10326
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Classificando triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Triângulo: tipos e relação aditiva de ângulos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Oleneva Sanches Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_17GEO04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Encerramento

Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o documento que possui as indicações de frases para o jogo “Nós temos! Quem tem?”, você a encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MR2paSTQSrnhy5fT9gV5CR8U58XZHsJvg3qfw5vv7qGB7TVaJ7Br6uB5pJxh/ativaula-mat5-17geo04.pdf. O jogo não precisa ser realizado da forma proposta. Você pode solicitar que os estudantes copiem as perguntas (Quem tem) em seus cadernos e então respondam de acordo com as afirmações (Nós temos) presentes na primeira coluna da tabela.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a classificação dos triângulos de acordo com as medidas de seus lados, de seus ângulos e em relação a soma dos ângulos internos de seus ângulos internos. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula. Compartilhe com os estudantes a construção do GeoGebra (https://www.geogebra.org/m/MSYKSD6w) e solicite que eles a explorem. A experimentação com o GeoGebra pode ajudar a concluir que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180º.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam as afirmações em seus cadernos e complete os espaços com suas respostas.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre característica de triângulos. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a jogarem “Nós temos! Quem tem?”.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_17GEO04

(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas