17254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A expansão marítima europeia e a chegada dos portugueses ao Brasil

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A expansão marítima europeia e a chegada dos portugueses ao Brasil

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor digital, material impresso (jogo de cartas), lápis, folhas de sulfite, quadro, marcador para quadro, papel cartão, cola, tesoura, celulares ou tablets ou notebooks ou computadores em sala.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdKA65z2F9UbVkyRZEwxbcWe6TRsdrmtX9FVJpu6X3zqFWpbjgVctsZMpF6V/his4-07und01-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8K7AhMtyhtmCFyXREmF3Uem2vNTgtwDW3Pw2zCFjP8b2NMpdw3pCEaXjjK3g/his4-07und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste artigo, são apresentados alguns aspectos importantes sobre o comércio de especiarias do século XV:

https://historiadigital.org/curiosidades/5-especiarias-usadas-durante-a-expansao-maritima/Acesso em 14/03/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula para os alunos.

Peça para um dos alunos ler o objetivo e converse com os mesmos:

  • De que assunto vai tratar nossa aula?
  • Que relação pode existir entre um comércio de alimentos e a história do Brasil?
  • Alguém sabe dizer o que foi o processo de expansão marítima europeia? (Conte um pouco aos alunos dizendo que foi uma época da história em que os europeus buscavam explorar o globo terrestre em busca de novas terras e do domínio do comércio e que trouxe consequências para a África e para o Brasil, como a dizimação dos povos indígenas, a escravização de pessoas… e que esse período está relacionado ao trecho “busca por riquezas e especiarias” no objetivo).
  • Alguém sabe o que quer dizer o termo “América Portuguesa”? (Caso os alunos não saibam, explique que esse termo se refere ao Brasil quando ainda não tinha recebido esse nome e que era tido como o Novo Mundo pelos portugueses, ou seja, podemos dizer América Portuguesa pelo fato de os portugueses terem chegado aqui e se apropriado de um espaço que pertencia a outros povos, os indígenas, que foram completamente ignorados na busca por riquezas e conquista de novas terras).

Para você saber mais:

Neste link a autora Vanessa de Souza, apresenta um artigo sobre a relação existente entre a expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil.

http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asgrandesnavegacoeseodescobrimentodobrasil.pdf Acesso em 14 de Março de 2019.

Neste link, mapas mostram as rotas da expansão marítima europeia desde 1500, em imagens ricas em informação.

https://atlas.fgv.br/marcos/grandes-navegacoes/mapas/grandes-navegacoes Acesso em 14 de Março de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Organize a sala em grupos com quatro ou cinco alunos.

Apresente as imagens para os alunos e medeie uma conversa sobre as mesmas:

  • Vocês já pararam para pensar em quantos meios de transporte existem?
  • Cada um deles, surgido em épocas diferentes, veio para atender às necessidades do ser humano, certo? Que necessidades? (transportar pessoas, alimentos, produtos…)
  • Para utilização de cada meio de transporte, o ser humano precisou desenvolver conhecimentos específicos. O que é preciso saber para conduzir cada um dos meios de transporte mostrados nas imagens? (As respostas dos alunos devem ser bem diversificadas como, possuir habilitação, saber pilotar um avião, conhecer estradas, usar gps, computador de bordo…)
  • E o que é preciso para o funcionamento e deslocamento de cada meio de transporte? ( As respostas devem ser estradas, ferrovias, rotas… complemente as respostas dos alunos, caso necessário).
  • E como será que o ser humano construiu esses conhecimentos ao longo do tempo? Quais foram os meios de transporte usados na antiguidade? (Permita que os alunos apresentem suas hipóteses, fale do uso de animais, como cavalos, camelos, carroças, caravelas, navios… mas não aprofunde muito as respostas, pois o assunto será tratado com maior abrangência na problematização).
  • Que relação pode haver entre meio de transporte e comércio?
  • Que relação pode haver entre os meios de transporte e a história do Brasil? (É possível que os alunos se reportem tanto ao transporte interno com animais e carroças como também falem das caravelas, mas caso não falem, pergunte como os portugueses chegaram ao Brasil).
  • Vamos voltar ao objetivo da aula e observar que tipo de transporte estudaremos nesta aula e qual sua relação com nossa história?

Fonte das imagens: Banco de imagens Nova Escola. Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdKA65z2F9UbVkyRZEwxbcWe6TRsdrmtX9FVJpu6X3zqFWpbjgVctsZMpF6V/his4-07und01-contexto.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds, (Acesso em 12 de Março de 2019), aos alunos e peça que eles anotem o máximo de informações possível, pois que muitas delas serão retomadas num jogo de cartas ainda nesta aula.

Após a exibição do vídeo, medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • Como os seres humanos pensavam ser o planeta até o século XV? (Não sabiam que tinha forma arredondada e
  • acreditavam que o mundo era formado somente pelos continentes da África, Ásia e Europa).
  • Quais eram os principais produtos transportados e comercializados entre os povos no século XV?
  • Que conhecimentos eram necessários ter para navegar? Que invenções dos povos antigos, aperfeiçoadas pelos árabes foram usadas pelos portugueses?
  • Todos conhecem uma bússola e sua utilidade para a navegação? Que equipamento tecnológico substitui a bússola e traça rotas de viagem na atualidade?
  • Explique para os alunos que o termo “grandes navegações” usado no vídeo é um termo eurocêntrico, que supervaloriza o processo de busca por riquezas e muitas vezes não permite àqueles que o utilizam perceber que nas conquistas feitas pelos europeus, pessoas foram escravizadas, povos indígenas e africanos foram dizimados. Deixe bem claro para os alunos essa questão. O processo foi de expansão marítima com interesses bem definidos.

Em seguida, apresente a imagem de uma carta náutica de 1504 (Pedro Reinel) para os alunos e converse com eles sobre a mesma:

  • O que é uma carta náutica? (As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação. Podemos comparar uma carta náutica a um mapa geográfico com rotas terrestres)
  • Observem que há várias linhas traçadas em diferentes direções. Estas linhas delimitam regiões. Que mais observamos na imagem?
  • Que importância tiveram os conhecimentos dos povos do passado para construirmos o conhecimento que temos hoje nas rotas e transportes fluviais?
  • Qual foi a dificuldade que levou os portugueses a buscarem novas rotas de navegação?
  • Como vocês pensam que esses mapas eram feitos?

Em seguida, disponibilize tablets, notebooks, acesso à computadores em sala ou laboratório ou o uso de aparelhos celulares para que os alunos façam uma leitura do material disponível no endereço: http://historiasemlimites.com.br/wp/expansao- maritima-e-comercial-europeia/ (Acesso em 18/03/2019).

Diga para os alunos, que além dos portugueses, os espanhóis também buscaram conquistar novos mundos. Pergunte aos alunos se além da chegada dos portugueses ao Brasil, eles conhecem outras consequências da expansão marítima europeia. Fale sobre Colombo e a América, que os espanhóis também se destacaram na busca à terras ainda não exploradas e que, em ambos os casos, para trazer à essas terras aquilo que chamavam de “colonização”, dizimaram os povos nativos, usaram a escravização de pessoas como mão-de-obra na exploração de riquezas.

Peça para que os alunos registrem aspectos relacionados às causas que levaram a Europa a investir na expansão marítima e as principais consequências da mesma para a África, para o Brasil, e após organize uma conversa sobre o assunto:

  • O que quer dizer “intenso processo inflacionário”? Por que isso ocorreu com os metais extraídos do novo mundo?
  • Alguém poderia explicar a relação que existe entre a busca pelo lucro e os dois últimos tópicos do texto: tráfico negreiro e sistema escravagista na América e dizimação da cultura e dos povos americanos e africanos?

(Caso os alunos não consigam estabelecer a relação, explique que quando o objetivo é a busca pelo lucro na competição entre países que, recursos como a escravização de pessoas, a dizimação de povos, de culturas são usados por aqueles que desejam a vitória na competição entre países. E que no caso do Brasil, os povos dizimados foram os indígenas e os africanos e tudo isso em nome da ganância humana).

Fonte da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Reinel_1504.jpg Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, da Marinha do Brasil, encontramos a definição completa de carta náutica com uma reflexão sobre sua importância para os navegadores.

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav-cartas-nauticas/cartas-nauticas Acesso em 13/03/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds , (Acesso em 12 de Março de 2019), aos alunos e peça que eles anotem o máximo de informações possível, pois que muitas delas serão retomadas num jogo de cartas ainda nesta aula.

Após a exibição do vídeo, medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • Como os seres humanos pensavam ser o planeta até o século XV? (Não sabiam que tinha forma arredondada e acreditavam que o mundo era formado somente pelos continentes da África, Ásia e Europa).
  • Quais eram os principais produtos transportados e comercializados entre os povos no século XV?
  • Que conhecimentos era necessário ter para navegar? Que invenções dos povos antigos, aperfeiçoadas pelos árabes foram usadas pelos portugueses?
  • Todos conhecem uma bússola e sua utilidade para a navegação? Que equipamento tecnológico substitui a bússola e traça rotas de viagem na atualidade?

Em seguida, apresente a imagem de uma carta náutica de 1504 (Pedro Reinel) para os alunos e converse com eles sobre a mesma:

  • O que é uma carta náutica? (As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação. Podemos comparar uma carta náutica a um mapa geográfico com rotas terrestres)
  • Observem que há várias linhas traçadas em diferentes direções. Estas linhas delimitam regiões. Que mais observamos na imagem?
  • Que importância tiveram os conhecimentos dos povos do passado para construirmos o conhecimento que temos hoje nas rotas e transportes fluviais?
  • Qual foi a dificuldade que levou os portugueses a buscarem novas rotas de navegação?
  • Como vocês pensam que esses mapas eram feitos?

Em seguida, disponibilize tablets, notebooks, acesso à computadores em sala ou laboratório ou o uso de aparelhos celulares para que os alunos façam uma leitura do material disponível no endereço: http://historiasemlimites.com.br/wp/expansao- maritima-e-comercial-europeia/ (Acesso em 18/03/2019).

Diga para os alunos, que além dos portugueses, os espanhóis também buscaram conquistar novos mundos.

Pergunte aos alunos se além da chegada dos portugueses ao Brasil, eles conhecem outras consequências da expansão marítima europeia. Fale sobre Colombo e a América, que os espanhóis também se destacaram na busca por terras ainda não exploradas e que, em ambos os casos, para trazer à essas terras aquilo que chamavam de “colonização”, dizimaram os povos nativos, usaram a escravização de pessoas como mão-de-obra na exploração de riquezas.

Peça para que os alunos registrem aspectos relacionados às causas que levaram a Europa a investir na expansão marítima e as principais consequências da mesma para a África, para o Brasil, e após organize uma conversa sobre o assunto:

  • O que quer dizer “intenso processo inflacionário”? Por que isso ocorreu com os metais extraídos do novo mundo?
  • Alguém poderia explicar a relação que existe entre a busca pelo lucro e os dois últimos tópicos do texto: tráfico negreiro e sistema escravista na América e dizimação da cultura e dos povos americanos e africanos?

(Caso os alunos não consigam estabelecer a relação, explique que quando o objetivo é a busca pelo lucro na competição entre países que, recursos como a escravização de pessoas, a dizimação de povos, de culturas são usados por aqueles que desejam a vitória na competição entre países. E que no caso do Brasil, os povos dizimados foram os indígenas e os africanos e tudo isso em nome da ganância humana).

Fonte da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Reinel_1504.jpg Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, da Marinha do Brasil, encontramos a definição completa de carta náutica com uma reflexão sobre sua importância para os navegadores.

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav-cartas-nauticas/cartas-nauticas Acesso em 13/03/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Imprima o material complementar, recorte e cole as cartas em papel mais firme, como papel cartão, por exemplo. Convide os alunos a jogarem o jogo: A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA.

Entregue uma cópia das cartas e das regras para cada grupo que, conforme orientação anterior, deve ter 4 ou 5 alunos.

As cartas devem ficar empilhadas do centro da mesa. Cada grupo deve ser orientado a obedecer o sentido horário para passar a vez ou fazer a pergunta ao colega. Após ler as regras com os alunos e fazer as orientações, pergunte se todos compreenderam e peça para que os alunos disputem no “par ou ímpar” quem começa a jogar.

Após o jogo, medeie uma rápida conversa com os alunos:

  • O que aprendemos nesta aula?
  • As rotas marítimas utilizadas pelos europeus no século XV tem relação com a história do Brasil? Qual?
  • O comércio e a busca de controle do mesmo foram os elementos que motivaram a expansão marítima. E hoje, o que transportamos pelas rotas marítimas? (Fale de produtos, alimentos, pessoas e que esse meio de transporte é usado tanto em navegações internas, pelos rios de nosso país, quando externas em transportes e cruzeiros).
  • E depois da chegada dos portugueses ao Brasil, como essas rotas marítimas passaram a ser usadas por aqueles que vieram viver aqui? (Transporte do pau-brasil, açúcar e outras riquezas extraídas do nosso país, bem como o transporte de pessoas, imigrantes, produtos portugueses …)

É importante que os alunos compreendam como a expansão marítima europeia impactou a nossa história e de outros povos. É importante ressaltar que o Brasil não foi descoberto. Que aqui viviam os povos indígenas que foram dizimados com a chegada dos europeus e que para extrair riquezas a mão de obra utilizada foi baseada na escravização de pessoas. Que a história da África, portanto, também foi impactada de maneira negativa pela expansão marítima europeia.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8K7AhMtyhtmCFyXREmF3Uem2vNTgtwDW3Pw2zCFjP8b2NMpdw3pCEaXjjK3g/his4-07und01-sistematizacao.pdf


Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor digital, material impresso (jogo de cartas), lápis, folhas de sulfite, quadro, marcador para quadro, papel cartão, cola, tesoura, celulares ou tablets ou notebooks ou computadores em sala.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdKA65z2F9UbVkyRZEwxbcWe6TRsdrmtX9FVJpu6X3zqFWpbjgVctsZMpF6V/his4-07und01-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8K7AhMtyhtmCFyXREmF3Uem2vNTgtwDW3Pw2zCFjP8b2NMpdw3pCEaXjjK3g/his4-07und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste artigo, são apresentados alguns aspectos importantes sobre o comércio de especiarias do século XV:

https://historiadigital.org/curiosidades/5-especiarias-usadas-durante-a-expansao-maritima/Acesso em 14/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula para os alunos.

Peça para um dos alunos ler o objetivo e converse com os mesmos:

  • De que assunto vai tratar nossa aula?
  • Que relação pode existir entre um comércio de alimentos e a história do Brasil?
  • Alguém sabe dizer o que foi o processo de expansão marítima europeia? (Conte um pouco aos alunos dizendo que foi uma época da história em que os europeus buscavam explorar o globo terrestre em busca de novas terras e do domínio do comércio e que trouxe consequências para a África e para o Brasil, como a dizimação dos povos indígenas, a escravização de pessoas… e que esse período está relacionado ao trecho “busca por riquezas e especiarias” no objetivo).
  • Alguém sabe o que quer dizer o termo “América Portuguesa”? (Caso os alunos não saibam, explique que esse termo se refere ao Brasil quando ainda não tinha recebido esse nome e que era tido como o Novo Mundo pelos portugueses, ou seja, podemos dizer América Portuguesa pelo fato de os portugueses terem chegado aqui e se apropriado de um espaço que pertencia a outros povos, os indígenas, que foram completamente ignorados na busca por riquezas e conquista de novas terras).

Para você saber mais:

Neste link a autora Vanessa de Souza, apresenta um artigo sobre a relação existente entre a expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil.

http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asgrandesnavegacoeseodescobrimentodobrasil.pdf Acesso em 14 de Março de 2019.

Neste link, mapas mostram as rotas da expansão marítima europeia desde 1500, em imagens ricas em informação.

https://atlas.fgv.br/marcos/grandes-navegacoes/mapas/grandes-navegacoes Acesso em 14 de Março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

Organize a sala em grupos com quatro ou cinco alunos.

Apresente as imagens para os alunos e medeie uma conversa sobre as mesmas:

  • Vocês já pararam para pensar em quantos meios de transporte existem?
  • Cada um deles, surgido em épocas diferentes, veio para atender às necessidades do ser humano, certo? Que necessidades? (transportar pessoas, alimentos, produtos…)
  • Para utilização de cada meio de transporte, o ser humano precisou desenvolver conhecimentos específicos. O que é preciso saber para conduzir cada um dos meios de transporte mostrados nas imagens? (As respostas dos alunos devem ser bem diversificadas como, possuir habilitação, saber pilotar um avião, conhecer estradas, usar gps, computador de bordo…)
  • E o que é preciso para o funcionamento e deslocamento de cada meio de transporte? ( As respostas devem ser estradas, ferrovias, rotas… complemente as respostas dos alunos, caso necessário).
  • E como será que o ser humano construiu esses conhecimentos ao longo do tempo? Quais foram os meios de transporte usados na antiguidade? (Permita que os alunos apresentem suas hipóteses, fale do uso de animais, como cavalos, camelos, carroças, caravelas, navios… mas não aprofunde muito as respostas, pois o assunto será tratado com maior abrangência na problematização).
  • Que relação pode haver entre meio de transporte e comércio?
  • Que relação pode haver entre os meios de transporte e a história do Brasil? (É possível que os alunos se reportem tanto ao transporte interno com animais e carroças como também falem das caravelas, mas caso não falem, pergunte como os portugueses chegaram ao Brasil).
  • Vamos voltar ao objetivo da aula e observar que tipo de transporte estudaremos nesta aula e qual sua relação com nossa história?

Fonte das imagens: Banco de imagens Nova Escola. Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdKA65z2F9UbVkyRZEwxbcWe6TRsdrmtX9FVJpu6X3zqFWpbjgVctsZMpF6V/his4-07und01-contexto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds, (Acesso em 12 de Março de 2019), aos alunos e peça que eles anotem o máximo de informações possível, pois que muitas delas serão retomadas num jogo de cartas ainda nesta aula.

Após a exibição do vídeo, medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • Como os seres humanos pensavam ser o planeta até o século XV? (Não sabiam que tinha forma arredondada e
  • acreditavam que o mundo era formado somente pelos continentes da África, Ásia e Europa).
  • Quais eram os principais produtos transportados e comercializados entre os povos no século XV?
  • Que conhecimentos eram necessários ter para navegar? Que invenções dos povos antigos, aperfeiçoadas pelos árabes foram usadas pelos portugueses?
  • Todos conhecem uma bússola e sua utilidade para a navegação? Que equipamento tecnológico substitui a bússola e traça rotas de viagem na atualidade?
  • Explique para os alunos que o termo “grandes navegações” usado no vídeo é um termo eurocêntrico, que supervaloriza o processo de busca por riquezas e muitas vezes não permite àqueles que o utilizam perceber que nas conquistas feitas pelos europeus, pessoas foram escravizadas, povos indígenas e africanos foram dizimados. Deixe bem claro para os alunos essa questão. O processo foi de expansão marítima com interesses bem definidos.

Em seguida, apresente a imagem de uma carta náutica de 1504 (Pedro Reinel) para os alunos e converse com eles sobre a mesma:

  • O que é uma carta náutica? (As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação. Podemos comparar uma carta náutica a um mapa geográfico com rotas terrestres)
  • Observem que há várias linhas traçadas em diferentes direções. Estas linhas delimitam regiões. Que mais observamos na imagem?
  • Que importância tiveram os conhecimentos dos povos do passado para construirmos o conhecimento que temos hoje nas rotas e transportes fluviais?
  • Qual foi a dificuldade que levou os portugueses a buscarem novas rotas de navegação?
  • Como vocês pensam que esses mapas eram feitos?

Em seguida, disponibilize tablets, notebooks, acesso à computadores em sala ou laboratório ou o uso de aparelhos celulares para que os alunos façam uma leitura do material disponível no endereço: http://historiasemlimites.com.br/wp/expansao- maritima-e-comercial-europeia/ (Acesso em 18/03/2019).

Diga para os alunos, que além dos portugueses, os espanhóis também buscaram conquistar novos mundos. Pergunte aos alunos se além da chegada dos portugueses ao Brasil, eles conhecem outras consequências da expansão marítima europeia. Fale sobre Colombo e a América, que os espanhóis também se destacaram na busca à terras ainda não exploradas e que, em ambos os casos, para trazer à essas terras aquilo que chamavam de “colonização”, dizimaram os povos nativos, usaram a escravização de pessoas como mão-de-obra na exploração de riquezas.

Peça para que os alunos registrem aspectos relacionados às causas que levaram a Europa a investir na expansão marítima e as principais consequências da mesma para a África, para o Brasil, e após organize uma conversa sobre o assunto:

  • O que quer dizer “intenso processo inflacionário”? Por que isso ocorreu com os metais extraídos do novo mundo?
  • Alguém poderia explicar a relação que existe entre a busca pelo lucro e os dois últimos tópicos do texto: tráfico negreiro e sistema escravagista na América e dizimação da cultura e dos povos americanos e africanos?

(Caso os alunos não consigam estabelecer a relação, explique que quando o objetivo é a busca pelo lucro na competição entre países que, recursos como a escravização de pessoas, a dizimação de povos, de culturas são usados por aqueles que desejam a vitória na competição entre países. E que no caso do Brasil, os povos dizimados foram os indígenas e os africanos e tudo isso em nome da ganância humana).

Fonte da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Reinel_1504.jpg Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, da Marinha do Brasil, encontramos a definição completa de carta náutica com uma reflexão sobre sua importância para os navegadores.

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav-cartas-nauticas/cartas-nauticas Acesso em 13/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds , (Acesso em 12 de Março de 2019), aos alunos e peça que eles anotem o máximo de informações possível, pois que muitas delas serão retomadas num jogo de cartas ainda nesta aula.

Após a exibição do vídeo, medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • Como os seres humanos pensavam ser o planeta até o século XV? (Não sabiam que tinha forma arredondada e acreditavam que o mundo era formado somente pelos continentes da África, Ásia e Europa).
  • Quais eram os principais produtos transportados e comercializados entre os povos no século XV?
  • Que conhecimentos era necessário ter para navegar? Que invenções dos povos antigos, aperfeiçoadas pelos árabes foram usadas pelos portugueses?
  • Todos conhecem uma bússola e sua utilidade para a navegação? Que equipamento tecnológico substitui a bússola e traça rotas de viagem na atualidade?

Em seguida, apresente a imagem de uma carta náutica de 1504 (Pedro Reinel) para os alunos e converse com eles sobre a mesma:

  • O que é uma carta náutica? (As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação. Podemos comparar uma carta náutica a um mapa geográfico com rotas terrestres)
  • Observem que há várias linhas traçadas em diferentes direções. Estas linhas delimitam regiões. Que mais observamos na imagem?
  • Que importância tiveram os conhecimentos dos povos do passado para construirmos o conhecimento que temos hoje nas rotas e transportes fluviais?
  • Qual foi a dificuldade que levou os portugueses a buscarem novas rotas de navegação?
  • Como vocês pensam que esses mapas eram feitos?

Em seguida, disponibilize tablets, notebooks, acesso à computadores em sala ou laboratório ou o uso de aparelhos celulares para que os alunos façam uma leitura do material disponível no endereço: http://historiasemlimites.com.br/wp/expansao- maritima-e-comercial-europeia/ (Acesso em 18/03/2019).

Diga para os alunos, que além dos portugueses, os espanhóis também buscaram conquistar novos mundos.

Pergunte aos alunos se além da chegada dos portugueses ao Brasil, eles conhecem outras consequências da expansão marítima europeia. Fale sobre Colombo e a América, que os espanhóis também se destacaram na busca por terras ainda não exploradas e que, em ambos os casos, para trazer à essas terras aquilo que chamavam de “colonização”, dizimaram os povos nativos, usaram a escravização de pessoas como mão-de-obra na exploração de riquezas.

Peça para que os alunos registrem aspectos relacionados às causas que levaram a Europa a investir na expansão marítima e as principais consequências da mesma para a África, para o Brasil, e após organize uma conversa sobre o assunto:

  • O que quer dizer “intenso processo inflacionário”? Por que isso ocorreu com os metais extraídos do novo mundo?
  • Alguém poderia explicar a relação que existe entre a busca pelo lucro e os dois últimos tópicos do texto: tráfico negreiro e sistema escravista na América e dizimação da cultura e dos povos americanos e africanos?

(Caso os alunos não consigam estabelecer a relação, explique que quando o objetivo é a busca pelo lucro na competição entre países que, recursos como a escravização de pessoas, a dizimação de povos, de culturas são usados por aqueles que desejam a vitória na competição entre países. E que no caso do Brasil, os povos dizimados foram os indígenas e os africanos e tudo isso em nome da ganância humana).

Fonte da imagem:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Reinel_1504.jpg Acesso em 13/03/2019.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3tSgb2XTCMY2EvNCwSQXBef9WWykA4TMB8FjAkUnUYXeZpJ4FDbQQaVx5qQ/his4-07und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste link, da Marinha do Brasil, encontramos a definição completa de carta náutica com uma reflexão sobre sua importância para os navegadores.

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-segnav-cartas-nauticas/cartas-nauticas Acesso em 13/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

Imprima o material complementar, recorte e cole as cartas em papel mais firme, como papel cartão, por exemplo. Convide os alunos a jogarem o jogo: A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA.

Entregue uma cópia das cartas e das regras para cada grupo que, conforme orientação anterior, deve ter 4 ou 5 alunos.

As cartas devem ficar empilhadas do centro da mesa. Cada grupo deve ser orientado a obedecer o sentido horário para passar a vez ou fazer a pergunta ao colega. Após ler as regras com os alunos e fazer as orientações, pergunte se todos compreenderam e peça para que os alunos disputem no “par ou ímpar” quem começa a jogar.

Após o jogo, medeie uma rápida conversa com os alunos:

  • O que aprendemos nesta aula?
  • As rotas marítimas utilizadas pelos europeus no século XV tem relação com a história do Brasil? Qual?
  • O comércio e a busca de controle do mesmo foram os elementos que motivaram a expansão marítima. E hoje, o que transportamos pelas rotas marítimas? (Fale de produtos, alimentos, pessoas e que esse meio de transporte é usado tanto em navegações internas, pelos rios de nosso país, quando externas em transportes e cruzeiros).
  • E depois da chegada dos portugueses ao Brasil, como essas rotas marítimas passaram a ser usadas por aqueles que vieram viver aqui? (Transporte do pau-brasil, açúcar e outras riquezas extraídas do nosso país, bem como o transporte de pessoas, imigrantes, produtos portugueses …)

É importante que os alunos compreendam como a expansão marítima europeia impactou a nossa história e de outros povos. É importante ressaltar que o Brasil não foi descoberto. Que aqui viviam os povos indígenas que foram dizimados com a chegada dos europeus e que para extrair riquezas a mão de obra utilizada foi baseada na escravização de pessoas. Que a história da África, portanto, também foi impactada de maneira negativa pela expansão marítima europeia.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8K7AhMtyhtmCFyXREmF3Uem2vNTgtwDW3Pw2zCFjP8b2NMpdw3pCEaXjjK3g/his4-07und01-sistematizacao.pdf


Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano