17272
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Feudalismo: senhores e servos

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Feudalismo: senhores e servos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Kahoot.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a dinâmica de trabalho entre senhores e servos no feudalismo.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens do slide 1. Proponha que observem e reflitam:
- Quais semelhanças e diferenças entre os trabalhadores medievais e atuais?
- Quem seria o dono destas propriedades medievais, como os castelos?
- Será que os servos trabalhavam para eles?
- Quais seriam as principais atividades que um camponês executa?

Problematização
Para seguir as correlações entre as vidas dos trabalhadores medievais e atuais, esta etapa aprofundará sobre a questão da propriedade e dos impostos pagos. É interessante que você os oriente a terem uma noção da quantidade de impostos pagos na atualidade em seus respectivos Estados. Para isso, eles podem acessar o site Impostômetro (disponível aqui).

Eles devem refletir:
- Quem recebe os impostos cobrados atualmente?
- Eles são retribuídos de que forma para a população brasileira?

Explique que os alunos podem conversar com os familiares a respeito disso. Disponibilize o documento com um trecho do livro “O Feudalismo” e questões para análise. Eles devem observar quanto às divisões da propriedade senhorial, os impostos pagos pelos servos e, finalmente, as comparações com os impostos atuais. Os registros podem ser feitos na ficha de análise, caderno ou em mídias que utilizam, como o Google sala de aula.

Sistematização
Uma possível adaptação da proposta do jogo para o ensino remoto é organizar um jogo de Fake ou Fato, utilizando sentenças elaboradas pelos alunos e aquelas que estão nas fichas do jogo, no documento disponível aqui. Para isso, utilize algumas frases com as respostas corretas (como estão na resolução) e troque as respostas de algumas delas, formando sentenças incorretas. Para promover a interação da turma nesta atividade, faça uso de ferramentas gratuitas, como o Kahoot, que te apontará quem acessou a atividade e as proporções de acertos e erros (veja como usá-lo aqui).

Convite às famílias
Será interessante que a família participe de uma rodada de jogo sobre a estrutura da sociedade medieval. Juntos, poderão construir o tabuleiro, dado e pinos, com materiais que têm em casa, como papelão, caixinhas de medicamentos e sementes. Disponibilize a eles o texto de estudo para que elaborem as próprias perguntas, o arquivo do Tabuleiro e as regras do slide. Peça que filmem uma rodada dos jogos para mostrar o resultado.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_16UND02

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas