17260
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - E os portugueses também migraram para o Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre E os portugueses também migraram para o Brasil

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Impressão do jogo da memória cortado previamente e na quantidade de grupos a serem formados.
  • Folhas impressas do material.
  • Material para confecção de cartazes ( cartolina, hidrocor, cola, lápis, borracha, régua)

Material complementar:

Imigração de 1500 a 1700

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqAdUQq78kAFxVR8PuBwhQVYUhmzqkWBSWcKdB2WM7C6ysgDG4BDRuZBNrmu/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1500-ate-1700.pdf

Imigração de 1851 a 1930

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vJhWJyE2M9hX9VnA9KWykuCDbC4MqHxKRFkpEuqjhHW4UeYBfZfpTMf6Xbwh/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1851-a-1930.pdf

Imigração de 1945 a 1959

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svDP6r2jgegeA3BAEEK89xpyvmrRTTExXMgZY6bmRzfwTFHpjQB6CS2zRP4a/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1945-a-1959.pdf

Jogo da memória - Herança portuguesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cA2jJEkQryBSCUEUHq8sfKnuV2Q8gu68xAkhzwzcEqnbDjgCUsKemTYCUzdx/his4-11und04-sistematizacao-jogo-da-memoria-heranca-portuguesa-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

O objetivo desta aula é que o aluno compreenda os diversos fluxos migratórios portugueses para o Brasil em diversas épocas. Os textos privilegiam os fluxos de 1500 a 1700, de 1851 a 1930 e de 1945 a 1959. Incentivando através de uma aprendizagem ativa do aluno que ele perceba a criação de cidades, o início das piadas de português como definição da identidade brasileira diferenciando-se dos colonizadores e por fim as concentrações de imigrantes em bairros, utilizando o exemplo de São Paulo.

Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.

A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Disponha os alunos em meio-círculo e apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Inicie um pequeno debate com questões sobre o tema da aula como:

  • Quem são os portugueses?
  • Por que será que as pessoas saem de seus países e vão morar em outros?
  • Por que será que eles vieram para o Brasil?
  • Vocês conhecem algum português ou algo que seja português? Nesse momento os alunos podem mencionar um familiar ou um amigo, mas também heranças portuguesas como nosso idioma, uma comida, como pastel de belém e bacalhau, ou uma construção.

Essa atividade visa verificar o conhecimento prévio do aluno e motivá-lo sobre a temática abordada. Não preocupe-se em aprofundar os assuntos, pois isto será feito ao longo da aula.

Para você saber mais:

Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.

A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos. Em seguida pergunte:

  • Quem conhece essas cidades?
  • Como são esses lugares? Explore a paisagem dos lugares.

Peça para que liguem as fotos às suas respectivas legendas, descrevendo o que veem nas imagens. Trabalhe com a dificuldade de distinguir os lugares, pergunte se no local onde moram tem algum prédio ou construção parecida. Auxilie-os a relacioná-los e acrescente as informações: Salvador é a capital da Bahia e Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Depois de relacionar, explique que construções são essas: Casa do marechal Deodoro da Fonseca, Rio de Janeiro; Igreja Matriz de Santo Antônio, Recife; Pelourinho, Salvador; e Forte dos Reis Magos, Natal.

Em seguida, leia a última pergunta. Provavelmente os alunos responderão que não sabem o que têm em comum, mas podem ter respostas como: ficam no Brasil ou são antigos. Acolha todas as respostas e vá para o próximo slide.

Fontes:

By Halley Pacheco de Oliveira - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28140227 Acesso em 28 de março de 2019.

By Sitenl, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=839458 Acesso em 28 de março de 2019.

By Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2241497 Acesso em 28 de março de 2019.

By User:Mansueto77 - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1547910 Acesso em 28 de março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso em sua região haja esse tipo de arquitetura, lembre aos alunos essas construções locais. Ou ainda, você pode trocar alguma dessas fotos por uma de arquitetura portuguesa da sua região.

Para você saber mais:

Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em: .https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide aos alunos e leia em voz alta, fazendo as perguntas para a turma.

Oriente o debate com as respostas dadas por eles. Os alunos devem perceber que no primeiro momento da colonização, onde a imigração portuguesa foi mais volumosa, as principais cidades ficavam no litoral devido a localização das regiões portuárias, por onde eles chegaram. Por isso a arquitetura é a mais comum nesses lugares, tanto em domicílios, prédios do governo quanto em igrejas. Outra característica importante é o português como idioma oficial do Brasil.

Esse debate tem o intuito de contextualizar os alunos no tema da aula e motivá-los sobre o mesmo. Não é necessário aprofundar-se sobre o tema neste momento, pois essas questões serão aprofundadas no decorrer da aula.

Fontes:

By Jorge Pimentel Cintra - http://www.scielo.br/img/revistas/anaismp/v21n2/a02fig10.jpg, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=63996022 Acesso em 29 de março de 2019.

Para você saber mais:

Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete o slide ou copie no quadro e leia em voz alta. Divida a turma em 3 grupos e entregue os materiais impressos para cada um. Caso a turma seja muito grande pode formar mais grupos com material repetido.

O roteiro para execução das atividades está no material. Os alunos terão 10 minutos para debaterem o que leram e começar a produzir o texto. Em seguida terão mais 10 minutos para finalizar o texto e confeccionar os cartazes. É importante que você indique esse tempo para os grupos antes e durante a atividade para uma produção mais objetiva.

Estimule a autonomia do aluno, permitindo que debatam livremente, porém não deixe de circular entre os grupos para ajudá-los esclarecendo o significado de expressões mais difíceis, orientando-os a como fazer o texto, selecionar quem vai falar sobre cada parte do tema e até mesmo como fazer os cartazes: moldura, título, imagens, legenda, tópicos, textos curtos.

Ao terminarem os 20 minutos de atividades, todos devem retornar aos seus lugares e cada grupo deve apresentar seu tema, em no máximo 2 minutos. Durante as apresentações, você pode intervir com indagações motivadoras que os auxilie a desenvolver a apresentação. Os demais alunos da turma também devem ser motivados a fazerem perguntas ao grupo que está se apresentando, caso a pergunta não esteja no material, você pode auxiliá-los nas respostas.

Orientações:

Grupo 1 - Oriente os alunos a perceberem que esses primeiros imigrantes fundaram as primeiras cidades, trazendo sua arquitetura. Observando as imagens eles verão um mapa com florestas e extração de pau brasil sendo feita pelos indígenas e uma cidade, aproximadamente 30 anos depois. Você pode lembrá-los das fotos que viram nos primeiros slides. Esses imigrantes ou eram ricos e investiram nas terras ou eram degradados, fugitivos ou aventureiros que vinham com o intuito de enriquecer e retornar para Portugal.

Grupo 2 - Oriente os alunos a lerem os 3 textos sobre a época e a origem das anedotas de português. Essas piadas são ouvidas até hoje, onde o português normalmente é rotulado de burro, porém nesta mesma época os portugueses das regiões mais pobres de Portugal vieram para o Brasil, sendo mais humildes os letrados brasileiros e jornalistas os consideraram ignorantes. Pergunte aos alunos se acham que todo português é burro? E se fazer essas piadas é certo? Mas peça para que relacionem com o texto e o momento que o Brasil vivia. Eles devem perceber que o ataque aos imigrantes foi um resultado de formação de identidade e a reação à crise econômica.

Grupo 3 - Oriente os alunos a lerem os textos e perceberem a variação do número de imigrantes portugueses, inclusive a baixa na época da guerra pela suspensão das viagens transatlânticas. Usando o exemplo da cidade de São Paulo devem perceber o deslocamento para determinados bairros, criando uma espécie de guetos em São Paulo. Você pode explicar que até hoje existem bairros tipicamente italianos, como o Bixiga e o Bairro da Liberdade que é um bairro oriental originado das imigrações japonesas, que até hoje mantém suas características orientais.

Link do material para imprimir:

Grupo 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqAdUQq78kAFxVR8PuBwhQVYUhmzqkWBSWcKdB2WM7C6ysgDG4BDRuZBNrmu/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1500-ate-1700.pdf

Grupo 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vJhWJyE2M9hX9VnA9KWykuCDbC4MqHxKRFkpEuqjhHW4UeYBfZfpTMf6Xbwh/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1851-a-1930.pdf

Grupo 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svDP6r2jgegeA3BAEEK89xpyvmrRTTExXMgZY6bmRzfwTFHpjQB6CS2zRP4a/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1945-a-1959.pdf

Para você saber mais:

IBGE. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses/imigracao-restrita-1500-1700. Acesso em 29 de março de 2019.

Piada de português e espírito do tempo. Por Carlos Fino. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/colunas/opiniao-por-carlos-fino/piada-de-portugues-e-espirito-do-tempo/. Acesso em 30 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Convide os alunos a jogar o jogo da memória com heranças portuguesas.

Divida a turma em duplas ou trios, e entregue um exemplar de cada jogo.

Em seguida , explique as regras do jogo:

  • Embaralhe as cartas.
  • Disponha-as na mesa ou chão, viradas com a imagem para baixo.
  • Cada aluno jogará na sua vez, virando duas cartas de qualquer lugar. Se forem iguais, o aluno guarda a sua dupla de cartas com ele, se forem diferentes as cartas devem ser viradas novamente e a vez é do próximo aluno.
  • Ganha quem formar mais pares de cartas.
  • Atenção: existem duas cartas que não formam pares por não serem de herança portuguesa, se o aluno virar esta carta, perde uma jogada.

Fontes das imagens utilizadas no jogo:

By ????????? - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66271525

By Lorc - https://game-icons.net/lorc/originals/werewolf.html, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70811801

By Filipux, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2613741

By Prefeitura de Olinda - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35450606

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=104336

By Paulo Castagna - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65608198

By Agnieszka Kwiecie? (Nova - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=406222

Material para imprimir:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cA2jJEkQryBSCUEUHq8sfKnuV2Q8gu68xAkhzwzcEqnbDjgCUsKemTYCUzdx/his4-11und04-sistematizacao-jogo-da-memoria-heranca-portuguesa-no-brasil.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje criar outras cartas com imagens da presença portuguesa em sua região, enriqueceria muito esta atividade.

Para você saber mais:

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Impressão do jogo da memória cortado previamente e na quantidade de grupos a serem formados.
  • Folhas impressas do material.
  • Material para confecção de cartazes ( cartolina, hidrocor, cola, lápis, borracha, régua)

Material complementar:

Imigração de 1500 a 1700

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqAdUQq78kAFxVR8PuBwhQVYUhmzqkWBSWcKdB2WM7C6ysgDG4BDRuZBNrmu/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1500-ate-1700.pdf

Imigração de 1851 a 1930

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vJhWJyE2M9hX9VnA9KWykuCDbC4MqHxKRFkpEuqjhHW4UeYBfZfpTMf6Xbwh/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1851-a-1930.pdf

Imigração de 1945 a 1959

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svDP6r2jgegeA3BAEEK89xpyvmrRTTExXMgZY6bmRzfwTFHpjQB6CS2zRP4a/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1945-a-1959.pdf

Jogo da memória - Herança portuguesa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cA2jJEkQryBSCUEUHq8sfKnuV2Q8gu68xAkhzwzcEqnbDjgCUsKemTYCUzdx/his4-11und04-sistematizacao-jogo-da-memoria-heranca-portuguesa-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

O objetivo desta aula é que o aluno compreenda os diversos fluxos migratórios portugueses para o Brasil em diversas épocas. Os textos privilegiam os fluxos de 1500 a 1700, de 1851 a 1930 e de 1945 a 1959. Incentivando através de uma aprendizagem ativa do aluno que ele perceba a criação de cidades, o início das piadas de português como definição da identidade brasileira diferenciando-se dos colonizadores e por fim as concentrações de imigrantes em bairros, utilizando o exemplo de São Paulo.

Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.

A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Disponha os alunos em meio-círculo e apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Inicie um pequeno debate com questões sobre o tema da aula como:

  • Quem são os portugueses?
  • Por que será que as pessoas saem de seus países e vão morar em outros?
  • Por que será que eles vieram para o Brasil?
  • Vocês conhecem algum português ou algo que seja português? Nesse momento os alunos podem mencionar um familiar ou um amigo, mas também heranças portuguesas como nosso idioma, uma comida, como pastel de belém e bacalhau, ou uma construção.

Essa atividade visa verificar o conhecimento prévio do aluno e motivá-lo sobre a temática abordada. Não preocupe-se em aprofundar os assuntos, pois isto será feito ao longo da aula.

Para você saber mais:

Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.

A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos. Em seguida pergunte:

  • Quem conhece essas cidades?
  • Como são esses lugares? Explore a paisagem dos lugares.

Peça para que liguem as fotos às suas respectivas legendas, descrevendo o que veem nas imagens. Trabalhe com a dificuldade de distinguir os lugares, pergunte se no local onde moram tem algum prédio ou construção parecida. Auxilie-os a relacioná-los e acrescente as informações: Salvador é a capital da Bahia e Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Depois de relacionar, explique que construções são essas: Casa do marechal Deodoro da Fonseca, Rio de Janeiro; Igreja Matriz de Santo Antônio, Recife; Pelourinho, Salvador; e Forte dos Reis Magos, Natal.

Em seguida, leia a última pergunta. Provavelmente os alunos responderão que não sabem o que têm em comum, mas podem ter respostas como: ficam no Brasil ou são antigos. Acolha todas as respostas e vá para o próximo slide.

Fontes:

By Halley Pacheco de Oliveira - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28140227 Acesso em 28 de março de 2019.

By Sitenl, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=839458 Acesso em 28 de março de 2019.

By Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2241497 Acesso em 28 de março de 2019.

By User:Mansueto77 - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1547910 Acesso em 28 de março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso em sua região haja esse tipo de arquitetura, lembre aos alunos essas construções locais. Ou ainda, você pode trocar alguma dessas fotos por uma de arquitetura portuguesa da sua região.

Para você saber mais:

Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em: .https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide aos alunos e leia em voz alta, fazendo as perguntas para a turma.

Oriente o debate com as respostas dadas por eles. Os alunos devem perceber que no primeiro momento da colonização, onde a imigração portuguesa foi mais volumosa, as principais cidades ficavam no litoral devido a localização das regiões portuárias, por onde eles chegaram. Por isso a arquitetura é a mais comum nesses lugares, tanto em domicílios, prédios do governo quanto em igrejas. Outra característica importante é o português como idioma oficial do Brasil.

Esse debate tem o intuito de contextualizar os alunos no tema da aula e motivá-los sobre o mesmo. Não é necessário aprofundar-se sobre o tema neste momento, pois essas questões serão aprofundadas no decorrer da aula.

Fontes:

By Jorge Pimentel Cintra - http://www.scielo.br/img/revistas/anaismp/v21n2/a02fig10.jpg, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=63996022 Acesso em 29 de março de 2019.

Para você saber mais:

Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete o slide ou copie no quadro e leia em voz alta. Divida a turma em 3 grupos e entregue os materiais impressos para cada um. Caso a turma seja muito grande pode formar mais grupos com material repetido.

O roteiro para execução das atividades está no material. Os alunos terão 10 minutos para debaterem o que leram e começar a produzir o texto. Em seguida terão mais 10 minutos para finalizar o texto e confeccionar os cartazes. É importante que você indique esse tempo para os grupos antes e durante a atividade para uma produção mais objetiva.

Estimule a autonomia do aluno, permitindo que debatam livremente, porém não deixe de circular entre os grupos para ajudá-los esclarecendo o significado de expressões mais difíceis, orientando-os a como fazer o texto, selecionar quem vai falar sobre cada parte do tema e até mesmo como fazer os cartazes: moldura, título, imagens, legenda, tópicos, textos curtos.

Ao terminarem os 20 minutos de atividades, todos devem retornar aos seus lugares e cada grupo deve apresentar seu tema, em no máximo 2 minutos. Durante as apresentações, você pode intervir com indagações motivadoras que os auxilie a desenvolver a apresentação. Os demais alunos da turma também devem ser motivados a fazerem perguntas ao grupo que está se apresentando, caso a pergunta não esteja no material, você pode auxiliá-los nas respostas.

Orientações:

Grupo 1 - Oriente os alunos a perceberem que esses primeiros imigrantes fundaram as primeiras cidades, trazendo sua arquitetura. Observando as imagens eles verão um mapa com florestas e extração de pau brasil sendo feita pelos indígenas e uma cidade, aproximadamente 30 anos depois. Você pode lembrá-los das fotos que viram nos primeiros slides. Esses imigrantes ou eram ricos e investiram nas terras ou eram degradados, fugitivos ou aventureiros que vinham com o intuito de enriquecer e retornar para Portugal.

Grupo 2 - Oriente os alunos a lerem os 3 textos sobre a época e a origem das anedotas de português. Essas piadas são ouvidas até hoje, onde o português normalmente é rotulado de burro, porém nesta mesma época os portugueses das regiões mais pobres de Portugal vieram para o Brasil, sendo mais humildes os letrados brasileiros e jornalistas os consideraram ignorantes. Pergunte aos alunos se acham que todo português é burro? E se fazer essas piadas é certo? Mas peça para que relacionem com o texto e o momento que o Brasil vivia. Eles devem perceber que o ataque aos imigrantes foi um resultado de formação de identidade e a reação à crise econômica.

Grupo 3 - Oriente os alunos a lerem os textos e perceberem a variação do número de imigrantes portugueses, inclusive a baixa na época da guerra pela suspensão das viagens transatlânticas. Usando o exemplo da cidade de São Paulo devem perceber o deslocamento para determinados bairros, criando uma espécie de guetos em São Paulo. Você pode explicar que até hoje existem bairros tipicamente italianos, como o Bixiga e o Bairro da Liberdade que é um bairro oriental originado das imigrações japonesas, que até hoje mantém suas características orientais.

Link do material para imprimir:

Grupo 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqAdUQq78kAFxVR8PuBwhQVYUhmzqkWBSWcKdB2WM7C6ysgDG4BDRuZBNrmu/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1500-ate-1700.pdf

Grupo 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vJhWJyE2M9hX9VnA9KWykuCDbC4MqHxKRFkpEuqjhHW4UeYBfZfpTMf6Xbwh/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1851-a-1930.pdf

Grupo 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/svDP6r2jgegeA3BAEEK89xpyvmrRTTExXMgZY6bmRzfwTFHpjQB6CS2zRP4a/his4-11und04-problematizacao-imigracao-de-1945-a-1959.pdf

Para você saber mais:

IBGE. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses/imigracao-restrita-1500-1700. Acesso em 29 de março de 2019.

Piada de português e espírito do tempo. Por Carlos Fino. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/colunas/opiniao-por-carlos-fino/piada-de-portugues-e-espirito-do-tempo/. Acesso em 30 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Convide os alunos a jogar o jogo da memória com heranças portuguesas.

Divida a turma em duplas ou trios, e entregue um exemplar de cada jogo.

Em seguida , explique as regras do jogo:

  • Embaralhe as cartas.
  • Disponha-as na mesa ou chão, viradas com a imagem para baixo.
  • Cada aluno jogará na sua vez, virando duas cartas de qualquer lugar. Se forem iguais, o aluno guarda a sua dupla de cartas com ele, se forem diferentes as cartas devem ser viradas novamente e a vez é do próximo aluno.
  • Ganha quem formar mais pares de cartas.
  • Atenção: existem duas cartas que não formam pares por não serem de herança portuguesa, se o aluno virar esta carta, perde uma jogada.

Fontes das imagens utilizadas no jogo:

By ????????? - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66271525

By Lorc - https://game-icons.net/lorc/originals/werewolf.html, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70811801

By Filipux, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2613741

By Prefeitura de Olinda - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35450606

CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=104336

By Paulo Castagna - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65608198

By Agnieszka Kwiecie? (Nova - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=406222

Material para imprimir:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cA2jJEkQryBSCUEUHq8sfKnuV2Q8gu68xAkhzwzcEqnbDjgCUsKemTYCUzdx/his4-11und04-sistematizacao-jogo-da-memoria-heranca-portuguesa-no-brasil.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você deseje criar outras cartas com imagens da presença portuguesa em sua região, enriqueceria muito esta atividade.

Para você saber mais:

Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano