17265
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Fake news: notícias criadas e falseadas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Fake news: notícias criadas e falseadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o impacto das fake news na sociedade.

Agende uma videoconferência e, antes de mostrar o slide ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre quais meios de comunicação eles costumam acessar para se manterem informados sobre as notícias do estado, do país e do mundo. Em seguida, conduza a aula com as orientações definidas: altere a notícia proposta no slide por uma notícia - produzida por você - sobre a descoberta de uma vacina (ou medicamento) que cura as pessoas que tenham sido infectadas pelo Coronavírus. Explique que, quem usar deste recurso, será afetado drasticamente e negativamente de alguma forma.

Problematização
Envie, antecipadamente, todo o material (textos e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão). Para esta proposta, desconsidere o trabalho em grupo.

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.

Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma assíncrona: divida a turma em grupos e envie para cada o material e as orientações sobre a tarefa a ser executada.

Para a paródia, diga aos alunos para gravarem a música e enviarem a gravação para o Whatsapp da turma, para que todos possam ouvir.

Você pode indicar aos alunos que façam com os recursos que possuírem ou indicar digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.

Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a executarem as tarefas. Depois de prontas, pense em divulgar nos grupos das redes sociais que possuem.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_09UND03

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas