Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação do comércio de alimentos e a história do Brasil. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material (documentos, foto dos documentos) para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.
Envie aos alunos os links de alguns museus que guardam a história dos meios de transporte, para que conheçam mais sobre a eolução dos meios de transportes: SPTrans (disponível aqui) e MuseuDaNTU (disponível aqui).
Problematização
Siga as orientações definidas, mas envie antecipadamente os links do vídeo e do texto que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e ter facilidade de participar do debate proposto. Envie todo o material (links, documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. É interessante o envio, antecipadamente, do link do vídeo para os alunos, para que o debate corra de forma mais produtiva.
Sistematização
Informe que o jogo “A expansão marítima europeia” será deixado como sugestão para que eles brinquem com a família. Dê seguimento às orientações definidas nesta etapa, a partir da conversa, que será um ótimo momento para você avaliar o que os alunos aprenderam. Esse também será o momento de ajudá-los a compreenderem alguns pontos que possam não ter ficado claro.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo “A expansão marítima europeia” para que tenham uma tarde de descontração e brincadeira. Peça para os alunos colherem os depoimentos dos membros da família, de forma escrita ou gravada, sobre o aprendizado através da brincadeira: os alunos deverão apresentar estes depoimentos em um próximo encontro.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS4_07UND01
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes