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Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - O mundo em nossa escola

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre identificar a ancestralidade imigrante dos alunos e dos familiares que integram a comunidade escolar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar se há muitos imigrantes na escola. Esta aula será feita de forma síncrona. A sugestão é o uso do Google Meeet (veja como usar a ferramenta no tutorial disponível aqui). Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula pode ser organizada pelo WhatsApp também, ou você pode adaptá-la para o e-mail. Professor, no Plano de Aula, você pode aprofundar os detalhes de cada etapa. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Agende um dia e horário com a turma. Peça que preparem um espaço em casa para que aula ocorra tranquilamente. Assim que todos estiverem conectados, comente com os alunos que nesta aula eles irão identificar a ancestralidade imigrante dos alunos e dos familiares que integram a comunidade escolar, por meio da realização prévia de um pequeno censo da comunidade escolar e da elaboração e análise de gráficos concebidos a partir dos dados desse censo. Apresente aos alunos o slide disponível aqui, que traz o título e um trecho do artigo "Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras". Após a leitura, pergunte a turma se eles conhecem os alunos e as famílias imigrantes que residem no município e frequentam a comunidade escolar. Ouça as respostas dos alunos e discuta com eles sobre a importância de se reconhecer e acolher esse público na comunidade. Nesse momento, espera-se que eles apresentem considerações relacionadas ao exercício da cidadania, discriminação, valorização das diferenças e da empatia, inclusão e direito à educação, independentemente da nacionalidade dos estudantes. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Inicie a etapa da Problematização perguntando aos alunos quais os desafios que as famílias de imigrantes enfrentam quando chegam ao município. Da mesma forma, questione-os sobre os desafios que os estudantes enfrentam quando se matriculam em uma escola brasileira. Nesse contexto, espera-se que eles comentem que as dificuldades com a língua portuguesa e as diferenças culturais estão entre os principais desafios para as escolas que recebem esses alunos e seus familiares. Na sequência, questione o que a comunidade escolar pode fazer para amenizar essas e outras dificuldades apontadas pela turma. A partir desse questionamento, os alunos podem sugerir encontros e palestras com a comunidade, discussões sobre xenofobia e preconceito, elaboração de placas informativas na língua nativa dos estudantes e seus familiares, realização de feiras culturais com a participação dessas famílias, dentre outras ações. A partir dessa discussão, comente que a realização de um pequeno censo, bem como o estudo sobre as populações imigrantes que compõem a comunidade escolar, estão na base de quaisquer ações realizadas pela escola que visem o acolhimento e a integração, além de superar aquelas dificuldades apontadas pela turma. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e explique que nesta etapa eles irão construir gráficos. Solicite que visitem o site disponível aqui. Professor, você pode indicar outros sites que também ajudem na pesquisa. Solicite que escolham informações do site, interpretem-nas e decidam, em conjunto, qual a melhor forma de representá-las graficamente, isto é, definam se irão elaborar gráficos de linhas, barras, colunas ou setores. Chegou a hora de colocar a mão na massa! Peça que construam gráficos para representar as informações sobre imigrantes no Brasil, e não esqueçam do título e da legenda. Aconselhe-os a organizar e conversar pelo WhatsApp enquanto você os observa pelo Google Meet. Vá orientando e tirando dúvidas dos grupos. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Após a realização das atividades da Ação propositiva, peça que os grupos apresentem seus gráficos e discutam sobre a realidade analisada naquele universo estudado. Para tanto, solicite que os enviem pelo WhatsApp da classe. Questione-os como os gráficos podem contribuir para a sistematização de informações e para um estudo comparativo de diferentes fenômenos e/ou períodos. Para exemplificar, comente que se esses levantamentos fossem realizados há 10 anos, ou ainda daqui a 10 anos, certamente as informações coletadas seriam diferentes. Em função disso, a elaboração de gráficos, além da análise, também é significativa para a clareza e comparação entre diferentes momentos. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre imigrantes disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_02UND04

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.


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