17235
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Características dos espaço de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobreidentificar e comparar imagens ou fotos de locais de vivência a partir das visões oblíqua, horizontal e vertical

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4 e 5. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito. (fachadas e salas de aula de lugares diferentes no mundo)

Para você saber mais: Sobre o tempo de estudo dos alunos nas escolas ao redor do mundo

https://g1.globo.com/mundo/noticia/tempo-de-estudo-no-brasil-e-inferior-ao-de-paises-de-mercosul-e-brics-aponta-idh.ghtml

acessado em 14 de março de 2019.

Sobre a separação de meninos e meninas em sala de aula

https://novaescola.org.br/conteudo/5323/genero-machismo-separar-meninos-e-meninas acessado em 14 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa um espaço de vivência. Explique que quando pensamos nestes espaços temos um local onde passamos bastante tempo juntos e onde as relações entre as pessoas acontecem (convivência).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. Pergunte que local é esse? Questione quais elementos na imagem nos dão pistas para chegarmos a esta conclusão?

Em seguida aprofunde as reflexões para que possam comparar com o contexto onde estão inseridos. A nossa sala de aula é igual a da foto? Por quê?

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar uma imagem que se aproxime mais das condições atuais da escola em questão.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente as imagens do primeiro slide e faça a pergunta contida nele. Quais as diferenças vocês observam nas duas imagens? Destaque que podemos representar uma paisagem a partir de um ponto de vista, ou seja, do posicionamento de um observador em relação à paisagem. Explique que existem muitas maneiras de se observar um local, uma delas é através da observação de imagens ou fotografias em perspectiva. Ou seja, quando observamos um objeto, uma paisagem de cima e de lado,em uma posição inclinada. Chamamos esta de visão oblíqua.Outras duas formas de observação são: a visão horizontal, quando olhamos um objeto de frente e a visão vertical quando visualizamos de cima para baixo.

Esclareça que quando trabalhamos estes diferentes tipos de visões, devemos prestar atenção aos detalhes das imagens e assim compará-las a partir dos diferentes pontos de vista.

Após esta explanação retome as imagens presente no slide, questionando:Comparando as duas imagens apresentadas o que percebemos de diferente, e de semelhante? Mesmo sem saber o local exato de cada escola podemos descobrir algo sobre o local onde elas estão? Que elementos nas imagens nos dão pistas sobre a possível localização destas escolas?

Registre na lousa as observações feitas pelos alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para os alunos pensarem na escola onde estudam (se não for possível projetar apenas a diga a fala contida nele). Como é a fachada da nossa escola? Será que olhando para a fachada da nossa escola conseguiríamos dizer onde ela fica? E se nos distanciarmos ou nos aproximarmos da fachada da escola, nossas fotos ou desenhos teriam a mesma aparência? Se olharmos em perspectiva? Ou seja se observarmos de forma inclinada?

Em seguida, organize a sala em grupos e entregue uma folha de sulfite A4 dividida ao meio para cada grupo. Peça que desenhem a fachada da escola, oriente-os para a importância dos detalhes. Em seguida, solicite que representem um objeto existente na sala de aula. Oriente que escolham um ponto de vista e representem o objeto a partir do posicionamento escolhido.

Nesse segundo momento seria importante que os grupos representassem objetos diferentes. Quando concluírem, faça um levantamento sobre os objetos escolhidos por eles.

.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou desenhe no quadro imagens a partir de diferentes pontos de vista. Questione sobre as imagens apresentadas. Após o momento de observação peça que identifiquem qual a visão utilizada nas imagens, destacando qual delas utilizou o mesmo ponto de vista do desenho que você realizou da escola.

É importante que construam a percepção de os diferentes pontos de vista nos revelam formas diferentes de observar um mesmo objeto ou paisagem presente no espaço geográfico.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4 e 5. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito. (fachadas e salas de aula de lugares diferentes no mundo)

Para você saber mais: Sobre o tempo de estudo dos alunos nas escolas ao redor do mundo

https://g1.globo.com/mundo/noticia/tempo-de-estudo-no-brasil-e-inferior-ao-de-paises-de-mercosul-e-brics-aponta-idh.ghtml

acessado em 14 de março de 2019.

Sobre a separação de meninos e meninas em sala de aula

https://novaescola.org.br/conteudo/5323/genero-machismo-separar-meninos-e-meninas acessado em 14 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa um espaço de vivência. Explique que quando pensamos nestes espaços temos um local onde passamos bastante tempo juntos e onde as relações entre as pessoas acontecem (convivência).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. Pergunte que local é esse? Questione quais elementos na imagem nos dão pistas para chegarmos a esta conclusão?

Em seguida aprofunde as reflexões para que possam comparar com o contexto onde estão inseridos. A nossa sala de aula é igual a da foto? Por quê?

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar uma imagem que se aproxime mais das condições atuais da escola em questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente as imagens do primeiro slide e faça a pergunta contida nele. Quais as diferenças vocês observam nas duas imagens? Destaque que podemos representar uma paisagem a partir de um ponto de vista, ou seja, do posicionamento de um observador em relação à paisagem. Explique que existem muitas maneiras de se observar um local, uma delas é através da observação de imagens ou fotografias em perspectiva. Ou seja, quando observamos um objeto, uma paisagem de cima e de lado,em uma posição inclinada. Chamamos esta de visão oblíqua.Outras duas formas de observação são: a visão horizontal, quando olhamos um objeto de frente e a visão vertical quando visualizamos de cima para baixo.

Esclareça que quando trabalhamos estes diferentes tipos de visões, devemos prestar atenção aos detalhes das imagens e assim compará-las a partir dos diferentes pontos de vista.

Após esta explanação retome as imagens presente no slide, questionando:Comparando as duas imagens apresentadas o que percebemos de diferente, e de semelhante? Mesmo sem saber o local exato de cada escola podemos descobrir algo sobre o local onde elas estão? Que elementos nas imagens nos dão pistas sobre a possível localização destas escolas?

Registre na lousa as observações feitas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para os alunos pensarem na escola onde estudam (se não for possível projetar apenas a diga a fala contida nele). Como é a fachada da nossa escola? Será que olhando para a fachada da nossa escola conseguiríamos dizer onde ela fica? E se nos distanciarmos ou nos aproximarmos da fachada da escola, nossas fotos ou desenhos teriam a mesma aparência? Se olharmos em perspectiva? Ou seja se observarmos de forma inclinada?

Em seguida, organize a sala em grupos e entregue uma folha de sulfite A4 dividida ao meio para cada grupo. Peça que desenhem a fachada da escola, oriente-os para a importância dos detalhes. Em seguida, solicite que representem um objeto existente na sala de aula. Oriente que escolham um ponto de vista e representem o objeto a partir do posicionamento escolhido.

Nesse segundo momento seria importante que os grupos representassem objetos diferentes. Quando concluírem, faça um levantamento sobre os objetos escolhidos por eles.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide ou desenhe no quadro imagens a partir de diferentes pontos de vista. Questione sobre as imagens apresentadas. Após o momento de observação peça que identifiquem qual a visão utilizada nas imagens, destacando qual delas utilizou o mesmo ponto de vista do desenho que você realizou da escola.

É importante que construam a percepção de os diferentes pontos de vista nos revelam formas diferentes de observar um mesmo objeto ou paisagem presente no espaço geográfico.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano