Arqueólogo analisando o Código de Gortina no final do século XIX
Plano de Aula
Plano de aula: Cidadania na Grécia do período Clássico, o caso de Gortina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania na antiguidade greco-romana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12, “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário, uma tira de papel por aluno (de folha sulfite, com cerca de 15 centímetros de altura e com a largura da folha). Material complementar impresso para cada trio ou projetor multimídia.
Material complementar:
Arqueólogo analisando o Código de Gortina no fim do século XIX.
Código de Gortina
Artigos do Código de Gortina
Tabela - População de Atenas no período Clássico
Manchetes fictícias sobre Gortina
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas Clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147
Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Organize a sala em trios. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada trio possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, projete ou escreva no quadro as palavras “cidade, cidadão e cidadania. Peça para os estudantes usarem o dicionário e discutirem em seus grupos o significado das três palavras. Solicite que cada estudante faça, em seu caderno, o registro do significado destas palavras.
Para o Dicionário Online de Português, o termo cidade significa ”Povoação de maior amplitude e importância” e “Conjunto dos habitantes, do poder administrativo e do governo da cidade”, disponível em https://www.dicio.com.br/cidade/ Acesso em: 16/3/2019; a palavra cidadão, segundo o mesmo dicionário, significa “Indivíduo que, por ser membro de um Estado, tem seus direitos civis e políticos garantidos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos”, disponível em https://www.dicio.com.br/cidadao/ Acesso em: 16/3/2019; e a palavra cidadania, ainda segundo Dicionário Online de Português, “Condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política”, disponível em https://www.dicio.com.br/cidadania/ Acesso em: 16/3/2019. Durante a execução da atividade, passe pelos grupos auxiliando-os. Indique quais são as definições mais pertinentes.
Quando todos os trios terminarem a atividade, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham às discussões que fizeram em seus grupos para os demais alunos.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Entregue a imagem do arqueólogo analisando o Código de Gortina no fiml do século XIX, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Federico_Halbherr_Gortyn.jpg Acesso em: 16/3/2019; o texto “Código de Gortina”, Fonte: Biblioteca Digital da Universidade de Cornell https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019; o texto “Artigos do Código de Gortina”; a tabela da população ateniense no período Clássico, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHseS375BhBTRDzjuERKUde9RQQ5ErdqEpHWUsYP6G7u8wFqxWEnumUGYksF/his6-12und02-artigos-do-codigo-de-gortina.pdf e passe no quadro as questões do slide 7 ou entregue-as impressas aos trios.
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens
de mulheres, por exemplo. Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida. A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, sendo excluídos das decisões políticas das cidades.
Quando todos os trios terminarem às discussões e os registros, solicite que dois trios, voluntariamente, leiam suas respostas para os demais estudantes da turma.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147
Acesso em 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue a imagem do arqueólogo analisando o Cóidog de Gortina no fim do século XIX, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Federico_Halbherr_Gortyn.jpg Acesso em: 16/3/2019; o texto “Código de Gortina”, Fonte: Biblioteca Digital da Universidade de Cornell https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019; o texto “Artigos do Código de Gortina”; a tabela da população ateniense no período Clássico, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHseS375BhBTRDzjuERKUde9RQQ5ErdqEpHWUsYP6G7u8wFqxWEnumUGYksF/his6-12und02-artigos-do-codigo-de-gortina.pdf e passe no quadro as questões do slide 7
ou entregue-as impressas aos trios.
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens de mulheres, por exemplo. Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida. A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, sendo excluídos das decisões políticas das cidades.
Quando todos os trios terminarem às discussões e os registros, solicite que dois trios, voluntariamente, leiam suas respostas para os demais estudantes da turma.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue a imagem do arqueólogo analisando o Código de Gortina no final do século XIX, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Federico_Halbherr_Gortyn.jpg Acesso em: 16/3/2019; o texto “Código de Gortina”, Fonte: Biblioteca Digital da Universidade de Cornell https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019; o texto “Artigos do Código de Gortina”; a tabela da população ateniense no período Clássico, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHseS375BhBTRDzjuERKUde9RQQ5ErdqEpHWUsYP6G7u8wFqxWEnumUGYksF/his6-12und02-artigos-do-codigo-de-gortina.pdf e passe no quadro as questões do slide 7 ou entregue-as impressas aos trios.
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens
de mulheres, por exemplo. Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida. A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, sendo excluídos das decisões políticas das cidades.
