17278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - O Pan-americanismo hoje: o caso do Mercosul e da Alca

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O Pan-americanismo hoje: o caso do Mercosul e da Alca

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Pereira De Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver essa aula você irá necessitar de data show (caso houver), impressões e uma caixa para simulação de uma urna de votação.

Material complementar:

Material para a Contextualização

Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para a Problematização

Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Verbete sobre a Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Reportagem a respeito do Plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cFp8aMKbd5nCJMrNyPpswpSFGwhaFQ8qrNA7vseVppsYr3KhqdevnmxGv7S/his8-09und03-reportagem-plebiscito-sobre-a-participacao-do-brasil-na-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Material para a Sistematização

Cédula de votação para uso na Sistematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Glossário

Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).

Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economia Acesso em: 20/4/2019).

O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Fonte: Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.

“Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias

Fonte: Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Mostre ou imprima a imagem contida neste slide para os alunos, trata-se de um meme sobre a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina), uma suposta organização dos países da América Latina. O meme expressa um sentido de ironia e crítica com relação à possibilidade de existência da URSAL: utilizando elementos do futebol dos países que fariam parte desse grupo, sugere que haveria uma seleção mundial com jogadores de todos estes países e aponta a soma dos títulos mundiais conquistados até aqui por eles. Peça aos estudantes que observem com atenção a figura e em seguida lance algumas questões para fomentar a interpretação e discussão a respeito dela.

Sugestão de questões:

  • O que vocês observam na imagem? (Possivelmente alguns alunos irão identificar que a imagem faz referência ao futebol, outros alunos talvez conseguirão ir mais além e já neste momento descrever que a imagem é um meme sobre a URSAL, porém a maioria deve ficar confusa em relação
    ao que a imagem está querendo dizer. Para compreender o meme é necessário relacionar o futebol com a questão da URSAL e talvez os alunos não consigam fazer isso de imediato. Não há a necessidade que eles relacionem as questões de imediato, apenas descrever o que veem no documento já é um bom ponto de partida para mais adiante compreender o que se pretende construir nesta parte da aula.)
  • As bandeiras contidas na imagem representam quais países? (Provavelmente os alunos reconhecerão os países mais popularmente conhecidos por aqui como o próprio Brasil, a Argentina, o Uruguai, o México, o Chile, entre outros. Instigue a turma a analisar com mais detalhes e tentar reconhecer todos os países. Você pode aproveitar esse momento para fazer uma brincadeira com a turma, fazendo com que eles reconheçam os países da América Latina e Caribe que estão presentes no meme.) Caso necessário, leve um mapa-múndi para a aula para ajudar nas identificações .
  • Quantas copas cada um destes países ganhou? (Provavelmente os alunos conseguirão responder quantas copas alguns dos países ganharam como é o caso do Brasil que venceu cinco. Caso eles não consigam, informe-os de que o Uruguai ganhou duas e a Argentina também venceu duas e que os demais não conseguiram nenhum título mundial no futebol.)
  • O que a imagem traz como comemoração? (Provavelmente os alunos dirão que eles estão comemorando a vitória de uma seleção.)
  • Por que esta seleção retratada na imagem teria ganho nove copas do mundo de futebol? (A proposta é que os alunos percebam que a URSAL pegaria o número de copas vencidas por cada país que estaria integrando o grupo, por isso nove copas para a seleção da URSAL.)
  • O que representa a figura ao centro da imagem? (Espera-se que os alunos respondam que a imagem é uma referência à junção dos países que fariam parte do projeto da URSAL. Caso necessário, apresente um mapa-múndi para facilitar a identificação.)

Outras questões podem ser acrescidas a estas que foram propostas. Além disso, aproveite as contribuições dos alunos, tente solucionar as dúvidas que surgirem e faça dessa atividade um momento importante para a construção do aprendizado.

Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento você irá apresentar um conteúdo sobre a URSAL para que os alunos possam compreender melhor do que se trata. São trechos de reportagens que informam que a URSAL, na verdade, não é uma organização de união latino-americana realmente existente, mas sim uma
teoria que surgiu em alguns debates políticos.

Projete ou imprima o texto que se encontra neste slide e peça aos estudantes que façam a leitura dele. Após todos finalizarem, faça algumas perguntas para mediar uma análise coletiva das reportagens.

Sugestões de questões que podem ser feitas aos alunos:

Reportagem 1:

  • O que é a URSAL? Ela existe de verdade? (Comece o questionamento repetindo as questões que dão título à reportagem. A respeito da primeira questão, provavelmente os alunos dirão que se trata de uma teoria de integrantes da direita brasileira que atribuem sua criação ao Foro de São Paulo – organização, que realmente existe, de partidos e movimentos de esquerda que nasceu em 1990.)
  • Quem é cabo Daciolo? (O presidenciável ficou muito famoso na última campanha eleitoral por causa da polêmica da URSAL levantada por ele durante um debate político. Sua candidatura representava uma proposta de direita.)
  • Qual seria a proposta da URSAL para a América? (Segundo o texto, pessoas de ultradireita pensavam que a Ursal era responsável por traçar estratégias para instaurar o comunismo no continente. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)

Reportagem 2:

  • Como a manchete classifica o termo URSAL? (Como algo que surgiu como uma brincadeira e que acabou se tornando alimento para teorias conspiratórias.)
  • O que seria uma teoria conspiratória? (O termo costuma ser usado para planos secretos que envolvem grupos com interesses específicos e que fazem de tudo para realizá-los.)
  • Segundo o enunciado abaixo da manchete, o que há de verdade em relação a esse tema? (O texto informa que há iniciativas de união dos países da América Latina, voltados para parcerias com viés econômico.)
  • Você sabe o que é economia? (Espera-se que os estudantes entendam que economia se refere aos produtos e ganhos/lucros de um país. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)

Após finalizar o debate, siga para o próximo slide. A partir de agora, os estudantes irão estudar melhor a respeito dos planos de integração econômica latino-americana realmente existentes, citados na manchete analisada.

Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Fonte da reportagem: O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.

Fonte da reportagem: “Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias. Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.

Para você saber mais:

Glossário

Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).

Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economiaAcesso em: 20/4/2019).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Imprima ou exiba a imagem para os alunos. Caso não seja possível fazer a impressão em colorido, faça em preto e branco e isso não irá comprometer o desenvolvimento da aula. A imagem é uma fotografia da Cúpula do Mercosul. O Mercosul é um projeto de livre comércio entre os países
da América do Sul e nesta fotografia se encontram os representantes dos países que integram o grupo. A proposta é que os alunos observem o documento, façam uma análise do mesmo e construam conhecimento sobre o bloco e suas proposta para a América dentro de uma perspectiva do Pan-americanismo. Para isso, ajude os alunos fazendo algumas questões para que eles possam realizar com mais detalhes e de uma forma mais efetiva um trabalho de análise com a imagem.

Sugestão de questões a ser realizadas:

  • O que você observa na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que a imagem contém presidentes de países. Mesmo eles não tendo conhecimento para reconhecer todos os membros, a presença da ex-presidente Dilma Rousseff poderá ajudar eles a lançarem mão dessa alternativa para explicar a imagem.)
  • Quem são as pessoas representadas na imagem? (Provavelmente eles dirão que se trata de presidentes.)
  • Ao observar com mais detalhes o fundo da imagem encontramos algumas bandeiras, vocês conseguem reconhecer os países que estas bandeiras representam? (Dificilmente eles conseguirão reconhecer todas as bandeiras, até mesmo porque as pessoas que estão na foto não permitem que sejam vistas com clareza. Porém algumas bandeiras podem ser identificadas, como a da Argentina e a do Brasil.)
  • Vocês sabem dizer que países estão sendo representados por estas pessoas? (Possivelmente eles irão reconhecer a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e, talvez, reconheçam algumas outras personalidades políticas, porém isso não é garantido. Apresente para os alunos pelo menos mais algumas das demais pessoas que estão na imagem, como a Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Pepe Mujica (Uruguai) e Sebastian Pinera (Chile), localizados ao lado de Dilma. Na fileira de cima estão presentes: María Ángela Holguín Cuéllar (Colômbia), Rafael Correa (Equador), Ollanta Humala (Peru) e Nicolás Maduro (Venezuela). Você poderá também propor uma brincadeira, em que os estudantes descubram à qual país o determinado líder representa (as bandeiras poderão dar alguma pista a respeito deles).
  • Por que estas pessoas estão reunidas? (Provavelmente os alunos dirão que deve se referir a uma reunião entre os representantes dos países da
    América do Sul.)
  • Qual seria o objetivo desta reunião? O que se vê escrito no painel ao fundo da imagem? (A primeira questão possivelmente eles terão dificuldades em responder, no entanto permita que eles reflitam e pensem o que pode estar relacionado com o objetivo da aula. Não ofereça a resposta de imediato aos alunos. A segunda questão é um pouco mais fácil. Talvez o fato de os escritos estarem em espanhol pode complicar um pouco, mas mesmo assim eles devem conseguir responder que se trata de uma reunião do Conselho do Mercado Comum.)
  • O que seria este Mercado Comum envolvendo os países do Sul da América? (Mesmo não tendo acesso diretamente ao conceito do Mercosul, possivelmente os alunos irão conseguir associar os fatos e dizer que esta deve ser uma reunião entre países que estão propondo um mercado comum entre eles.)

Outras questões podem surgir ao longo do debate. Aproveite cada momento e cada contribuição dos alunos para fazer desse espaço um lugar de construção coletiva do conhecimento.

Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exiba ou imprima para os alunos o material contido neste slide e solicite a eles que façam uma leitura individual do documento. Neste slide você encontra um verbete sobre o Mercosul, a ideia é que os alunos possam com base na leitura e na análise do texto obter mais informações sobre o bloco comercial que já foi introduzido no slide anterior.

Após finalizar a leitura individual, peça a um aluno que faça a leitura para toda a turma. Você pode pedir a ele que leia todo o texto de uma única vez, ou pode ir parando a leitura para fazer questionamentos aos alunos e proporcionar um ambiente favorável à reflexão e à construção do conhecimento.

Sugestão de questões que devem ser feitas aos alunos:

  • Qual o assunto abordado no documento? (Espera-se que os alunos percebam que o texto traz informações sobre a criação do Mercosul.)
  • O que seria o Mercosul? (Provavelmente os alunos dirão o significado da sigla, que seria Mercado Comum do Sul. Porém você deve ir além desta resposta e questionar os alunos o que seria esse Mercado Comum do Sul. Sul de quê? De onde? Tente aproveitar os próprios questionamentos dos alunos para fomentar a reflexão.)
  • Quais países criaram este mercado? Onde eles se localizam? (Provavelmente os alunos dirão que foi criado pelos presidentes da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai e que estes países se localizam na América do Sul.)
  • Segundo o texto qual o objetivo da criação deste bloco? (Espera-se que os alunos respondam que seja realizada a livre circulação de mercadorias, serviços, capital e mão de obra entre os países-membros do acordo de integração e a adoção de uma tarifa externa comum em relação aos países não membros.)
  • Na opinião de vocês, este livre mercado seria algo positivo ou negativo para o Brasil? (Esta é uma questão que leva o aluno a uma resposta pessoal, no entanto, não se pode ignorar os fatos, como o Brasil ser o maior país da região.) Aproveite para ouvir o que os alunos têm a dizer e aproveite as suas contribuições para formular novas questões.

Outras questões podem surgir ao longo do debate, aproveite cada contribuição dos alunos para fazer um momento de aprendizado. Ao finalizar as possibilidades de reflexão a respeito do documento apresentado, siga para o próximo slide.

Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima para os alunos o verbete sobre o conceito da Alca que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Em seguida, peça que façam uma leitura do texto e sinalizem o que mais lhes chama a atenção. Convide os alunos a realizar uma análise do documento de forma conjunta com toda a turma. Para isso, você tem duas alternativas de dinâmica da atividade: peça que um dos alunos da sala faça a leitura em voz alta e comece o debate ao término da leitura ou vá parando a leitura à medida que você e/ou a turma sentir necessidade de comentar algo sobre o texto. Escolha a melhor opção para a sua realidade. Durante o debate, auxilie a análise das fontes lançando questões que podem conduzi-los a uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto.

Sugestão de questões:

  • O que o símbolo da Alca sugere? (Ele mostra o envolvimento de todas as Américas - Norte, Central e Sul, simbolizadas por triângulos - envolvidas em torno de algo que as perpassam, representado pela forma de um círculo.)
  • Qual o tema principal do texto? (Provavelmente os alunos dirão que se trata de um texto sobre a Alca.)
  • De acordo com texto, o que seria a Alca? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma proposta de um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos, no mandato de Bill Clinton, proposto a todos os países da América, exceto Cuba, segundo o qual seriam, gradualmente, derrubadas as barreiras alfandegárias ao comércio entre os Estados-membros.)
  • Qual país não poderia fazer parte? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que Cuba não estava incluída no projeto e que provavelmente sua exclusão deve ter acontecido por alguma razão, no caso, você poderá informá-los a respeito do perfil socialista do país e as tensões políticas e econômicas existentes com relação aos EUA - capitalista.)
  • O que pretendia este acordo? (Espera-se que os alunos respondam que ele pretendia a isenção de tarifas alfandegárias a quase todos os itens de comércio entre os países associados.)
  • Qual o objetivo desta proposta? (Possivelmente os alunos dirão que a Alca tinha como objetivo estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efetiva, cujas trocas comerciais pudessem acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.)
  • O projeto se concretizou? (Espera-se que os alunos reconheçam que desde 2005 o projeto está parado.)
  • Qual a maior dificuldade encontrada para colocar o projeto em execução? (Provavelmente os alunos dirão que é a questão da distância econômica dos EUA e os demais países-membros).

Caso surja mais questões e dúvidas por parte dos alunos, faça uso delas para tornar um momento ainda mais rico em trocas e construção de conhecimento.

Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: Wikimedia Commons. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima ou exiba o conteúdo desses slides para os alunos. A imagem é um print de uma reportagem a respeito do resultado do plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca.

Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cFp8aMKbd5nCJMrNyPpswpSFGwhaFQ8qrNA7vseVppsYr3KhqdevnmxGv7S/his8-09und03-reportagem-plebiscito-sobre-a-participacao-do-brasil-na-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que façam a leitura individual do documento, destacando o que eles acham mais interessante no conteúdo da reportagem. Em seguida, convide os alunos para apresentar o que eles destacaram no texto. Paralelamente a esta participação dos alunos, faça questões que auxiliam a turma a observar o que talvez passou despercebido aos olhos deles.

Segue sugestões de questões:

  • Qual o tema abordado na reportagem? (Espera-se que os alunos identifiquem que o conteúdo da reportagem traz como tema principal o resultado do plebiscito que foi feito no Brasil sobre a participação do país na Alca.)
  • Qual foi o resultado do Plebiscito? (Espera-se que os alunos respondam que o povo brasileiro votou contra a participação do Brasil na Alca.
    Alguns alunos ainda podem destacar que 98% dos que compareceram às urnas disseram não à inclusão do Brasil na Alca.)
  • Qual motivo deve ter alimentado a população à dizer não à Alca? (Como os alunos já analisaram o que seria a Alca, eles provavelmente responderão que o projeto não iria beneficiar economicamente o país.)

Após finalizar a análise com os alunos, siga para o próximo slide.

Para você saber mais:

Plebiscito revela que maioria de eleitores é contra a Alca. Fonte: Agência Brasil. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/node/587756 Acesso em: 13/3/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Neste momento você irá propor ao alunos uma dinâmica para sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. A proposta é simular um Plebiscito, no qual os alunos terão que escolher entre a Alca ou o Mercosul para o ingresso do Brasil. Além de optar por um dos dois blocos econômicos estudados ao longo da aula, o aluno terá ainda que justificar o motivo da escolha.

Você irá fazer uso da caixa (urna eleitoral), preparada previamente para a atividade. Antes da realização do plebiscito, solicite que os alunos façam uma lista no caderno sobre os prós e contras da Alca e do Mercosul de uma forma sintetizada. A partir disso, você poderá solicitar também que eles façam um breve debate final e apresentem seus argumentos para os demais estudantes. Depois disso, distribua uma cédula para cada aluno, conforme o modelo que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Peça que cada um marque seu voto, redija a sua justificativa e o coloque na urna. Após todos acabarem, conduza a conferência dos votos juntamente com toda a turma. Ao final façam juntos uma reflexão sobre o momento vivenciado, enquanto prática importante de uma sociedade democrática.

Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.

Fonte da imagem: Flag of Mercosul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mercosur#/media/File:Flag_of_Mercosur_Mercosul.svg Acesso em: 20/4/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver essa aula você irá necessitar de data show (caso houver), impressões e uma caixa para simulação de uma urna de votação.

Material complementar:

Material para a Contextualização

Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Material para a Problematização

Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Verbete sobre a Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Reportagem a respeito do Plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cFp8aMKbd5nCJMrNyPpswpSFGwhaFQ8qrNA7vseVppsYr3KhqdevnmxGv7S/his8-09und03-reportagem-plebiscito-sobre-a-participacao-do-brasil-na-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Material para a Sistematização

Cédula de votação para uso na Sistematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Glossário

Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).

Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economia Acesso em: 20/4/2019).

O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Fonte: Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.

“Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias

Fonte: Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Mostre ou imprima a imagem contida neste slide para os alunos, trata-se de um meme sobre a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina), uma suposta organização dos países da América Latina. O meme expressa um sentido de ironia e crítica com relação à possibilidade de existência da URSAL: utilizando elementos do futebol dos países que fariam parte desse grupo, sugere que haveria uma seleção mundial com jogadores de todos estes países e aponta a soma dos títulos mundiais conquistados até aqui por eles. Peça aos estudantes que observem com atenção a figura e em seguida lance algumas questões para fomentar a interpretação e discussão a respeito dela.

Sugestão de questões:

  • O que vocês observam na imagem? (Possivelmente alguns alunos irão identificar que a imagem faz referência ao futebol, outros alunos talvez conseguirão ir mais além e já neste momento descrever que a imagem é um meme sobre a URSAL, porém a maioria deve ficar confusa em relação
    ao que a imagem está querendo dizer. Para compreender o meme é necessário relacionar o futebol com a questão da URSAL e talvez os alunos não consigam fazer isso de imediato. Não há a necessidade que eles relacionem as questões de imediato, apenas descrever o que veem no documento já é um bom ponto de partida para mais adiante compreender o que se pretende construir nesta parte da aula.)
  • As bandeiras contidas na imagem representam quais países? (Provavelmente os alunos reconhecerão os países mais popularmente conhecidos por aqui como o próprio Brasil, a Argentina, o Uruguai, o México, o Chile, entre outros. Instigue a turma a analisar com mais detalhes e tentar reconhecer todos os países. Você pode aproveitar esse momento para fazer uma brincadeira com a turma, fazendo com que eles reconheçam os países da América Latina e Caribe que estão presentes no meme.) Caso necessário, leve um mapa-múndi para a aula para ajudar nas identificações .
  • Quantas copas cada um destes países ganhou? (Provavelmente os alunos conseguirão responder quantas copas alguns dos países ganharam como é o caso do Brasil que venceu cinco. Caso eles não consigam, informe-os de que o Uruguai ganhou duas e a Argentina também venceu duas e que os demais não conseguiram nenhum título mundial no futebol.)
  • O que a imagem traz como comemoração? (Provavelmente os alunos dirão que eles estão comemorando a vitória de uma seleção.)
  • Por que esta seleção retratada na imagem teria ganho nove copas do mundo de futebol? (A proposta é que os alunos percebam que a URSAL pegaria o número de copas vencidas por cada país que estaria integrando o grupo, por isso nove copas para a seleção da URSAL.)
  • O que representa a figura ao centro da imagem? (Espera-se que os alunos respondam que a imagem é uma referência à junção dos países que fariam parte do projeto da URSAL. Caso necessário, apresente um mapa-múndi para facilitar a identificação.)

Outras questões podem ser acrescidas a estas que foram propostas. Além disso, aproveite as contribuições dos alunos, tente solucionar as dúvidas que surgirem e faça dessa atividade um momento importante para a construção do aprendizado.

Meme para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhj7tWHFaNmesxU8yxyhyCQY7hWyDvb99DGD9pgTv5Pmx8ppkn9aPvdA7F3m/his8-09und03-meme-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento você irá apresentar um conteúdo sobre a URSAL para que os alunos possam compreender melhor do que se trata. São trechos de reportagens que informam que a URSAL, na verdade, não é uma organização de união latino-americana realmente existente, mas sim uma
teoria que surgiu em alguns debates políticos.

Projete ou imprima o texto que se encontra neste slide e peça aos estudantes que façam a leitura dele. Após todos finalizarem, faça algumas perguntas para mediar uma análise coletiva das reportagens.

Sugestões de questões que podem ser feitas aos alunos:

Reportagem 1:

  • O que é a URSAL? Ela existe de verdade? (Comece o questionamento repetindo as questões que dão título à reportagem. A respeito da primeira questão, provavelmente os alunos dirão que se trata de uma teoria de integrantes da direita brasileira que atribuem sua criação ao Foro de São Paulo – organização, que realmente existe, de partidos e movimentos de esquerda que nasceu em 1990.)
  • Quem é cabo Daciolo? (O presidenciável ficou muito famoso na última campanha eleitoral por causa da polêmica da URSAL levantada por ele durante um debate político. Sua candidatura representava uma proposta de direita.)
  • Qual seria a proposta da URSAL para a América? (Segundo o texto, pessoas de ultradireita pensavam que a Ursal era responsável por traçar estratégias para instaurar o comunismo no continente. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)

Reportagem 2:

  • Como a manchete classifica o termo URSAL? (Como algo que surgiu como uma brincadeira e que acabou se tornando alimento para teorias conspiratórias.)
  • O que seria uma teoria conspiratória? (O termo costuma ser usado para planos secretos que envolvem grupos com interesses específicos e que fazem de tudo para realizá-los.)
  • Segundo o enunciado abaixo da manchete, o que há de verdade em relação a esse tema? (O texto informa que há iniciativas de união dos países da América Latina, voltados para parcerias com viés econômico.)
  • Você sabe o que é economia? (Espera-se que os estudantes entendam que economia se refere aos produtos e ganhos/lucros de um país. Caso necessário, utilize o Glossário sobre o termo disponível no “Para você saber mais”.)

Após finalizar o debate, siga para o próximo slide. A partir de agora, os estudantes irão estudar melhor a respeito dos planos de integração econômica latino-americana realmente existentes, citados na manchete analisada.

Trechos de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yAP8VqdN59BPY9AvPvt7NgFHX3s6psx4MdABzGWwsTyW8nc8G9WhXy2BHArD/his8-09und03-trechos-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf

Fonte da reportagem: O que é a URSAL? Ela existe de verdade?. Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-e-a-ursal-ela-existe-de-verdade-df9h7cfggtvwvydxbzvtl6sc1/ Acesso em: 16/3/2019.

Fonte da reportagem: “Termo URSAL foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias. Estadão. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/termo-ursal-foi-criado-como-brincadeira-e-agora-alimenta-teorias-conspiratorias/ Acesso em: 13/3/2019.

Para você saber mais:

Glossário

Comunismo - Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. (Fonte: Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Zpwx Acesso em: 20/4/2019).

Economia - Conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro. (Fonte: FEA USP. Disponível em: https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economiaAcesso em: 20/4/2019).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Imprima ou exiba a imagem para os alunos. Caso não seja possível fazer a impressão em colorido, faça em preto e branco e isso não irá comprometer o desenvolvimento da aula. A imagem é uma fotografia da Cúpula do Mercosul. O Mercosul é um projeto de livre comércio entre os países
da América do Sul e nesta fotografia se encontram os representantes dos países que integram o grupo. A proposta é que os alunos observem o documento, façam uma análise do mesmo e construam conhecimento sobre o bloco e suas proposta para a América dentro de uma perspectiva do Pan-americanismo. Para isso, ajude os alunos fazendo algumas questões para que eles possam realizar com mais detalhes e de uma forma mais efetiva um trabalho de análise com a imagem.

Sugestão de questões a ser realizadas:

  • O que você observa na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que a imagem contém presidentes de países. Mesmo eles não tendo conhecimento para reconhecer todos os membros, a presença da ex-presidente Dilma Rousseff poderá ajudar eles a lançarem mão dessa alternativa para explicar a imagem.)
  • Quem são as pessoas representadas na imagem? (Provavelmente eles dirão que se trata de presidentes.)
  • Ao observar com mais detalhes o fundo da imagem encontramos algumas bandeiras, vocês conseguem reconhecer os países que estas bandeiras representam? (Dificilmente eles conseguirão reconhecer todas as bandeiras, até mesmo porque as pessoas que estão na foto não permitem que sejam vistas com clareza. Porém algumas bandeiras podem ser identificadas, como a da Argentina e a do Brasil.)
  • Vocês sabem dizer que países estão sendo representados por estas pessoas? (Possivelmente eles irão reconhecer a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e, talvez, reconheçam algumas outras personalidades políticas, porém isso não é garantido. Apresente para os alunos pelo menos mais algumas das demais pessoas que estão na imagem, como a Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Pepe Mujica (Uruguai) e Sebastian Pinera (Chile), localizados ao lado de Dilma. Na fileira de cima estão presentes: María Ángela Holguín Cuéllar (Colômbia), Rafael Correa (Equador), Ollanta Humala (Peru) e Nicolás Maduro (Venezuela). Você poderá também propor uma brincadeira, em que os estudantes descubram à qual país o determinado líder representa (as bandeiras poderão dar alguma pista a respeito deles).
  • Por que estas pessoas estão reunidas? (Provavelmente os alunos dirão que deve se referir a uma reunião entre os representantes dos países da
    América do Sul.)
  • Qual seria o objetivo desta reunião? O que se vê escrito no painel ao fundo da imagem? (A primeira questão possivelmente eles terão dificuldades em responder, no entanto permita que eles reflitam e pensem o que pode estar relacionado com o objetivo da aula. Não ofereça a resposta de imediato aos alunos. A segunda questão é um pouco mais fácil. Talvez o fato de os escritos estarem em espanhol pode complicar um pouco, mas mesmo assim eles devem conseguir responder que se trata de uma reunião do Conselho do Mercado Comum.)
  • O que seria este Mercado Comum envolvendo os países do Sul da América? (Mesmo não tendo acesso diretamente ao conceito do Mercosul, possivelmente os alunos irão conseguir associar os fatos e dizer que esta deve ser uma reunião entre países que estão propondo um mercado comum entre eles.)

Outras questões podem surgir ao longo do debate. Aproveite cada momento e cada contribuição dos alunos para fazer desse espaço um lugar de construção coletiva do conhecimento.

Imagem sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tg8T9GWvDve8qcn7Nvfsb97xuamwc6HTej9Va94ySJqBN8EUpDDduErUTRZv/his8-09und03-imagem-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Exiba ou imprima para os alunos o material contido neste slide e solicite a eles que façam uma leitura individual do documento. Neste slide você encontra um verbete sobre o Mercosul, a ideia é que os alunos possam com base na leitura e na análise do texto obter mais informações sobre o bloco comercial que já foi introduzido no slide anterior.

Após finalizar a leitura individual, peça a um aluno que faça a leitura para toda a turma. Você pode pedir a ele que leia todo o texto de uma única vez, ou pode ir parando a leitura para fazer questionamentos aos alunos e proporcionar um ambiente favorável à reflexão e à construção do conhecimento.

Sugestão de questões que devem ser feitas aos alunos:

  • Qual o assunto abordado no documento? (Espera-se que os alunos percebam que o texto traz informações sobre a criação do Mercosul.)
  • O que seria o Mercosul? (Provavelmente os alunos dirão o significado da sigla, que seria Mercado Comum do Sul. Porém você deve ir além desta resposta e questionar os alunos o que seria esse Mercado Comum do Sul. Sul de quê? De onde? Tente aproveitar os próprios questionamentos dos alunos para fomentar a reflexão.)
  • Quais países criaram este mercado? Onde eles se localizam? (Provavelmente os alunos dirão que foi criado pelos presidentes da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai e que estes países se localizam na América do Sul.)
  • Segundo o texto qual o objetivo da criação deste bloco? (Espera-se que os alunos respondam que seja realizada a livre circulação de mercadorias, serviços, capital e mão de obra entre os países-membros do acordo de integração e a adoção de uma tarifa externa comum em relação aos países não membros.)
  • Na opinião de vocês, este livre mercado seria algo positivo ou negativo para o Brasil? (Esta é uma questão que leva o aluno a uma resposta pessoal, no entanto, não se pode ignorar os fatos, como o Brasil ser o maior país da região.) Aproveite para ouvir o que os alunos têm a dizer e aproveite as suas contribuições para formular novas questões.

Outras questões podem surgir ao longo do debate, aproveite cada contribuição dos alunos para fazer um momento de aprendizado. Ao finalizar as possibilidades de reflexão a respeito do documento apresentado, siga para o próximo slide.

Verbete sobre o Mercosul para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79KCXNes28WrEty2VxmzZjzGPEhPWbHSdcUgCDWR6Rx3pYe3K8VF5BZmh7V2/his8-09und03-verbete-sobre-o-mercosul-para-uso-na-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima para os alunos o verbete sobre o conceito da Alca que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYNGe5vWJmPGsX9Us9ZdkUySNEbPfEyaU7APmvteNYND6hajc8n449BGmay7/his8-09und03-verbete-sobre-a-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Em seguida, peça que façam uma leitura do texto e sinalizem o que mais lhes chama a atenção. Convide os alunos a realizar uma análise do documento de forma conjunta com toda a turma. Para isso, você tem duas alternativas de dinâmica da atividade: peça que um dos alunos da sala faça a leitura em voz alta e comece o debate ao término da leitura ou vá parando a leitura à medida que você e/ou a turma sentir necessidade de comentar algo sobre o texto. Escolha a melhor opção para a sua realidade. Durante o debate, auxilie a análise das fontes lançando questões que podem conduzi-los a uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto.

Sugestão de questões:

  • O que o símbolo da Alca sugere? (Ele mostra o envolvimento de todas as Américas - Norte, Central e Sul, simbolizadas por triângulos - envolvidas em torno de algo que as perpassam, representado pela forma de um círculo.)
  • Qual o tema principal do texto? (Provavelmente os alunos dirão que se trata de um texto sobre a Alca.)
  • De acordo com texto, o que seria a Alca? (Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma proposta de um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos, no mandato de Bill Clinton, proposto a todos os países da América, exceto Cuba, segundo o qual seriam, gradualmente, derrubadas as barreiras alfandegárias ao comércio entre os Estados-membros.)
  • Qual país não poderia fazer parte? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que Cuba não estava incluída no projeto e que provavelmente sua exclusão deve ter acontecido por alguma razão, no caso, você poderá informá-los a respeito do perfil socialista do país e as tensões políticas e econômicas existentes com relação aos EUA - capitalista.)
  • O que pretendia este acordo? (Espera-se que os alunos respondam que ele pretendia a isenção de tarifas alfandegárias a quase todos os itens de comércio entre os países associados.)
  • Qual o objetivo desta proposta? (Possivelmente os alunos dirão que a Alca tinha como objetivo estreitar as relações comerciais por meio de uma integração mais efetiva, cujas trocas comerciais pudessem acontecer de forma menos burocrática e com maiores incentivos.)
  • O projeto se concretizou? (Espera-se que os alunos reconheçam que desde 2005 o projeto está parado.)
  • Qual a maior dificuldade encontrada para colocar o projeto em execução? (Provavelmente os alunos dirão que é a questão da distância econômica dos EUA e os demais países-membros).

Caso surja mais questões e dúvidas por parte dos alunos, faça uso delas para tornar um momento ainda mais rico em trocas e construção de conhecimento.

Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: Wikimedia Commons. https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima ou exiba o conteúdo desses slides para os alunos. A imagem é um print de uma reportagem a respeito do resultado do plebiscito sobre a participação do Brasil na Alca.

Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9cFp8aMKbd5nCJMrNyPpswpSFGwhaFQ8qrNA7vseVppsYr3KhqdevnmxGv7S/his8-09und03-reportagem-plebiscito-sobre-a-participacao-do-brasil-na-alca-para-uso-na-problematizacao.pdf

Peça aos alunos que façam a leitura individual do documento, destacando o que eles acham mais interessante no conteúdo da reportagem. Em seguida, convide os alunos para apresentar o que eles destacaram no texto. Paralelamente a esta participação dos alunos, faça questões que auxiliam a turma a observar o que talvez passou despercebido aos olhos deles.

Segue sugestões de questões:

  • Qual o tema abordado na reportagem? (Espera-se que os alunos identifiquem que o conteúdo da reportagem traz como tema principal o resultado do plebiscito que foi feito no Brasil sobre a participação do país na Alca.)
  • Qual foi o resultado do Plebiscito? (Espera-se que os alunos respondam que o povo brasileiro votou contra a participação do Brasil na Alca.
    Alguns alunos ainda podem destacar que 98% dos que compareceram às urnas disseram não à inclusão do Brasil na Alca.)
  • Qual motivo deve ter alimentado a população à dizer não à Alca? (Como os alunos já analisaram o que seria a Alca, eles provavelmente responderão que o projeto não iria beneficiar economicamente o país.)

Após finalizar a análise com os alunos, siga para o próximo slide.

Para você saber mais:

Plebiscito revela que maioria de eleitores é contra a Alca. Fonte: Agência Brasil. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/node/587756 Acesso em: 13/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Neste momento você irá propor ao alunos uma dinâmica para sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. A proposta é simular um Plebiscito, no qual os alunos terão que escolher entre a Alca ou o Mercosul para o ingresso do Brasil. Além de optar por um dos dois blocos econômicos estudados ao longo da aula, o aluno terá ainda que justificar o motivo da escolha.

Você irá fazer uso da caixa (urna eleitoral), preparada previamente para a atividade. Antes da realização do plebiscito, solicite que os alunos façam uma lista no caderno sobre os prós e contras da Alca e do Mercosul de uma forma sintetizada. A partir disso, você poderá solicitar também que eles façam um breve debate final e apresentem seus argumentos para os demais estudantes. Depois disso, distribua uma cédula para cada aluno, conforme o modelo que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DrvRrAEfvYGpnGVeY6DjHUEFtStjhxtmeKJRG9KjncHk3BghGBfSS5EbAmdP/his8-09und03-cedula-de-votacao-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Peça que cada um marque seu voto, redija a sua justificativa e o coloque na urna. Após todos acabarem, conduza a conferência dos votos juntamente com toda a turma. Ao final façam juntos uma reflexão sobre o momento vivenciado, enquanto prática importante de uma sociedade democrática.

Fonte da imagem: Free Trade Area of the Americas. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Area+Libre+Comercio+Americas&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Free_Trade_Area_of_the_Americas_logo.svg Acesso em: 20/4/2019.

Fonte da imagem: Flag of Mercosul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mercosur#/media/File:Flag_of_Mercosur_Mercosul.svg Acesso em: 20/4/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano