17263
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Os direitos trabalhistas e as mobilizações sociais

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Os direitos trabalhistas e as mobilizações sociais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a importância das lutas sociais para a garantia dos direitos dos trabalhadores ao longo do tempo.

Envie antecipadamente o link da música (ou a impressão da letra) para que os alunos possam ouvir e buscar entendimento sobre ao que ela se refere.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, envie o link (disponível aqui), para que os alunos tenham mais informações sobre o tema proposto.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.

Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.

Sugira a elaboração de uma campanha virtual para que os alunos possam divulgar as ações que elencarem para a solução dos problemas apresentados.

Considere fazer rodas de conversas, debates - através de videoconferências - para discutir os problemas com os responsáveis e as soluções das reivindicações solicitadas pelos alunos (coordenadores, diretores, prefeitos).

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo participando da elaboração e detalhamento das reivindicações que comporão as propostas para chamar a atenção da comunidade.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_05UND05

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas