17254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A expansão marítima europeia e a chegada dos portugueses ao Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A expansão marítima europeia e a chegada dos portugueses ao Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação do comércio de alimentos e a história do Brasil. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material (documentos, foto dos documentos) para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado.

Envie aos alunos os links de alguns museus que guardam a história dos meios de transporte, para que conheçam mais sobre a eolução dos meios de transportes: SPTrans (disponível aqui) e MuseuDaNTU (disponível aqui).

Problematização
Siga as orientações definidas, mas envie antecipadamente os links do vídeo e do texto que serão utilizados, para que os alunos possam manipular estes materiais e ter facilidade de participar do debate proposto. Envie todo o material (links, documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos. É interessante o envio, antecipadamente, do link do vídeo para os alunos, para que o debate corra de forma mais produtiva.

Sistematização
Informe que o jogo “A expansão marítima europeia” será deixado como sugestão para que eles brinquem com a família. Dê seguimento às orientações definidas nesta etapa, a partir da conversa, que será um ótimo momento para você avaliar o que os alunos aprenderam. Esse também será o momento de ajudá-los a compreenderem alguns pontos que possam não ter ficado claro.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo “A expansão marítima europeia” para que tenham uma tarde de descontração e brincadeira. Peça para os alunos colherem os depoimentos dos membros da família, de forma escrita ou gravada, sobre o aprendizado através da brincadeira: os alunos deverão apresentar estes depoimentos em um próximo encontro.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_07UND01

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas