10330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Comparando informações: a mais ou a menos?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “a mais” e a “ a menos”.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_08NUM09

Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções.

Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de resolver situações-problemas a partir dos significados “a mais ” e “ a menos”, utilizando o cálculo convencional ou estratégias pessoais. Para isso eles devem ter acesso ao documento da Atividade principal. Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar foto e enviar a imagem no grupo de whatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem do problema; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula.
Explique que é uma sequência de situações-problema e que devem resolver uma de cada vez usando a estratégia de sua preferência. Para resolver as situações-problemas é necessário que eles percebam que precisam utilizar os resultados das situações-problema anteriores para resolver a que estiver trabalhando no momento. Ou seja, uma situação-problema depende da anterior para ser resolvida e não das quantidades iniciais informadas no início da atividade. Encaminhe ou faça as perguntas, uma a uma, para ajudar na compreensão:
     - Quantas figurinhas Ana tem a mais que Roberta? Quanto possui Ana e quanto possui Roberta? Como vocês podem fazer para descobrir quanto Ana tem a mais?
Sabendo a quantia eles passarão para a próxima situação, neste momento eles precisarão utilizar as quantidades da situação anterior para resolver a nova situação. Então pontue para eles onde buscar a informação, questionando por exemplo:
     - Ana perdeu 8 figurinhas. Primeiro é preciso voltar nas situações e ver quanto que Ana tem para depois resolver a nova situação e assim por diante.
Se tiverem acesso a calculadora, incentive que usem-a para conferir as respostas antes de prosseguir, para não comprometer os cálculos da próxima etapa.
Você pode enviar junto com a atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer para resolver a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos explique a atividade e faça as perguntas diretamente. No caso da comunicação ser pelo grupo de whatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo.

Discussão das soluções
A discussão é muito importante para consolidar a aprendizagem, principalmente quando envolve uma dinâmica de situação-problema que depende da anterior para ser resolvida e não das quantidades iniciais informadas no início da atividade. Permita que socializem com a turma a experiência e a forma que utilizaram para não se perderem nos cálculos. Disponibilize um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem as estratégias utilizadas. Faça perguntas para conduzir:
     - Como vocês fizeram os cálculos para encontrar os resultados das situações-problemas?
     - Como descobriram que tipo de operação deveriam usar?
     - O que fez vocês optarem por esta estratégia? Poderiam ter sido resolvidos com outra estratégia?
     - Vocês usaram nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.

Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles a ideia de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades através do significado de a mais e a menos. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto com a devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 6 e enviar no grupo.

Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre e comparar quantidades com o significado de “ a mais” e “ a menos”. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 7, e peça que os alunos resolvam por partes observando os dados apresentados no quadro.

Convite às famílias
Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Oriente principalmente os responsáveis daqueles alunos que não estão alfabetizados e que possivelmente terão dificuldade para ler os problemas e dar sequência nos cálculos.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin  


Código: MAT2_08NUM09

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas