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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Comparando informações: a mais ou a menos?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “a mais” e a “ a menos”.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Resolver situações-problemas a partir dos significados “a mais ” e “ a menos”, utilizando o cálculo convencional ou estratégias pessoais.

Conceito-chave

Resolver situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “a mais” e a “ a menos”.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é comparar quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma sobre a ideia de comparar para encontrar a diferença entre dois números. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Conforme as estratégias forem sendo apresentadas pelos alunos registre no quadro.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de comparar para encontrar a diferença.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • E se eu perguntasse quantos alunos foram a mais no 1º dia? Que cálculo faríamos?
  • E se a pergunta fosse quantos alunos foram a menos do 2º dia?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de calcular a diferença?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: organize a turma em U para que eles possam ter a visualização um do outro. O professor terá uma sequência de situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “ a mais” e “a menos”, mas entregará uma situação-problema de cada vez para cada aluno, cada situação-problema estará numa tirinha para ser entregue ao aluno, ele irá colar no caderno e resolver com a estratégia de sua preferência. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Concluída a resolução o professor entrega a próxima tirinha com a 2ª situação-problema e o aluno procederá da mesma forma que fez na 1ª tirinha e assim fará até o término de todas.

Propósito: Trabalhar a ideia de comparar quantidades através do significado de “a mais” e “ a menos”.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: organize a turma em U para que eles possam ter a visualização um do outro. O professor terá uma sequência de situações-problemas com a ideia de comparar através do significado de “ a mais” e “a menos”, mas entregará uma situação-problema de cada vez para cada aluno, cada situação-problema estará numa tirinha para ser entregue ao aluno, ele irá colar no caderno e resolver com a estratégia de sua preferência. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Concluída a resolução o professor entrega a próxima tirinha com a 2ª situação-problema e o aluno procederá da mesma forma que fez na 1ª tirinha e assim fará até o término de todas. Após, haverá o compartilhamento da solução, onde o professor selecionará soluções diferenciadas para serem mostradas no grande grupo.

Propósito: Trabalhar a ideia de comparar quantidades através do significado de “a mais” e “ a menos”.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as soluções mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estas soluções com a turma.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua reforçando ideia de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades através do significado de a mais e a menos.

Propósito: Consolidar com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades através do significado de a mais e a menos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre comparar quantidades com o significado de “ a mais” e “ a menos” .

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre comparar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
  • Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é comparar quantidades?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Resolver situações-problemas a partir dos significados “a mais ” e “ a menos”, utilizando o cálculo convencional ou estratégias pessoais.

Conceito-chave

Resolver situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “a mais” e a “ a menos”.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione a turma sobre a ideia de comparar para encontrar a diferença entre dois números. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Conforme as estratégias forem sendo apresentadas pelos alunos registre no quadro.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de comparar para encontrar a diferença.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
  • E se eu perguntasse quantos alunos foram a mais no 1º dia? Que cálculo faríamos?
  • E se a pergunta fosse quantos alunos foram a menos do 2º dia?
  • Retomando o que já vimos qual conclusão chegamos a respeito de calcular a diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: organize a turma em U para que eles possam ter a visualização um do outro. O professor terá uma sequência de situações-problema com a ideia de comparar através do significado de “ a mais” e “a menos”, mas entregará uma situação-problema de cada vez para cada aluno, cada situação-problema estará numa tirinha para ser entregue ao aluno, ele irá colar no caderno e resolver com a estratégia de sua preferência. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Concluída a resolução o professor entrega a próxima tirinha com a 2ª situação-problema e o aluno procederá da mesma forma que fez na 1ª tirinha e assim fará até o término de todas.

Propósito: Trabalhar a ideia de comparar quantidades através do significado de “a mais” e “ a menos”.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: organize a turma em U para que eles possam ter a visualização um do outro. O professor terá uma sequência de situações-problemas com a ideia de comparar através do significado de “ a mais” e “a menos”, mas entregará uma situação-problema de cada vez para cada aluno, cada situação-problema estará numa tirinha para ser entregue ao aluno, ele irá colar no caderno e resolver com a estratégia de sua preferência. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a resolução está correta. Caso não esteja correta a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma. Concluída a resolução o professor entrega a próxima tirinha com a 2ª situação-problema e o aluno procederá da mesma forma que fez na 1ª tirinha e assim fará até o término de todas. Após, haverá o compartilhamento da solução, onde o professor selecionará soluções diferenciadas para serem mostradas no grande grupo.

Propósito: Trabalhar a ideia de comparar quantidades através do significado de “a mais” e “ a menos”.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as soluções mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estas soluções com a turma.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua reforçando ideia de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades através do significado de a mais e a menos.

Propósito: Consolidar com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades através do significado de a mais e a menos.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre comparar quantidades com o significado de “ a mais” e “ a menos” .

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre comparar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
  • Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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