17277
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - O povos africanos na América portuguesa

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O povos africanos na América portuguesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube, Mentimeter, Paintbrush, Editor de imagens do celular, Padlet, Google Maps .

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer as etnias dos povos africanos que vieram para a América portuguesa na condição de escravizados.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula propondo a seguinte situação aos alunos:
- Imaginem se vocês fossem tirados de suas casas, tivessem seus nomes mudado e obrigados a trabalhar contra a vontade sem receber salários. Como vocês se sentiriam?”

Os alunos devem responder:
- Quais sentimentos vocês sentiram ao se imaginarem nesta situação?

Oriente-os a interagir com os colegas por meio de troca de mensagens. Se possível, é interessante que acessem um site de criação de nuvem de palavras e insiram as emoções que sentiram. Assim, irão produzir um mapa visual das percepções da turma sobre a situação proposta. O Mentimeter é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui).

Problematização
Disponibilize a música “Zumbi”, de Jorge Ben. Oriente-os a analisar:
- Qual assunto da música?
- Quais são as etnias africanas mencionadas na letra?
- O que aconteceu a estes povos no Brasil?

Disponibilize os trechos do capítulo “Presença negra: conflitos e encontros”. Devem analisar:
- Segundo o trecho 1, quais rotas eram utilizadas para trazê-los ao Brasil?
- Segundo o trecho 2, o que aconteceu a estes povos no Brasil?
- Quais são as etnias africanas mencionadas no trecho 3?

Com base nas informações encontradas, devem responder a questão central da aula:
- Quais foram as principais etnias dos povos africanos na América portuguesa e quais atividades exerciam?

Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.

Sistematização
Disponibilize os dois mapas aos alunos e oriente-os a retomarem o trecho 1 do texto, para que possam traçar as rotas do tráfico de escravizados. Dê algumas opções para que realizem a atividade:
Opção 1: Caso não possam imprimir ou desenhar um esboço dos mapas, podem elaborar uma tabela com duas colunas: “lugar de embarque” e “lugar de desembarque”, para fazer as correspondências.
Opção 2: Podem imprimir os arquivos ou trabalhar com a versão digital, utilizando o Paintbrush (veja aqui como usá-lo) ou Editor de imagens do celular para traçar as rotas.
Opção 3: Podem utilizar um mural virtual colaborativo, o Padlet (design de Mapas) é uma boa ferramenta para isso (veja como usá-lo aqui).
Sugira o uso do Google Maps como outra opção para que melhor visualizem e explorem o Mapa da África (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do tráfico de escravizados, indique o documentário produzido pela ONU Brasil: “A Rota do Escravo - A Alma da Resistência”. ONU Brasil, 25/03/2013. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS7_12UND01

(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas