17251
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Baú de memórias

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Baú de memórias

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zNeWeqjVqTQRtcDTYxBKFSHnyQQYeeY6ReE4uppTST3m9zySQSrFFxghxTy/modelo-de-roteiro-de-entrevistas.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acx7mySz3NYkWD2t952FuexVCGzWyWhRcCJsUCXePMQ8GzZzCjp9eTkyzYBE/historia-parte-1.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPCVP73sDgw8x9n37RM3MQKXSf9JpGfQ3Cpr2wXrGDa29sh5rcHe63kb9Uua/historia-parte-2.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3Mh5dHqfdrtM83mfspcbXwWPysvS9eJEa4D2VZAszUpMpyVYhwgmUn8XuZe4/historia-parte-3.pdf

Para você saber mais: Esse plano fala sobre memórias. Usar histórias para ilustrá-las são ferramentas de grande valor. Uma sugestão de leitura interessante é o livro FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para selecionar objetos pessoais e de grupos próximos ao convívio dos alunos para sensibilizá-los sobre as lembranças e memórias que produzimos e guardamos ao longo da vida e como isso impacta o nosso olhar sobre o mundo.

Para você saber mais: Refletir sobre nossas memórias e pensar em toda nossa trajetória pode ajudar bastante na prática de sala de aula. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/10722/formacao-creche-cantigas-memorias-dos-professores Acesso em: 12 de marco de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Previamente solicite que os alunos tragam de casa um objeto que tenha um valor emocional para eles. Pode ser um brinquedo, um paninho, um livro. Porém é importante que esse objeto não tenha uma valor financeiro, para não correr o risco de gerar problemas.

Inicie a aula questionando aos alunos sobre a palavra memória. Nesse momento os alunos ainda não estarão com os seus objetos. Pergunte:

  • O que é memória para você?
  • Você tem memória?
  • Você tem lembranças de algo?
  • Quantas memórias será que nós temos?
  • O que nos faz lembrar e o que no faz esquecer?

Alguns alunos podem responder sobre termos técnicos, outros podem associar a lembranças, outros podem citar algo que tenham visto na TV ou internet. Cada um irá responder o que lhe for mais conveniente. É importante acolher as respostas, você pode ir listando as hipóteses iniciais no quadro.

Em seguida, conte uma história ilustrativa sobre memória. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acx7mySz3NYkWD2t952FuexVCGzWyWhRcCJsUCXePMQ8GzZzCjp9eTkyzYBE/historia-parte-1.pdf

Lembre-se, o objetivo dessas histórias é despertar admiração e curiosidade, por isso abuse das entonações para criar um clima de envolvimento e diversão. Aproveite para se divertir também!

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Após leitura da parte 1 da história, proponha ao grupo um desafio: fazer uma pesquisa com pessoas que frequentam a escola. Podem ser alunos, auxiliares de limpeza, inspetores, cozinheiros, ou qualquer outra pessoa que seja de fácil acesso dentro da escola. Oriente aos alunos a perguntar: “O que é memória para vocês?” “Pense em um objeto para representar essa memória” . Por exemplo, para mim memória é lembrar da minha casa - Objeto: uma chave -

Para acessar um modelo de entrevista clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zNeWeqjVqTQRtcDTYxBKFSHnyQQYeeY6ReE4uppTST3m9zySQSrFFxghxTy/modelo-de-roteiro-de-entrevistas.pdf

Sugira que as perguntas sejam feitas em duplas ou trios para que não fique muito extenso. Em seguida sugira que os alunos apresentem os resultados em rodas, e conversem sobre eles.

  • O que é memória para o seu entrevistado?
  • Todos os entrevistados deram a mesma resposta? Por que você acha que isso aconteceu?
  • Alguma resposta dessa pesquisa, foi similar as nossas respostas do início da aula?

Nesse momento, ressalta com os alunos que cada pessoa vai formar um significado diferente para as memórias/lembranças, pois elas estão muito ligadas a aspectos afetivos.

Para continuar, leia a parte 2 da história. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPCVP73sDgw8x9n37RM3MQKXSf9JpGfQ3Cpr2wXrGDa29sh5rcHe63kb9Uua/historia-parte-2.pdf

Nesse momento peça que os alunos peguem os objetos que foram trazidos de casa. E expliquem o motivo que os levaram a trazer aquele objeto.

  • Por que esse objeto é importante pra você?
  • Quais as histórias que ele conta?
  • A que memórias esse objeto te remete?

Leia a parte 3 da história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3Mh5dHqfdrtM83mfspcbXwWPysvS9eJEa4D2VZAszUpMpyVYhwgmUn8XuZe4/historia-parte-3.pdf

Para você saber mais: Ouvir o outro e se colocar no lugar do outro não é tarefa simples. O exercício de fala e escuta nas rodas de conversa em sala de aula são de grande valor para desenvolver empatia. Para saber um pouco mais sobre a importância da empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 12 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: E jogo da memória, alguém conhece? Entregue papéis previamente cortados em tamanhos iguais.

Peça aos alunos que produzam nos dois papéis desenhos iguais, representando os objetos que trouxeram. Junte todos os desenhos da turma. Para finalizar, jogue com a turma o jogo das memórias. Você pode manter esse jogo na sala como recurso de integração e diversão.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de Sulfite A4 ou cartolinas, materiais riscantes

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zNeWeqjVqTQRtcDTYxBKFSHnyQQYeeY6ReE4uppTST3m9zySQSrFFxghxTy/modelo-de-roteiro-de-entrevistas.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acx7mySz3NYkWD2t952FuexVCGzWyWhRcCJsUCXePMQ8GzZzCjp9eTkyzYBE/historia-parte-1.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPCVP73sDgw8x9n37RM3MQKXSf9JpGfQ3Cpr2wXrGDa29sh5rcHe63kb9Uua/historia-parte-2.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3Mh5dHqfdrtM83mfspcbXwWPysvS9eJEa4D2VZAszUpMpyVYhwgmUn8XuZe4/historia-parte-3.pdf

Para você saber mais: Esse plano fala sobre memórias. Usar histórias para ilustrá-las são ferramentas de grande valor. Uma sugestão de leitura interessante é o livro FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o slide para o grupo. Vamos utilizar essa aula para selecionar objetos pessoais e de grupos próximos ao convívio dos alunos para sensibilizá-los sobre as lembranças e memórias que produzimos e guardamos ao longo da vida e como isso impacta o nosso olhar sobre o mundo.

Para você saber mais: Refletir sobre nossas memórias e pensar em toda nossa trajetória pode ajudar bastante na prática de sala de aula. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/10722/formacao-creche-cantigas-memorias-dos-professores Acesso em: 12 de marco de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Previamente solicite que os alunos tragam de casa um objeto que tenha um valor emocional para eles. Pode ser um brinquedo, um paninho, um livro. Porém é importante que esse objeto não tenha uma valor financeiro, para não correr o risco de gerar problemas.

Inicie a aula questionando aos alunos sobre a palavra memória. Nesse momento os alunos ainda não estarão com os seus objetos. Pergunte:

  • O que é memória para você?
  • Você tem memória?
  • Você tem lembranças de algo?
  • Quantas memórias será que nós temos?
  • O que nos faz lembrar e o que no faz esquecer?

Alguns alunos podem responder sobre termos técnicos, outros podem associar a lembranças, outros podem citar algo que tenham visto na TV ou internet. Cada um irá responder o que lhe for mais conveniente. É importante acolher as respostas, você pode ir listando as hipóteses iniciais no quadro.

Em seguida, conte uma história ilustrativa sobre memória. Disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acx7mySz3NYkWD2t952FuexVCGzWyWhRcCJsUCXePMQ8GzZzCjp9eTkyzYBE/historia-parte-1.pdf

Lembre-se, o objetivo dessas histórias é despertar admiração e curiosidade, por isso abuse das entonações para criar um clima de envolvimento e diversão. Aproveite para se divertir também!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Após leitura da parte 1 da história, proponha ao grupo um desafio: fazer uma pesquisa com pessoas que frequentam a escola. Podem ser alunos, auxiliares de limpeza, inspetores, cozinheiros, ou qualquer outra pessoa que seja de fácil acesso dentro da escola. Oriente aos alunos a perguntar: “O que é memória para vocês?” “Pense em um objeto para representar essa memória” . Por exemplo, para mim memória é lembrar da minha casa - Objeto: uma chave -

Para acessar um modelo de entrevista clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zNeWeqjVqTQRtcDTYxBKFSHnyQQYeeY6ReE4uppTST3m9zySQSrFFxghxTy/modelo-de-roteiro-de-entrevistas.pdf

Sugira que as perguntas sejam feitas em duplas ou trios para que não fique muito extenso. Em seguida sugira que os alunos apresentem os resultados em rodas, e conversem sobre eles.

  • O que é memória para o seu entrevistado?
  • Todos os entrevistados deram a mesma resposta? Por que você acha que isso aconteceu?
  • Alguma resposta dessa pesquisa, foi similar as nossas respostas do início da aula?

Nesse momento, ressalta com os alunos que cada pessoa vai formar um significado diferente para as memórias/lembranças, pois elas estão muito ligadas a aspectos afetivos.

Para continuar, leia a parte 2 da história. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPCVP73sDgw8x9n37RM3MQKXSf9JpGfQ3Cpr2wXrGDa29sh5rcHe63kb9Uua/historia-parte-2.pdf

Nesse momento peça que os alunos peguem os objetos que foram trazidos de casa. E expliquem o motivo que os levaram a trazer aquele objeto.

  • Por que esse objeto é importante pra você?
  • Quais as histórias que ele conta?
  • A que memórias esse objeto te remete?

Leia a parte 3 da história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3Mh5dHqfdrtM83mfspcbXwWPysvS9eJEa4D2VZAszUpMpyVYhwgmUn8XuZe4/historia-parte-3.pdf

Para você saber mais: Ouvir o outro e se colocar no lugar do outro não é tarefa simples. O exercício de fala e escuta nas rodas de conversa em sala de aula são de grande valor para desenvolver empatia. Para saber um pouco mais sobre a importância da empatia acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11869/neurociencia-mostra-como-empatia-muda-relacoes-na-sala-de-aula-e-na-sociedade . Acesso em 12 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: E jogo da memória, alguém conhece? Entregue papéis previamente cortados em tamanhos iguais.

Peça aos alunos que produzam nos dois papéis desenhos iguais, representando os objetos que trouxeram. Junte todos os desenhos da turma. Para finalizar, jogue com a turma o jogo das memórias. Você pode manter esse jogo na sala como recurso de integração e diversão.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano