17258
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Fluxos migratórios e suas consequências

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Fluxos migratórios e suas consequências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam os fluxos migratórios e as consequências deles para o Brasil ao longo do tempo.

Siga a sequência de orientações. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.

Fazendo a opção de aula síncrona, peça que os alunos imaginem a criança, não desenhem mas respondam mentalmente as perguntas propostas.

Problematização
Envie todo o material para os alunos. Siga as orientações propostas. Permita que os alunos entreguem a proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

Agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema e tirem dúvidas, com sua orientação e direcionamento. Nesse debate, explore a imagem usando os questionamentos, mas permitindo que os alunos façam colocações quanto às semelhanças, diferenças e situações que possam também existir na cidade (bairro, comunidade, família) em que vivem.

Caso seja a sua realidade, peça aos alunos para acessarem o recurso digital Google Earth, para localizarem os países citados.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Envie todo o material para a conclusão da aula (documentos, foto dos documentos etc.) para os alunos.
Permita que eles entreguem a proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui) para juntos conhecerem brincadeiras do mundo todo e se divertirem.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_11UND01

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas