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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Solos e o Plantio

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobre Reconhecer a importância do solo, apresentando algumas de suas características que o tornam propício para o plantio e fundamental para nosso sustento.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Nesta aula os alunos observarão e plantarão mudas de um tempero para serem usados na escola. Para isso você precisará dos seguintes materiais: amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher, com a condição de que um deles seja adequado para plantio (com terra, humus, adubo e umidade adequada). Nós sugerimos que, para mostrar três tipos de solo bem diferentes você separe areia seca, argila e esta terra com adubo. A quantidade de terra deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis (por exemplo de iogurte) vazias que serão o local do plantio das mudas, a princípio. Além das amostras de solo separe as mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. A quantidade também deve ser suficiente para os potinhos (geralmente entre 4 e 6 potes, como serão 3 grupos, separe entre 12 e 18 mudas).

Para a experiência do plantio você também precisará de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno, quadro, giz ou canetão e as imagens da aula, disponíveis no item “material complementar”, logo abaixo

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais: Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:

https://blog.plantei.com.br/maosnaterra-veja-como-cultivar-em-casa/

https://blog.plantei.com.br/como-deve-ser-o-solo-para-o-cultivo-de-hortalicas/

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em complementação aos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03 e GEO02_11UND 04.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta plantado sua própria muda de tempero.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza a imagem deste slide, ou imprima-a para mostrar aos alunos a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que demonstrem como iniciamos o plantio de pequenas mudas.

Em seguida, explique aos alunos que esta foto é o começo de uma grande horta cheia de verduras e legumes. Comente que algumas sementes e mudas podem ser cultivadas dentro de pequenos recipientes para começarem a se desenvolver e, só depois de terem criado pequenas raízes são transportadas para a terra em um espaço maior.

Após esta introdução peça que eles observem a terra na qual estas plantas estão. Permita que eles observem livremente e façam os comentários que acharem pertinentes. Não interfira com proposições que deverão ser feitas no decorrer da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Logo após a observação do solo da foto anterior, projete este slide ou apresente as imagens dele impressa, disponíveis neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte para crianças o que elas veem em cada uma das fotos.

Peça para que elas observem os solos e o que está plantado neles (árvores, arbustos e grama), em seguida pergunte o que eles acham que contribui para que na segunda foto existam mais árvores que na primeira.

Permita que eles respondam livremente, sem interferências e, em seguida, faça a pergunta central que os levará para a próxima etapa: E para plantarmos uma horta? Qual será o solo mais adequado? Vamos descobrir?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Neste momento, você usará os materiais descritos no primeiro slide (amostras de três tipos de terra, mudas de tempero, bandejas de danone vazias, pá, panos, lápis e caderno).

Deixe as amostras de terra em sacos plásticos ou recipientes, não as deixe preparadas nas bandejas, pois isso será tarefa dos alunos. Apenas prepare três espaços, com todos os materiais presentes nele. A única coisa que será diferente e única para cada grupo, será o saco com a terra (cada grupo ficará com um tipo de solo). Porém as mudas, potes e demais materiais serão os mesmos, nas mesmas quantidades para cada um. Coloque todos os materiais, à mostra no local que você achar mais adequado para fazer essa experiência.

Para iniciar a etapa, projete este slide ou imprima a foto presente nele (a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf). Mostre aos alunos dizendo que eles farão a mesma coisa que a garotinha da imagem.

Em seguida, divida a turma em três grupos, de acordo com os critérios que desejar, e dirija-se ao local no qual deixou os materiais preparados.

Peça que os grupos se posicionem nos locais adequados e que observem os materiais. Explique que eles deverão construir uma caixinha de mudas, como a da primeira imagem que observaram (se achar necessário projete a novamente ou mostre-a impressa). Não revele como eles deverão fazer isso, apenas oriente a maneira como deve ficar: Todos os potes da bandeja de iogurte devem conter terra e uma muda.

Deixe que os grupos montem as suas bandejas livremente e somente solicite que eles escrevam observações do que repararam ao longo do plantio, sobre a terra que utilizaram, a muda, a quantidade de água que usaram, se é que precisaram, etc.

Sugerimos três tipos de terra: Argila, areia e terra com adubo. Estas são ideais, pois são bem diferentes entre si e permite que os alunos façam várias observações no momento do plantio e não apenas alguns dias depois, quando forem observar a planta.

Sugerimos também os tipos de plantas e nossa escolha foi pelas mudas de temperos por três motivos: Em primeiro lugar, dá pra observar qual amostra de terra sustentará melhor a planta em pé desde o início. Em segundo lugar, também podemos começar a observar suas transformações e comparar uma muda com a outra desde o primeiro dia. E em terceiro, lugar, as crianças poderão experimentar, comer, enfim, fazer o uso culinário do que plantaram. Contudo, você pode sim, optar por usar sementes, e sugerimos o feijão devido a seu fim alimentício e a facilidade com a qual ele é cultivado em pequenos espaços com rápida germinação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Finalizado o experimento, projete a imagem deste slide ou imprima-a para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Outra alternativa seria desenhar com as crianças o calendário do mês no qual estão ou, se já tiver um calendário na sala de aula, utilizá-lo para contar os dias.

Ao projetar a imagem comente que eles somente poderão fazer a conclusão exata deste experimento com o passar dos dias, pois visualizarão se a planta se desenvolverá ou não.

Porém, você já pode pedir que os alunos compartilhem o que observaram durante o plantio, como: se foi fácil ou difícil cavar o buraco para colocar a muda, se o solo fixou a muda rapidamente, se foi necessário usar água, dentre outras questões.

Após as respostas dos alunos coloque as três bandejas com as mudas na frente deles e peça que eles observem atentamente e respondam se tem alguma ideia do que vai acontecer. Peça que eles digam qual solo acreditam ser o mais adequado e porque. Vocês podem comentar, ainda, o que acontecerá com as plantas dos solos que eles não julgarem adequados.

Por fim, marque no calendário um período de 7 dias para que vocês voltem a observar as plantas. Neste período informe que eles estão livres para aguar as plantas e colocá-las no sol se acharem necessário ou se ainda não estiverem. O período de 7 dias é apenas para constatar o que aconteceu com cada uma delas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Nesta aula os alunos observarão e plantarão mudas de um tempero para serem usados na escola. Para isso você precisará dos seguintes materiais: amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher, com a condição de que um deles seja adequado para plantio (com terra, humus, adubo e umidade adequada). Nós sugerimos que, para mostrar três tipos de solo bem diferentes você separe areia seca, argila e esta terra com adubo. A quantidade de terra deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis (por exemplo de iogurte) vazias que serão o local do plantio das mudas, a princípio. Além das amostras de solo separe as mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. A quantidade também deve ser suficiente para os potinhos (geralmente entre 4 e 6 potes, como serão 3 grupos, separe entre 12 e 18 mudas).

Para a experiência do plantio você também precisará de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno, quadro, giz ou canetão e as imagens da aula, disponíveis no item “material complementar”, logo abaixo

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais: Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:

https://blog.plantei.com.br/maosnaterra-veja-como-cultivar-em-casa/

https://blog.plantei.com.br/como-deve-ser-o-solo-para-o-cultivo-de-hortalicas/

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em complementação aos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03 e GEO02_11UND 04.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta plantado sua própria muda de tempero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza a imagem deste slide, ou imprima-a para mostrar aos alunos a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que demonstrem como iniciamos o plantio de pequenas mudas.

Em seguida, explique aos alunos que esta foto é o começo de uma grande horta cheia de verduras e legumes. Comente que algumas sementes e mudas podem ser cultivadas dentro de pequenos recipientes para começarem a se desenvolver e, só depois de terem criado pequenas raízes são transportadas para a terra em um espaço maior.

Após esta introdução peça que eles observem a terra na qual estas plantas estão. Permita que eles observem livremente e façam os comentários que acharem pertinentes. Não interfira com proposições que deverão ser feitas no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Logo após a observação do solo da foto anterior, projete este slide ou apresente as imagens dele impressa, disponíveis neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte para crianças o que elas veem em cada uma das fotos.

Peça para que elas observem os solos e o que está plantado neles (árvores, arbustos e grama), em seguida pergunte o que eles acham que contribui para que na segunda foto existam mais árvores que na primeira.

Permita que eles respondam livremente, sem interferências e, em seguida, faça a pergunta central que os levará para a próxima etapa: E para plantarmos uma horta? Qual será o solo mais adequado? Vamos descobrir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Neste momento, você usará os materiais descritos no primeiro slide (amostras de três tipos de terra, mudas de tempero, bandejas de danone vazias, pá, panos, lápis e caderno).

Deixe as amostras de terra em sacos plásticos ou recipientes, não as deixe preparadas nas bandejas, pois isso será tarefa dos alunos. Apenas prepare três espaços, com todos os materiais presentes nele. A única coisa que será diferente e única para cada grupo, será o saco com a terra (cada grupo ficará com um tipo de solo). Porém as mudas, potes e demais materiais serão os mesmos, nas mesmas quantidades para cada um. Coloque todos os materiais, à mostra no local que você achar mais adequado para fazer essa experiência.

Para iniciar a etapa, projete este slide ou imprima a foto presente nele (a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf). Mostre aos alunos dizendo que eles farão a mesma coisa que a garotinha da imagem.

Em seguida, divida a turma em três grupos, de acordo com os critérios que desejar, e dirija-se ao local no qual deixou os materiais preparados.

Peça que os grupos se posicionem nos locais adequados e que observem os materiais. Explique que eles deverão construir uma caixinha de mudas, como a da primeira imagem que observaram (se achar necessário projete a novamente ou mostre-a impressa). Não revele como eles deverão fazer isso, apenas oriente a maneira como deve ficar: Todos os potes da bandeja de iogurte devem conter terra e uma muda.

Deixe que os grupos montem as suas bandejas livremente e somente solicite que eles escrevam observações do que repararam ao longo do plantio, sobre a terra que utilizaram, a muda, a quantidade de água que usaram, se é que precisaram, etc.

Sugerimos três tipos de terra: Argila, areia e terra com adubo. Estas são ideais, pois são bem diferentes entre si e permite que os alunos façam várias observações no momento do plantio e não apenas alguns dias depois, quando forem observar a planta.

Sugerimos também os tipos de plantas e nossa escolha foi pelas mudas de temperos por três motivos: Em primeiro lugar, dá pra observar qual amostra de terra sustentará melhor a planta em pé desde o início. Em segundo lugar, também podemos começar a observar suas transformações e comparar uma muda com a outra desde o primeiro dia. E em terceiro, lugar, as crianças poderão experimentar, comer, enfim, fazer o uso culinário do que plantaram. Contudo, você pode sim, optar por usar sementes, e sugerimos o feijão devido a seu fim alimentício e a facilidade com a qual ele é cultivado em pequenos espaços com rápida germinação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Finalizado o experimento, projete a imagem deste slide ou imprima-a para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Outra alternativa seria desenhar com as crianças o calendário do mês no qual estão ou, se já tiver um calendário na sala de aula, utilizá-lo para contar os dias.

Ao projetar a imagem comente que eles somente poderão fazer a conclusão exata deste experimento com o passar dos dias, pois visualizarão se a planta se desenvolverá ou não.

Porém, você já pode pedir que os alunos compartilhem o que observaram durante o plantio, como: se foi fácil ou difícil cavar o buraco para colocar a muda, se o solo fixou a muda rapidamente, se foi necessário usar água, dentre outras questões.

Após as respostas dos alunos coloque as três bandejas com as mudas na frente deles e peça que eles observem atentamente e respondam se tem alguma ideia do que vai acontecer. Peça que eles digam qual solo acreditam ser o mais adequado e porque. Vocês podem comentar, ainda, o que acontecerá com as plantas dos solos que eles não julgarem adequados.

Por fim, marque no calendário um período de 7 dias para que vocês voltem a observar as plantas. Neste período informe que eles estão livres para aguar as plantas e colocá-las no sol se acharem necessário ou se ainda não estiverem. O período de 7 dias é apenas para constatar o que aconteceu com cada uma delas.

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