Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, software para gravação de um vídeo do pátio da escola
- Optativas: Google Classroom, YouTube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Participação
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes elaborarem uma representação espacial em três dimensões a partir de observação do espaço (pátio escolar). Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e informe-os que nesta aula eles conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.
Contextualização (20 minutos)
Envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Contextualize dizendo que Davi gosta muito de trens de verdade e pediu um aos seus pais como presente de aniversário. Contudo, ficou decepcionado com o que recebeu. Questione:
- Por que o menino ficou triste?
- O que ele imaginava ganhar? E o que ele ganhou?
Ouça-os com atenção, mas não antecipe respostas. As observações dessa situação devem permitir perceber que o Davi recebeu um objeto de brinquedo que imita o real.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens do plano original aos alunos. Se necessário, exemplifique:
- Qual objeto poderíamos usar para representar a mesa da nossa sala de aula?
É bem provável que os alunos digam que é possível realizar as representações e que citem exemplos. Diga a eles que será dado início à próxima atividade.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Como estamos vivendo um momento de isolamento social, grave um tour pelos espaços da escola e depois envie as crianças. Explique que elas deverão prestar muita atenção em todos os elementos que estão visualizando. Diga que deverão pensar em objetos para representar os elementos observados e, assim, reproduzir de forma reduzida o espaço da escola. Peça que relatem o que observaram no tour pelo pátio da escola: mesas, cadeiras, bebedouro, vasos de plantas, etc.
Conte aos alunos sobre materiais recicláveis que poderão utilizar para representar os elementos do pátio da escola: caixas de diferentes formatos e tamanhos, tampinhas de refrigerante e etc. Na tabela, no campo “Material utilizado para representação”, oriente que preencham qual recurso poderá ser usado. Essa tabela deve ser feita no caderno.
Peça que eles encontrem um papelão para ser a base (chão) do pátio. Informe à turma que o nome dado a uma representação em miniatura da realidade é maquete e que, neste momento, construirão uma.
Sistematização (60 minutos)
Encaminhe o slide do plano original e realize uma leitura dele, em áudio. Solicite aos alunos que completem a frase indicando o que devemos nos atentar antes e durante a realização de uma maquete, sendo esperado que apresentem as possíveis respostas:
- Observar com atenção o local e os elementos que a ele pertencem
- Procurar materiais que tenham o formato semelhante aquilo que querem representar
- Adequar o tamanho dos objetos ao tamanho do item real
- Posicionar corretamente os objetos de acordo com o local que estão representando
Peça que eles encaminhem as fotos das maquetes que criaram do pátio da escola.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção das maquetes do pátio escolar. Abaixo seguem sugestões de vídeos que podem oferecer ideias para os trabalhos:
- “Como Fazer Uma Super Maquete De Papel”, disponível aqui.
- “Como Fazer uma Casinha de Papel”, disponível aqui.