17264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Expressões da fé

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Expressões da fé

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HIS06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas A4 brancas, material impresso para compor as estações de estudo, fichas impressas, fita adesiva, projetor e computador.

Material complementar:

Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf

Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete esse slide ou apenas escreva o objetivo no quadro. A leitura do objetivo deve ser feita de forma coletiva. E reservar um breve momento para reflexão do que está escrito.

A discussão a ser levantada aqui é como as pessoas se expressam dentro das mais diversas religiões. É importante ressaltar para o aluno que a linguagem e os símbolos religiosos fazem parte da história daquela religião.

Contexto - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler e tentar entender os termos escritos.

Após esse momento explique aos alunos que em todas as religiões há termos usados para desejar coisas boas, alguns até podem ter seu significado distorcido por falta de conhecimento e pré-conceitos errados.

  • Namastê - termo de origem indiana, que também é usado no budismo, quer dizer: “O que há de sagrado em mim, presta respeito ao que há de sagrado em você!”
  • Shalom - termo judaico que significa “paz”
  • Aleluia - de origem judaica, foi incorporada pelo cristianismo e significa: louve a Deus.
  • Saravá - termo da umbanda que significa: “salve!”, “viva!”
  • Assalam alaikum - termo islâmico que significa: que Deus lhe conceda proteção e segurança

Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.

Para você saber mais:

Contexto - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler. Entregue uma ficha para que cada um possa preencher.

Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf

Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: projete esse slide e deixe a tela disponível durante o tempo reservado para exploração das estações de estudo.

  • Estação 1 - Cristianismo - essa deverá estar organizada em A e B pois trataremos da religião católica e das religiões evangélicas de maneira geral.
  • Estação 2 - Judaísmo
  • Estação 3 - Islamismo
  • Estação 4 - Hinduísmo
  • Estação 5 - Budismo
  • Estação 6 - Espiritismo
  • Estação 7 - Umbanda

Para montagem das estações, opte por imprimir o material Estações de estudo, e ainda complementar com objetos que fazem parte dessas religiões montando assim uma exposição bem rica de conteúdo.

Material para impressão - Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf

Deixar claro para os alunos que existem outras religiões e outros símbolos porém para fins de estudo optou-se limitar o número de religiões. Outra questão, não foi abordado aqui a religião indígena porque não é possível fazer uma generalização dos símbolos e tradições de povos tão diversos.

Como adequar à sua realidade: se a escola for próxima de comunidades indígenas o professor pode explorar a religiosidade desse povo e também formar uma estação de estudo sobre esse povo.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles retomem a ficha sobre a religião iniciada no Contexto. Agora nesse momento para completar com os conhecimentos aprendidos após o estudo nas estações.

Entregue aos alunos metade de uma folha A4 branca para que possam desenhar ou escrever sobre o que mais chamou a atenção em qualquer uma das religiões apresentadas nas estações de estudo.

Usando a parede da própria sala ou um painel no corredor externo da sala os alunos irão organizar um painel sobre o conhecimento das religiões estudadas. O título do painel será: A expressão da fé.

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HIS06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: folhas A4 brancas, material impresso para compor as estações de estudo, fichas impressas, fita adesiva, projetor e computador.

Material complementar:

Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf

Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete esse slide ou apenas escreva o objetivo no quadro. A leitura do objetivo deve ser feita de forma coletiva. E reservar um breve momento para reflexão do que está escrito.

A discussão a ser levantada aqui é como as pessoas se expressam dentro das mais diversas religiões. É importante ressaltar para o aluno que a linguagem e os símbolos religiosos fazem parte da história daquela religião.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler e tentar entender os termos escritos.

Após esse momento explique aos alunos que em todas as religiões há termos usados para desejar coisas boas, alguns até podem ter seu significado distorcido por falta de conhecimento e pré-conceitos errados.

  • Namastê - termo de origem indiana, que também é usado no budismo, quer dizer: “O que há de sagrado em mim, presta respeito ao que há de sagrado em você!”
  • Shalom - termo judaico que significa “paz”
  • Aleluia - de origem judaica, foi incorporada pelo cristianismo e significa: louve a Deus.
  • Saravá - termo da umbanda que significa: “salve!”, “viva!”
  • Assalam alaikum - termo islâmico que significa: que Deus lhe conceda proteção e segurança

Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos e reserve um breve momento para que eles possam ler. Entregue uma ficha para que cada um possa preencher.

Ficha Minha religião, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdapcrKdHkcKYwvyRTVNS2cbpJMfwNv8yUEsKcjuYyg4yusVUyuWtZXtYFWF/his5-06und10-minha-religiao.pdf

Como adequar à sua realidade: os alunos podem usar o smartphone ou o laboratório de informática para pesquisar termos de outras religiões. Ou no caso de haver comunidades indígenas na região buscar informações sobre algum termo sagrado para eles.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: projete esse slide e deixe a tela disponível durante o tempo reservado para exploração das estações de estudo.

  • Estação 1 - Cristianismo - essa deverá estar organizada em A e B pois trataremos da religião católica e das religiões evangélicas de maneira geral.
  • Estação 2 - Judaísmo
  • Estação 3 - Islamismo
  • Estação 4 - Hinduísmo
  • Estação 5 - Budismo
  • Estação 6 - Espiritismo
  • Estação 7 - Umbanda

Para montagem das estações, opte por imprimir o material Estações de estudo, e ainda complementar com objetos que fazem parte dessas religiões montando assim uma exposição bem rica de conteúdo.

Material para impressão - Estações de Estudo - disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RMmxhvDnjhuyJUcdJskPwV9c4rfjNqe9RCapq8MqaK9FwnuxDXfX6P4vh946/his5-06und10-estacoes-de-estudo.pdf

Deixar claro para os alunos que existem outras religiões e outros símbolos porém para fins de estudo optou-se limitar o número de religiões. Outra questão, não foi abordado aqui a religião indígena porque não é possível fazer uma generalização dos símbolos e tradições de povos tão diversos.

Como adequar à sua realidade: se a escola for próxima de comunidades indígenas o professor pode explorar a religiosidade desse povo e também formar uma estação de estudo sobre esse povo.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles retomem a ficha sobre a religião iniciada no Contexto. Agora nesse momento para completar com os conhecimentos aprendidos após o estudo nas estações.

Entregue aos alunos metade de uma folha A4 branca para que possam desenhar ou escrever sobre o que mais chamou a atenção em qualquer uma das religiões apresentadas nas estações de estudo.

Usando a parede da própria sala ou um painel no corredor externo da sala os alunos irão organizar um painel sobre o conhecimento das religiões estudadas. O título do painel será: A expressão da fé.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano