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Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Fluxos migratórios e suas consequências

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Fluxos migratórios e suas consequências

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Folhas de papel para desenharem
  • Lápis
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Caderno

Material complementar:

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFVbDPxGjc3x77bHvKDQMqwEgDGq2D9EKa4jJVUBGTvsQa5mA85SquacUKU/his4-11und01-contextualizacao.pdf

Problematização - Deslocamento entre meios diferentes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vgSVqWuPSW57e9CWquPk63vmnKj3vA5WE7rKcSjpjv2H9DFktqntCZerzQvR/his4-11und01-deslocamento-entre-meios-diferentes.pdf

Problematização - Outros motivos que levam as pessoas a migrarem

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPYguasT9DtrR8KKpUkKBAmfCjbekbc3mRtkTXPtDeST6JwCtdEfQT2qtH5a/his4-11und01-outras-razoes-que-levam-as-pessoas-a-migrarem.pdf

Para você saber mais:

Site da professora de Geografia Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.

Dinâmica das migrações não mudou, diz historiadora. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/515/dinamica-das-migracoes-nao-mudou-diz-historiadora Acesso em 15 de março de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Questione aos alunos sobre o objetivo da aula. O que vocês sabem sobre migração? O que é ? Talvez os alunos nunca tenham ouvido falar sobre o tema ou até citem o movimento migratório das aves, mas não se preocupe, esse momento é só para que eles entendam melhor do que se trata a aula e atiçar a curiosidade sobre o tema.

Em seguida, peça para que os alunos procurem no dicionário o que significa “dinâmica”. O primeiro aluno a encontrar lê para os demais. Encontrarão uma definição similar ou próxima de: forças ou potencial interno, causadoras de estímulos para a mudança ou evolução de algo. Exclua outras definições que serão lidas e peça para que os alunos fiquem atentos à ideia de forças que estimulam, forças que causam alguma coisa.

Para você saber mais:

Significado de dinâmica. Dicionário on line de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dinamica/ Acesso em 15 de março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente esse slide para os alunos da forma disponível, projetando, copiando-o no quadro ou entregando o material impresso e leia-o em voz alta para a turma. Em seguida peça para que eles desenhem a nossa personagem descrita no slide. O nome “Dani” foi escolhido por ser usado no Brasil para ambos os sexos e também em alguns outros países.

Quando os cinco minutos acabarem, peça para que as crianças mostrem o seu desenho para o colega ao lado e converse sobre a ilustração com a turma:

  • Por que desenharam dessa maneira?
  • Em que essa criança é diferente de você?
  • De onde será que essa criança veio?

Em seguida, inicie um debate, orientando-os a criar hipóteses dos motivos da mudança, e portanto da migração, usando perguntas como:

  • No texto está escrito que “criança não entende”, ao que você pensa que o texto se refere? Os alunos deverão responder que refere-se aos motivos da mudança.
  • Por que será que a família se mudou? Permita que os alunos criem suas hipóteses e as anote no quadro.
  • Como será que ele ou ela sente-se em um lugar novo?
  • Vocês gostariam de se mudar do lugar onde vivem? Por quê? Quais são os problemas que vocês veem?

Essas perguntas ajudarão as crianças a entender as dinâmicas do fluxo migratório e o conceito de movimentos migratórios.

Link para o material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFVbDPxGjc3x77bHvKDQMqwEgDGq2D9EKa4jJVUBGTvsQa5mA85SquacUKU/his4-11und01-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode aprofundar-se nas perguntas sobre o texto contrastando com a sua região. Por exemplo: Como é o clima onde nós vivemos? Então, como será de onde Dani veio?; Que manifestações culturais nos são próprias e Dani não entenderia?

Para você saber mais:

Texto sobre como criar empatia com o outro dentro da escola. Como se colocar no lugar do outro, de verdade. Telma Vinha, Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8984/como-se-colocar-no-lugar-do-outro-de-verdade Acesso em 15 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou entregue impresso aos alunos. Leia a primeira pergunta em voz alta e peça para que observem a imagem, questionando:

  • Que meios são estes? Os alunos deverão diferenciar e denominar o urbano e o rural.
  • Que diferenças vocês podem observar na imagem?

Em seguida, faça as perguntas do slide. As respostas tendem a ser todas referentes ao meio urbano. Pergunte aos alunos se o meio urbano é melhor que o meio rural? Em contrapartida pergunte:

  • Onde tem mais violência?
  • Onde tem mais poluição?
  • Onde tem mais poluição sonora? As respostas novamente deverão ser meio urbano.
  • Onde é melhor de morar? Os alunos irão responder de acordo com suas prioridades ou preferências.

Explique aos alunos que as setas indicam o movimento de pessoas. Para onde estão indo? Quem vai para o meio rural busca o quê? E quem vai para o meio urbano? Na verdade o que as pessoas buscam quando se mudam? Oriente os alunos a entenderem que estas pessoas buscam uma vida melhor dependendo de suas necessidades.

Fonte:

Banco de imagens da Nova Escola. Adaptado.

Link do material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vgSVqWuPSW57e9CWquPk63vmnKj3vA5WE7rKcSjpjv2H9DFktqntCZerzQvR/his4-11und01-deslocamento-entre-meios-diferentes.pdf

Como adequar à sua realidade: Dependendo do meio no qual sua escola está situada, explore suas características de sua região pois é o mais próximo do entendimento do aluno. Inclusive, se sua realidade for o meio rural, você pode inverter as perguntas para a realidade deles.

Para você saber mais:

Dinâmica das migrações não mudou, diz historiadora. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/515/dinamica-das-migracoes-nao-mudou-diz-historiadora Acesso em 15 de março de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito (https://www.stoodi.com.br/blog/author/raquel/). Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou entregue impresso aos alunos. Leia o slide com os alunos. Oriente-os a identificar no mapa as regiões citadas (marcadas de vermelho). Depois comente que a foto remete ao final de uma batalha entre o exército do Iraque e um grupo contrário ao governo. Essa retomada da cidade deixou a cidade em ruínas e matou muitos civis. Já no texto da Cruz Vermelha, chame a atenção dos alunos para a data dos dados que são fornecidos, ou seja, muito atuais. Explique que essa é uma instituição internacional que presta auxílio humanitário à pessoas de países e regiões em conflito.

Pergunte:

  • Em que continentes estes países estão localizados?
  • Quais problemas as famílias que vivem no Sudão do Sul e no Iraque estão enfrentando? No caso do Sudão do Sul os alunos deverão responder sobre a fome. Em Mossul, eles responderão sobre a guerra, mas motive-os a pensar nas “ruínas”. Que ruínas são essas? Casas de famílias, hospitais, comércio, locais de trabalho.
  • Essas dificuldades são motivos para deixarem seus países ou região? Depois de ouvir as respostas dos alunos, conte que 915 mil pessoas fugiram desta cidade durante os nove meses de conflito.

Em seguida, instigue-os lembrando que dinâmica são as motivações, pergunte que outras dinâmicas pode levar a estes movimentos. Ouça-os e acrescente outros como crise financeira, ou perseguição política ou religiosa.

Lembre aos alunos que quando a família de Dani chegou para morar aqui eles precisaram de casa, emprego, escola, assistência médica. Peça para que imaginem que não é só essa família que chega em nossa cidade, são várias pessoas. Pergunte:

  • Será que encontrarão tudo o que precisam aqui? Será que nosso país está tão bom que podemos receber milhares de famílias? Será que quando um imigrante chega sempre encontra o esperado?
  • Será que tem alguém na família de Dani ou em outras famílias que possui alguma especialidade profissional que está em falta nossa cidade? Isso seria bom para nós? Os alunos devem perceber que com o imigrante chega mão de obra especializada ou uma nova maneira de fazer. É importante salientar que os imigrantes podem trazer problemas, mas também podem contribuir com a região.
  • E no lugar de onde saíram? Será que ocorreram mudanças? Comente com a turma que ambos os lugares são afetados nos dois sentidos positivo e negativo.
  • No texto da vinda de Dani para cá, diz que ele “conhece brincadeiras diferentes”. Seria bom conhecer brincadeiras novas? Vocês brincariam se aprendessem brincadeiras diferentes? Os alunos provavelmente concordarão. Explique que estas pessoas trazem muito mais que brincadeiras, trazem novas palavras, ritmos, vestuários, comidas, ou seja, uma nova cultura. Isso é legal?

Fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Battle_of_Mosul#/media/File:Iraqi_soldiers_and_civilians_in_eastern_Mosul.png

https://www.icrc.org/pt/fome-desnutricao-crise

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Link do material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPYguasT9DtrR8KKpUkKBAmfCjbekbc3mRtkTXPtDeST6JwCtdEfQT2qtH5a/his4-11und01-outras-razoes-que-levam-as-pessoas-a-migrarem.pdf

Dica de atividade extra: Caso sobre tempo na aula, ou apareça oportunidade, faça com os alunos brincadeiras de outros lugares. No link https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm (Acesso em 29 de abril de 2019) (Que está no “para saber mais”) tem alguns exemplos, mas podem ser de outras regiões brasileiras também.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

Batalha de Mossul: entenda os nove meses de luta que culminaram com a retomada da cidade. Por G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/batalha-de-mossul-entenda-os-nove-meses-de-luta-que-culminaram-com-a-retomada-da-cidade.ghtml. Acesso em 16 de março de 2019.

Site oficial do Comitê internacional da Cruz Vermelha. Disponível em: https://www.icrc.org/pt/o-cicv Acesso em 16 de março de 2019.

Site da professora de Geografia, Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15 de março de 2019.

Brincadeiras do mundo todo. Por Redação Uol. Disponível em: https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm Acesso em 15 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou copie no quadro. Leia em voz alta. Oriente os alunos a criarem um conceito para imigrante emigrante a partir do que estudaram e do texto que acabaram de ler. Caso haja dúvidas explique que o migrante é todo aquele que muda seu lugar de residência para outro país ou região, ou seja que participa do movimento de migração. Os alunos devem compreender que os imigrantes são aqueles que chegam e emigrantes aqueles que partem.

Para você saber mais: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm (Acesso em 29 de abril de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Convide a turma a um exercício de imaginação histórica. Oriente-os a construir coletivamente uma história para a família de Dani, adicionando características ao imigrante segundo o que foi estudado. Narrando suas dificuldades e as motivações.

Motive os alunos a imaginar de onde a família pode ter vindo, os motivos da mudança, como foi o deslocamento, para onde eles foram. Utilize um mapa para essa atividade. Você pode encontrar um mapa mundi no link para impressão ou pode usar um mapa maior caso haja um disponível.

Ao término da atividade todos devem copiar em seu caderno e colar o seu desenho do pequeno imigrante.

Link do mapa para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b42mp8hyP53Fb3qwt4pfF7KW4wFTWSy4HpkSRBny9m8AevGxpSBTdp4XvwKy/his4-11und01-mapa-da-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Folhas de papel para desenharem
  • Lápis
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Caderno

Material complementar:

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFVbDPxGjc3x77bHvKDQMqwEgDGq2D9EKa4jJVUBGTvsQa5mA85SquacUKU/his4-11und01-contextualizacao.pdf

Problematização - Deslocamento entre meios diferentes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vgSVqWuPSW57e9CWquPk63vmnKj3vA5WE7rKcSjpjv2H9DFktqntCZerzQvR/his4-11und01-deslocamento-entre-meios-diferentes.pdf

Problematização - Outros motivos que levam as pessoas a migrarem

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPYguasT9DtrR8KKpUkKBAmfCjbekbc3mRtkTXPtDeST6JwCtdEfQT2qtH5a/his4-11und01-outras-razoes-que-levam-as-pessoas-a-migrarem.pdf

Para você saber mais:

Site da professora de Geografia Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.

Dinâmica das migrações não mudou, diz historiadora. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/515/dinamica-das-migracoes-nao-mudou-diz-historiadora Acesso em 15 de março de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Questione aos alunos sobre o objetivo da aula. O que vocês sabem sobre migração? O que é ? Talvez os alunos nunca tenham ouvido falar sobre o tema ou até citem o movimento migratório das aves, mas não se preocupe, esse momento é só para que eles entendam melhor do que se trata a aula e atiçar a curiosidade sobre o tema.

Em seguida, peça para que os alunos procurem no dicionário o que significa “dinâmica”. O primeiro aluno a encontrar lê para os demais. Encontrarão uma definição similar ou próxima de: forças ou potencial interno, causadoras de estímulos para a mudança ou evolução de algo. Exclua outras definições que serão lidas e peça para que os alunos fiquem atentos à ideia de forças que estimulam, forças que causam alguma coisa.

Para você saber mais:

Significado de dinâmica. Dicionário on line de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dinamica/ Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente esse slide para os alunos da forma disponível, projetando, copiando-o no quadro ou entregando o material impresso e leia-o em voz alta para a turma. Em seguida peça para que eles desenhem a nossa personagem descrita no slide. O nome “Dani” foi escolhido por ser usado no Brasil para ambos os sexos e também em alguns outros países.

Quando os cinco minutos acabarem, peça para que as crianças mostrem o seu desenho para o colega ao lado e converse sobre a ilustração com a turma:

  • Por que desenharam dessa maneira?
  • Em que essa criança é diferente de você?
  • De onde será que essa criança veio?

Em seguida, inicie um debate, orientando-os a criar hipóteses dos motivos da mudança, e portanto da migração, usando perguntas como:

  • No texto está escrito que “criança não entende”, ao que você pensa que o texto se refere? Os alunos deverão responder que refere-se aos motivos da mudança.
  • Por que será que a família se mudou? Permita que os alunos criem suas hipóteses e as anote no quadro.
  • Como será que ele ou ela sente-se em um lugar novo?
  • Vocês gostariam de se mudar do lugar onde vivem? Por quê? Quais são os problemas que vocês veem?

Essas perguntas ajudarão as crianças a entender as dinâmicas do fluxo migratório e o conceito de movimentos migratórios.

Link para o material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFVbDPxGjc3x77bHvKDQMqwEgDGq2D9EKa4jJVUBGTvsQa5mA85SquacUKU/his4-11und01-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode aprofundar-se nas perguntas sobre o texto contrastando com a sua região. Por exemplo: Como é o clima onde nós vivemos? Então, como será de onde Dani veio?; Que manifestações culturais nos são próprias e Dani não entenderia?

Para você saber mais:

Texto sobre como criar empatia com o outro dentro da escola. Como se colocar no lugar do outro, de verdade. Telma Vinha, Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8984/como-se-colocar-no-lugar-do-outro-de-verdade Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou entregue impresso aos alunos. Leia a primeira pergunta em voz alta e peça para que observem a imagem, questionando:

  • Que meios são estes? Os alunos deverão diferenciar e denominar o urbano e o rural.
  • Que diferenças vocês podem observar na imagem?

Em seguida, faça as perguntas do slide. As respostas tendem a ser todas referentes ao meio urbano. Pergunte aos alunos se o meio urbano é melhor que o meio rural? Em contrapartida pergunte:

  • Onde tem mais violência?
  • Onde tem mais poluição?
  • Onde tem mais poluição sonora? As respostas novamente deverão ser meio urbano.
  • Onde é melhor de morar? Os alunos irão responder de acordo com suas prioridades ou preferências.

Explique aos alunos que as setas indicam o movimento de pessoas. Para onde estão indo? Quem vai para o meio rural busca o quê? E quem vai para o meio urbano? Na verdade o que as pessoas buscam quando se mudam? Oriente os alunos a entenderem que estas pessoas buscam uma vida melhor dependendo de suas necessidades.

Fonte:

Banco de imagens da Nova Escola. Adaptado.

Link do material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vgSVqWuPSW57e9CWquPk63vmnKj3vA5WE7rKcSjpjv2H9DFktqntCZerzQvR/his4-11und01-deslocamento-entre-meios-diferentes.pdf

Como adequar à sua realidade: Dependendo do meio no qual sua escola está situada, explore suas características de sua região pois é o mais próximo do entendimento do aluno. Inclusive, se sua realidade for o meio rural, você pode inverter as perguntas para a realidade deles.

Para você saber mais:

Dinâmica das migrações não mudou, diz historiadora. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/515/dinamica-das-migracoes-nao-mudou-diz-historiadora Acesso em 15 de março de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito (https://www.stoodi.com.br/blog/author/raquel/). Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou entregue impresso aos alunos. Leia o slide com os alunos. Oriente-os a identificar no mapa as regiões citadas (marcadas de vermelho). Depois comente que a foto remete ao final de uma batalha entre o exército do Iraque e um grupo contrário ao governo. Essa retomada da cidade deixou a cidade em ruínas e matou muitos civis. Já no texto da Cruz Vermelha, chame a atenção dos alunos para a data dos dados que são fornecidos, ou seja, muito atuais. Explique que essa é uma instituição internacional que presta auxílio humanitário à pessoas de países e regiões em conflito.

Pergunte:

  • Em que continentes estes países estão localizados?
  • Quais problemas as famílias que vivem no Sudão do Sul e no Iraque estão enfrentando? No caso do Sudão do Sul os alunos deverão responder sobre a fome. Em Mossul, eles responderão sobre a guerra, mas motive-os a pensar nas “ruínas”. Que ruínas são essas? Casas de famílias, hospitais, comércio, locais de trabalho.
  • Essas dificuldades são motivos para deixarem seus países ou região? Depois de ouvir as respostas dos alunos, conte que 915 mil pessoas fugiram desta cidade durante os nove meses de conflito.

Em seguida, instigue-os lembrando que dinâmica são as motivações, pergunte que outras dinâmicas pode levar a estes movimentos. Ouça-os e acrescente outros como crise financeira, ou perseguição política ou religiosa.

Lembre aos alunos que quando a família de Dani chegou para morar aqui eles precisaram de casa, emprego, escola, assistência médica. Peça para que imaginem que não é só essa família que chega em nossa cidade, são várias pessoas. Pergunte:

  • Será que encontrarão tudo o que precisam aqui? Será que nosso país está tão bom que podemos receber milhares de famílias? Será que quando um imigrante chega sempre encontra o esperado?
  • Será que tem alguém na família de Dani ou em outras famílias que possui alguma especialidade profissional que está em falta nossa cidade? Isso seria bom para nós? Os alunos devem perceber que com o imigrante chega mão de obra especializada ou uma nova maneira de fazer. É importante salientar que os imigrantes podem trazer problemas, mas também podem contribuir com a região.
  • E no lugar de onde saíram? Será que ocorreram mudanças? Comente com a turma que ambos os lugares são afetados nos dois sentidos positivo e negativo.
  • No texto da vinda de Dani para cá, diz que ele “conhece brincadeiras diferentes”. Seria bom conhecer brincadeiras novas? Vocês brincariam se aprendessem brincadeiras diferentes? Os alunos provavelmente concordarão. Explique que estas pessoas trazem muito mais que brincadeiras, trazem novas palavras, ritmos, vestuários, comidas, ou seja, uma nova cultura. Isso é legal?

Fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Battle_of_Mosul#/media/File:Iraqi_soldiers_and_civilians_in_eastern_Mosul.png

https://www.icrc.org/pt/fome-desnutricao-crise

https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Link do material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vPYguasT9DtrR8KKpUkKBAmfCjbekbc3mRtkTXPtDeST6JwCtdEfQT2qtH5a/his4-11und01-outras-razoes-que-levam-as-pessoas-a-migrarem.pdf

Dica de atividade extra: Caso sobre tempo na aula, ou apareça oportunidade, faça com os alunos brincadeiras de outros lugares. No link https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm (Acesso em 29 de abril de 2019) (Que está no “para saber mais”) tem alguns exemplos, mas podem ser de outras regiões brasileiras também.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

Batalha de Mossul: entenda os nove meses de luta que culminaram com a retomada da cidade. Por G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/batalha-de-mossul-entenda-os-nove-meses-de-luta-que-culminaram-com-a-retomada-da-cidade.ghtml. Acesso em 16 de março de 2019.

Site oficial do Comitê internacional da Cruz Vermelha. Disponível em: https://www.icrc.org/pt/o-cicv Acesso em 16 de março de 2019.

Site da professora de Geografia, Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15 de março de 2019.

Brincadeiras do mundo todo. Por Redação Uol. Disponível em: https://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jhtm Acesso em 15 de março de 2019.

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Orientações: Projete o slide ou copie no quadro. Leia em voz alta. Oriente os alunos a criarem um conceito para imigrante emigrante a partir do que estudaram e do texto que acabaram de ler. Caso haja dúvidas explique que o migrante é todo aquele que muda seu lugar de residência para outro país ou região, ou seja que participa do movimento de migração. Os alunos devem compreender que os imigrantes são aqueles que chegam e emigrantes aqueles que partem.

Para você saber mais: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm (Acesso em 29 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Convide a turma a um exercício de imaginação histórica. Oriente-os a construir coletivamente uma história para a família de Dani, adicionando características ao imigrante segundo o que foi estudado. Narrando suas dificuldades e as motivações.

Motive os alunos a imaginar de onde a família pode ter vindo, os motivos da mudança, como foi o deslocamento, para onde eles foram. Utilize um mapa para essa atividade. Você pode encontrar um mapa mundi no link para impressão ou pode usar um mapa maior caso haja um disponível.

Ao término da atividade todos devem copiar em seu caderno e colar o seu desenho do pequeno imigrante.

Link do mapa para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b42mp8hyP53Fb3qwt4pfF7KW4wFTWSy4HpkSRBny9m8AevGxpSBTdp4XvwKy/his4-11und01-mapa-da-sistematizacao.pdf

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Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

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