Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4 e 5. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito. (fachadas e salas de aula de lugares diferentes no mundo)
Para você saber mais: Sobre o tempo de estudo dos alunos nas escolas ao redor do mundo
acessado em 14 de março de 2019.
Sobre a separação de meninos e meninas em sala de aula
https://novaescola.org.br/conteudo/5323/genero-machismo-separar-meninos-e-meninas acessado em 14 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa um espaço de vivência. Explique que quando pensamos nestes espaços temos um local onde passamos bastante tempo juntos e onde as relações entre as pessoas acontecem (convivência).
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. Pergunte que local é esse? Questione quais elementos na imagem nos dão pistas para chegarmos a esta conclusão?
Em seguida aprofunde as reflexões para que possam comparar com o contexto onde estão inseridos. A nossa sala de aula é igual a da foto? Por quê?
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar uma imagem que se aproxime mais das condições atuais da escola em questão.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou apresente as imagens do primeiro slide e faça a pergunta contida nele. Quais as diferenças vocês observam nas duas imagens? Destaque que podemos representar uma paisagem a partir de um ponto de vista, ou seja, do posicionamento de um observador em relação à paisagem. Explique que existem muitas maneiras de se observar um local, uma delas é através da observação de imagens ou fotografias em perspectiva. Ou seja, quando observamos um objeto, uma paisagem de cima e de lado,em uma posição inclinada. Chamamos esta de visão oblíqua.Outras duas formas de observação são: a visão horizontal, quando olhamos um objeto de frente e a visão vertical quando visualizamos de cima para baixo.
Esclareça que quando trabalhamos estes diferentes tipos de visões, devemos prestar atenção aos detalhes das imagens e assim compará-las a partir dos diferentes pontos de vista.
Após esta explanação retome as imagens presente no slide, questionando:Comparando as duas imagens apresentadas o que percebemos de diferente, e de semelhante? Mesmo sem saber o local exato de cada escola podemos descobrir algo sobre o local onde elas estão? Que elementos nas imagens nos dão pistas sobre a possível localização destas escolas?
Registre na lousa as observações feitas pelos alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide e peça para os alunos pensarem na escola onde estudam (se não for possível projetar apenas a diga a fala contida nele). Como é a fachada da nossa escola? Será que olhando para a fachada da nossa escola conseguiríamos dizer onde ela fica? E se nos distanciarmos ou nos aproximarmos da fachada da escola, nossas fotos ou desenhos teriam a mesma aparência? Se olharmos em perspectiva? Ou seja se observarmos de forma inclinada?
Em seguida, organize a sala em grupos e entregue uma folha de sulfite A4 dividida ao meio para cada grupo. Peça que desenhem a fachada da escola, oriente-os para a importância dos detalhes. Em seguida, solicite que representem um objeto existente na sala de aula. Oriente que escolham um ponto de vista e representem o objeto a partir do posicionamento escolhido.
Nesse segundo momento seria importante que os grupos representassem objetos diferentes. Quando concluírem, faça um levantamento sobre os objetos escolhidos por eles.
.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide ou desenhe no quadro imagens a partir de diferentes pontos de vista. Questione sobre as imagens apresentadas. Após o momento de observação peça que identifiquem qual a visão utilizada nas imagens, destacando qual delas utilizou o mesmo ponto de vista do desenho que você realizou da escola.
É importante que construam a percepção de os diferentes pontos de vista nos revelam formas diferentes de observar um mesmo objeto ou paisagem presente no espaço geográfico.