Quando todos os trios terminarem às discussões e os registros, solicite que dois trios, voluntariamente, leiam suas respostas para os demais estudantes da turma.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue a imagem do arqueólogo analisando o Código de Gortina no fim do século XIX, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Federico_Halbherr_Gortyn.jpg Acesso em: 16/3/2019; o texto “Código de Gortina”, Fonte: Biblioteca Digital da Universidade de Cornell https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019; o texto “Artigos do Código de Gortina”; a tabela da população ateniense no período Clássico, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHseS375BhBTRDzjuERKUde9RQQ5ErdqEpHWUsYP6G7u8wFqxWEnumUGYksF/his6-12und02-artigos-do-codigo-de-gortina.pdf e passe no quadro as questões do slide 7 ou entregue-as impressas aos trios.
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens
de mulheres, por exemplo. Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida. A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, sendo excluídos das decisões políticas das cidades.
Quando todos os trios terminarem às discussões e os registros, solicite que dois trios, voluntariamente, leiam suas respostas para os demais estudantes da turma.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Entregue a imagem do arqueólogo analisando o Código de Gortina no fim do século XIX, disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Federico_Halbherr_Gortyn.jpg Acesso em: 16/3/2019; o texto “Código de Gortina”, Fonte: Biblioteca Digital da Universidade de Cornell https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019; o texto “Artigos do Código de Gortina”; a tabela da população ateniense no período Clássico, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHseS375BhBTRDzjuERKUde9RQQ5ErdqEpHWUsYP6G7u8wFqxWEnumUGYksF/his6-12und02-artigos-do-codigo-de-gortina.pdf e passe no quadro as questões do slide 7 ou entregue-as impressas aos trios.
É esperado que os estudantes identifiquem que o Código de Gortina é “Uma extensa inscrição em pedra do século V a.C. registrando várias leis civis da cidade de Gortina, em Creta” e que foi escrita no século V a.C. O Código de Gortina não era igualitário, ele distinguia pessoas livres de escravas e homens
de mulheres, por exemplo. Poucas pessoas, na Grécia clássica, tinham a cidadania garantida. A maior parte da população, como mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, sendo excluídos das decisões políticas das cidades.
Quando todos os trios terminarem as discussões e os registros, solicite que dois trios, voluntariamente, leiam suas respostas para os demais estudantes da turma.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Deixe os alunos em trios e entregue para cada trio as três notícias fictícias impressas ou escritas no quadro, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eZ56EDJxHq6C5dSNWwWvWN6kUK9HnuKJgRyv5xPznyP9raDUEKqyfxZ77QRr/his6-12und02-noticias-ficticias-sobre-a-antiga-gortina.pdf Acesso em: 30/3/2019. Solicite que cada trio leia as três manchete fictícias e que apontem quais delas são verdadeiras e quais são fake news. Em seguida, peça para que cada aluno escreva em seu caderno como seu grupo chegou a conclusão sobre as três manchetes.
É esperado que os estudantes identifiquem que a primeira notícia é verdadeira. O Código de Gortina é um dos principais registros escritos de leis da antiga Grécia. Também é esperado que os estudantes identifiquem que as leis da antiga Gortina não favoreciam a igualdade, as pessoas era divididas em cidadão
e não cidadãos, como analisado nos documentos. A maior parte da população de Gortina era composta de mulheres, estrangeiros e escravos, estes grupos não eram considerados cidadãos.
Quando todos os grupos terminarem a atividade. Solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem para os demais alunos suas conclusões. Se algum grupo errar durante sua apresentação, solicite que os outros alunos participem da discussão.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas Clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Orientações: Deixe os alunos em trios e entregue para cada trio as três notícias fictícias impressas ou escritas no quadro, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eZ56EDJxHq6C5dSNWwWvWN6kUK9HnuKJgRyv5xPznyP9raDUEKqyfxZ77QRr/his6-12und02-noticias-ficticias-sobre-a-antiga-gortina.pdf Acesso em: 30/3/2019. Solicite que cada trio leia as três manchete fictícias e que apontem quais delas são verdadeiras e quais são fake news. Em seguida, peça para que cada aluno escreva em seu caderno como seu grupo chegou a conclusão sobre as três manchetes.
É esperado que os estudantes identifiquem que a primeira notícia é verdadeira. O Código de Gortina é um dos principais registros escritos de leis da antiga Grécia. Também é esperado que os estudantes identifiquem que as leis da antiga Gortina não favoreciam a igualdade, as pessoas era divididas em cidadão
e não cidadãos, como analisado nos documentos. A maior parte da população de Gortina era composta de mulheres, estrangeiros e escravos, estes grupos não eram considerados cidadãos.
Quando todos os grupos terminarem a atividade. Solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem para os demais alunos suas conclusões. Se algum grupo errar durante sua apresentação, solicite que os outros alunos participem da discussão.
Para você saber mais: Na História, a comunidade cidadã nunca foi igualitária nem harmônica, mas, ao contrário, sempre oscilou em meio a desigualdades sociais e disputas internas. Na Atenas clássica a cidadania estava restrita a um pequeno grupo de cidadãos, oscilando entre 10% e 15% da população total. Na democracia ateniense do período clássico, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, excluindo a maior parte da população dos direitos políticos plenos.
Borges, Guilherme Roman. O direito constitutivo. Universidade de são Paulo, 2011. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-02052012-152859/publico/Guilherme_Roman_Borges_DO.pdf Acesso em: 16/3/2019.
GAGARIN, Michael. The organization of the Gortyn law code. Periódico GRBS, disponível em https://grbs.library.duke.edu/article/viewFile/6271/5147 Acesso em: 16/3/2019.
CUCHE, Violaine Sabilotte. Cidadãos e cidadãs na cidade grega clássica. Onde atua o gênero? Revista Tempo, Vol. 21 n. 38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00281.pdf Acesso em: 16/3/2019.
LESSA, Fábio de Souza. Diker. cidadania e mulher na pólis. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/6-_Dike_cidadania_e_mulher_na_polis_-_Fabio_de_Souza_Lessa.pdf Acesso em: 16/3/2019.
COSTA, Eder Dion de Paula. Povo e cidadania no Estado democrático de direito. UFPR. Disponível em http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32786-40548-1-PB.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Página da Universidade de Cornell sobre o Código de Gortina. disponível em https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:8294784 Acesso em: 16/3/2019.
Transcrição do Código de Gortina. Universidade de Fordham. Disponível em https://sourcebooks.fordham.edu/ancient/450-gortyn.asp Acesso em: 16/3/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a abrangência da cidadania na Antiga Grécia.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Proponha a reflexão para os alunos:
- Você sabe definir os termos “cidade”, “cidadão” e “cidadania”?
Solicite que pesquisem no dicionário ou disponibilize você mesmo os verbetes do dicionário e pergunte:
- Estas definições são parecidas com o que você pensou?
(Links dos verbetes aqui: Cidade Cidadão e Cidadania Acesso em 14/06/2020).
Para promover a interação entre a turma, tais perguntas podem ser feitas por meio de enquetes ou de construção de uma nuvem de palavras, mapeando as percepções dos alunos. É possível utilizar o Mentimeter para isso (veja aqui como usar o quiz - veja aqui como usar a nuvem - Ative a tradução).
Problematização
Disponibilize o conjunto de documentos aos alunos. Oriente-os a fazer a leitura, analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as seguintes questões (aqui, separadas por textos):
- Doc. Imagem do arqueólogo e texto “Código de Gortina”: o que é o Código de Gortina? Quando ele foi produzido?
- Doc. “Artigos do Código de Gortina”: as leis do Código de Gortina asseguravam a cidadania para todas as pessoas? Era um código igualitário? Explique.
- Tabela da população de Atenas: observando a tabela, podemos afirmar que a sociedade ateniense clássica garantia a cidadania para todas as pessoas? Explique.
Incentive a interação entre os alunos quanto a estas questões, por meio de uma enquete virtual no Whatsapp, Mentimeter ou durante uma videoconferência.
Sistematização
Disponibilize as manchetes aos alunos, para que identifiquem quais delas são verdadeiras ou falsas. Oriente-os a elaborar um “Jornal da Grécia”, desenvolvendo os textos referentes a estas manchetes. O jornal pode conter as colunas: “É fake” e “É verdade”. Dê opções de como podem ser elaborados: produção de texto ou produção de áudios ou vídeos curtos, utilizando informações da aula.
É interessante que utilizem um dos designs do Padlet para construir individual ou coletivamente o layout do jornal em formato digital (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do conceito de Cidadania atualmente e na Antiga Grécia, é interessante que assistam aos vídeos educativos:
- “O que é cidadania?”. EVC Câmara dos Deputados, 07/11/2016. Disponível aqui.
- “Cidadania e Democracia Ateniense”. Viagens de Clio, 28/03/2017. Disponível em.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jair Ferreira
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma. Domínios e expansão das culturas grega e romana. Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação desta forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, Cidades-Estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI12 Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Palavras-chave: Cidadania, Grécia antiga, participação política.
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