Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, 5 e 6. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito (imagens aéreas). O link das imagens aéreas usadas neste plano de aula estão disponíveis no material complementar. Além das imagens será necessário o uso de uma cartolina branca, para a atividade final (sistematização).
Material complementar:
Link para a imagem 1 (problematização) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SG8xJePB54ZGgM8P2fsq6xvty3xS9BhJhhKtq8v5HcsdcyKvvQ9pdPEbdbK7/ge02-09und02-problematizacao-imagem-1.pdf
Link para imagem 2 (problematização)
Para você saber mais:
A importância das imagens aéreas em casos como o de Brumadinho. https://institutominere.com.br/blog/geotecnologias-na-resposta-ao-desastre-de-brumadinho
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa representação. Explique que em geografia, quando queremos colocar no papel um desenho sobre o espaço que conhecemos isso é chamado de representação.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. Explique que na geografia podemos representar os espaços de diversas maneiras, uma delas é através de imagens aéreas, quando observamos o espaço escolhido visto de cima. Hoje em dia o uso destas imagens são importantes pois podemos ver grandes áreas, mapeando caminhos e partes da paisagem. Neste caso estamos vendo uma área relativamente pequena (um campo de futebol), mas poderíamos representar um bairro todo e até mesmo uma cidade.
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar a imagem aérea de uma plantação ou de algo que se aproxime mais do espaço em que a escola está inserida.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou apresente a imagem. Pergunte aos alunos o que eles estão vendo. Peça para que tenham atenção aos detalhes da paisagem, tais como: o formato de terreno, possíveis construções etc. A ideia neste momento é que os alunos consigam perceber a imagem a partir de uma perspectiva perpendicular, quando olhamos de cima para baixo. Ou seja, a visão vertical.
Após a análise da imagem, apresente o slide 5, onde encontram-se duas imagens de um campo de futebol a partir de duas perspectivas, agora a visão oblíqua e horizontal, e pergunte aos alunos: Quais mudanças podemos perceber nas imagens? Permita que se expressem livremente.
Explique que a utilização de imagens aéreas é uma ferramenta muito importante em acontecimentos como este, pois consegue mostrar regiões que muitas vezes as pessoas não conseguem chegar num primeiro momento, mas por meio do uso das imagens, rotas alternativas são pensadas facilitando o serviços de busca e salvamento.
Material complementar:
Link para a imagem 1
Link para imagem 2
Link para imagem 3
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Campo_de_futebol_-_panoramio.jpg Acesso em 01 de Maio de 2019
Problematização
Orientações: Projete ou apresente a imagem. Pergunte aos alunos o que eles estão vendo. Peça para que tenham atenção aos detalhes da paisagem, tais como: o formato de terreno, possíveis construções etc. A ideia neste momento é que os alunos consigam perceber a imagem a partir de uma perspectiva perpendicular, quando olhamos de cima para baixo. Ou seja, a visão vertical.
Após a análise da imagem, apresente o slide 5, onde encontram-se duas imagens de um campo de futebol a partir de duas perspectivas, agora a visão oblíqua e horizontal, e pergunte aos alunos: Quais mudanças podemos perceber nas imagens? Permita que se expressem livremente.
Explique que a utilização de imagens aéreas é uma ferramenta muito importante em acontecimentos como este, pois consegue mostrar regiões que muitas vezes as pessoas não conseguem chegar num primeiro momento, mas por meio do uso das imagens, rotas alternativas são pensadas facilitando o serviços de busca e salvamento.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou mostre a imagem e pergunte aos alunos se conhecem este lugar. Explique que a imagem representa uma sala de aula vista de cima. Nela conseguimos perceber a disposição das carteiras, do quadro, da mesa do professor e a entrada da sala.
Em seguida, reproduza no quadro a planta da sala de aula. Se preferir utilize a imagem presente no slide anterior. Após a realização da planta no quadro questione sobre o nome do aluno em cada uma das carteiras presentes na sala. Peça que se localizem em relação à posição da carteira que ocupam, quem ou o que está à sua direita, à esquerda, em frente ou atrás. A medida em que os alunos relatarem os nomes dos colegas ou objetos identificados, busque retomar as noções de lateralidade.
Esclareça que a representação da sala de aula se assemelha a uma planta cartográfica, mas não o é efetivamente, pois não mantém as proporções dos elementos reais.
Como adequar à sua realidade: Se a sala de aula onde este plano de aula for usado utilizar uma outra disposição de carteiras o professor poderá usar outra imagem que retrate melhor a condição da sua sala.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou fale o que está contido nele. Em seguida, proponha aos alunos a construção de uma representação de outro espaço da escola a partir de uma visão vertical. Lance sugestões simulando situações como: e se construíssemos uma representação do pátio visto de cima? Como ficaria a representação do refeitório? Ou a sala dos professores?
Explique que a planta é uma representação onde utilizamos a visão vertical. Ou seja, de cima para baixo. Em seguida, peça para que os alunos exponham aos demais colegas seus desenhos.
No decorrer das apresentações dos desenhos, busque explorar as relações espaciais topológicas, pedindo para que os alunos, a partir de seus desenhos identifiquem o que está a direita? A esquerda? O que está mais próximo de …? O que está mais distante de…?