localizam na América do Sul.)
- Segundo o texto qual o objetivo da criação deste bloco? (Espera-se que os alunos respondam que seja realizada a livre circulação de mercadorias, serviços, capital e mão de obra entre os países-membros do acordo de integração e a adoção de uma tarifa externa comum em relação aos países não membros.)
- Na opinião de vocês, este livre mercado seria algo positivo ou negativo para o Brasil? (Esta é uma questão que leva o aluno a uma resposta pessoal, no entanto, não se pode ignorar os fatos, como o Brasil ser o maior país da região.) Aproveite para ouvir o que os alunos têm a dizer e aproveite as suas contribuições para formular novas questões.
Outras questões podem surgir ao longo do debate, aproveite cada contribuição dos alunos para fazer um momento de aprendizado. Ao finalizar as possibilidades de reflexão a respeito do documento apresentado, siga para o próximo slide.
Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf
Problematização
Orientações: Imprima para os alunos o verbete sobre o conceito da Alca que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf
Em seguida, peça que façam uma leitura do texto e sinalizem o que mais lhes chama a atenção. Convide os alunos a realizar uma análise do documento de forma conjunta com toda a turma. Para isso, você tem duas alternativas de dinâmica da atividade: peça que um dos alunos da sala faça a leitura em voz alta e comece o debate ao término da leitura ou vá parando a leitura à medida que você e/ou a turma sentir necessidade de comentar algo sobre o texto. Escolha a melhor opção para a sua realidade. Durante o debate, auxilie a análise das fontes lançando questões que podem conduzi-los a uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto.
Sugestão de questões:
- O que o símbolo da Alca sugere? (Ele mostra o envolvimento de todas as Américas - Norte, Central e Sul, simbolizadas por triângulos - envolvidas em torno de algo que as perpassam, representado pela forma de um círculo.)
- Qual o tema principal do texto? (Provavelmente os alunos dirão que se trata de um texto sobre a Alca.)
- De acordo com texto, o que seria a Alca? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma proposta de um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos, no mandato de Bill Clinton, proposto a todos os países da América, exceto Cuba, segundo o qual seriam, gradualmente, derrubadas as barreiras alfandegárias ao comércio entre os Estados-membros.)
- Qual país não poderia fazer parte? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que Cuba não estava incluída no projeto e que provavelmente sua exclusão deve ter acontecido por alguma razão, no caso, você poderá informá-los a respeito do perfil socialista do país e as tensões políticas e econômicas existentes com relação aos EUA - capitalista.)
- O que pretendia este acordo? (Espera-se que os alunos respondam que ele pretendia a isenção de tarifas alfandegárias a quase todos os itens de comércio entre os países associados.)
- Qual o objetivo desta proposta? (Possivelmente os alunos dirão que a Alca tinha como objetivo estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efetiva, cujas trocas comerciais pudessem acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.)
- O projeto se concretizou? (Espera-se que os alunos reconheçam que desde 2005 o projeto está parado.)
- Qual a maior dificuldade encontrada para colocar o projeto em execução? (Provavelmente os alunos dirão que é a questão da distância econômica dos EUA e os demais países-membros).
Caso surja mais questões e dúvidas por parte dos alunos, faça uso delas para tornar um momento ainda mais rico em trocas e construção de conhecimento.
Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: Wikimedia Commons. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.
Problematização
Orientações: Imprima ou exiba o conteúdo desses slides para os alunos. A imagem é um print de uma reportagem a respeito do resultado do plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca.
Peça aos alunos que façam a leitura individual do documento, destacando o que eles acham mais interessante no conteúdo da reportagem. Em seguida, convide os alunos para apresentar o que eles destacaram no texto. Paralelamente a esta participação dos alunos, faça questões que auxiliam a turma a observar o que talvez passou despercebido aos olhos deles.
Segue sugestões de questões:
- Qual o tema abordado na reportagem? (Espera-se que os alunos identifiquem que o conteúdo da reportagem traz como tema principal o resultado do plebiscito que foi feito no Brasil sobre a participação do país na Alca.)
- Qual foi o resultado do Plebiscito? (Espera-se que os alunos respondam que o povo brasileiro votou contra a participação do Brasil na Alca.
Alguns alunos ainda podem destacar que 98% dos que compareceram às urnas disseram não à inclusão do Brasil na Alca.) - Qual motivo deve ter alimentado a população à dizer não à Alca? (Como os alunos já analisaram o que seria a Alca, eles provavelmente responderão que o projeto não iria beneficiar economicamente o país.)
Após finalizar a análise com os alunos, siga para o próximo slide.
Para você saber mais:
Plebiscito revela que maioria de eleitores é contra a Alca. Fonte: Agência Brasil. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/node/587756 Acesso em: 13/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Neste momento você irá propor ao alunos uma dinâmica para sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. A proposta é simular um Plebiscito, no qual os alunos terão que escolher entre a Alca ou o Mercosul para o ingresso do Brasil. Além de optar por um dos dois blocos econômicos estudados ao longo da aula, o aluno terá ainda que justificar o motivo da escolha.
Você irá fazer uso da caixa (urna eleitoral), preparada previamente para a atividade. Antes da realização do plebiscito, solicite que os alunos façam uma lista no caderno sobre os prós e contras da Alca e do Mercosul de uma forma sintetizada. A partir disso, você poderá solicitar também que eles façam um breve debate final e apresentem seus argumentos para os demais estudantes. Depois disso, distribua uma cédula para cada aluno, conforme o modelo que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf
Peça que cada um marque seu voto, redija a sua justificativa e o coloque na urna. Após todos acabarem, conduza a conferência dos votos juntamente com toda a turma. Ao final façam juntos uma reflexão sobre o momento vivenciado, enquanto prática importante de uma sociedade democrática.
Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.
Fonte da imagem: Flag of Mercosul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mercosur#/media/File:Flag_of_Mercosur_Mercosul.svg Acesso em: 20/4/2019.
Materiais complementares
Trechos de reportagem para uso na Contextualização
Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização
Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização
Verbete sobre a Alca para uso na Problematização
Reportagem - Plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca para uso na Problematização
Cédula de votação para uso na Sistematização
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade dos estudantes sobre o tema a ser estudado nesta aula, você pode encaminhar apenas a primeira fonte proposta no contexto, o meme sobre a URSAL com alguns questionamentos. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- O que vocês observam na imagem?
- As bandeiras contidas na imagem representam quais países?
- Quantas copas cada um destes países ganhou?
- O que a imagem está comemorando?
Questões para responderem:
- Por que esta seleção retratada na imagem teria ganho nove copas do mundo de futebol?
- O que representa a figura ao centro da imagem?
Dê um tempo para que os alunos possam discutir e responder no grupo. Em seguida, envie o objetivo da aula e a outra imagem do contexto, que explica o meme. Pergunte se, com estas novas informações, eles conseguem responder melhor as questões propostas anteriormente.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito das fontes apresentadas, e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Outra alternativa para este momento é dividir as fontes entre a turma, de modo que alguns alunos ou grupos analisem as fontes sobre o Mercosul, outros as fontes sobre a Alca e outros a reportagem sobre o plebiscito. Solicite que, em seguida, expliquem o que aprenderam com as fontes aos colegas, e vice e versa. Você pode distribuir as fontes de acordo com o nível de dificuldade e o seu conhecimento sobre a turma. Caso ache válido, um aluno ou grupo pode receber mais de uma fonte para análise.
Encaminhe as imagens e textos desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões para refletirem:
Mercosul
- Quem são as pessoas representadas na imagem?
- Ao observar com mais detalhes o fundo da imagem, encontramos algumas bandeiras. A quais países estas bandeiras representam?
- Quais países criaram o Mercosul? Onde eles se localizam?
Alca
- O que o símbolo da Alca sugere?
- O que pretendia este acordo?
Reportagem sobre o plebiscito
- Qual o tema abordado na reportagem?
Questões para responderem:
Mercosul
- Qual seria o objetivo da reunião da foto? O que se vê escrito no painel ao fundo da imagem?
- O que é o Mercosul, segundo o texto? Qual o seu objetivo?
- Na sua opinião, o livre mercado seria algo positivo ou negativo para o Brasil? Por quê?
Alca
- De acordo com o texto, o que seria a Alca?
- Qual país não poderia fazer parte da Alca? Por quê?
- O projeto da Alca se concretizou?
Reportagem sobre o plebiscito
- Qual foi o resultado do Plebiscito?
- Qual motivo deve ter alimentado a população à dizer não à Alca?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, você pode criar uma enquete através de alguma rede social para que os alunos possam votar e justificar os votos.
Outra possibilidade pode ser propor que os estudantes criem memes ou figurinhas de Whatsapp com aplicativos disponíveis para smartphones sobre o Mercosul e a Alca, para compartilharem nas redes sociais, divulgando o que aprenderam na aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independência dos Estados Unidos da América. Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI09 Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
Palavras-chave: América, Pan-americanismo, Mercosul, Alca, integração regional, plebiscito.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA