17234
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Uso da água e do solo na agricultura

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobre Reconhecer a importância da água e do solo para a agricultura e os impactos do mau uso desses recursos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e lápis de cor.

Material complementar:

Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Dobraduras para horta 3D: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnRNW7bCqT6egWTbgbH2HMZZckVtjvk6REUMdxKJbCw7kk9mEYMqkTFzrbVn/geo02-07und02-sistematizacao-dobraduras-para-horta-3d.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são agrotóxicos.

Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na água e no solo?

Como adequar à sua realidade: Se você morar na zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm familiares trabalhando no campo, fique à vontade.

Para você saber mais:

https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura

http://ecoa.org.br/agua-contaminada-por-agrotoxicos-na-apa-nascentes-do-rio-paraguai/

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1854556/estudo-sobre-contaminacao-por-agrotoxicos-no-brasil-esta-disponivel-para-download

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>. Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a entender determinados conceitos que sejam mais complexos.

Como adequar à sua realidade: Principalmente se morarem em uma zona urbana, é importante contextualizar o vídeo do Sr João das Alfaces demonstrando como os vegetais que utilizamos no dia a dia são produzidos, de onde vêm e se tem qualidade na sua produção.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=pO-Nk8NsQJg

Este vídeo foi produzido pela Embrapa. Segue descrição: “A pesquisa agropecuária trabalha por alternativas sustentáveis para melhorar a forma de manejar o solo e a água com o objetivo de inovar, melhorar, modernizar e trabalhar o campo de forma a garantir a manutenção e utilização dos recursos naturais.”

Agricultura familiar: https://www.youtube.com/watch?v=z6xAkNPV3QI

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo. Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Depois, numa tempestade de ideias, anote as respostas das crianças no quadro ou num bloco de anotações grande em kraft. Atue como mediador verificando se as hipóteses levantadas serão plausíveis.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Jogo da memória - com imagens de Seu João Feliz e triste, as crianças jogarão e decidirão quais atitudes deixam o Seu João tranquilo em relação à proteção ambiental e consequentemente à sua saúde.

Imprimir as cartas e dividir as crianças em duplas ou grupos de 4 pessoas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: De acordo com as discussões realizadas ao longo da aula e como forma de ajudar o Sr. João a ter novamente uma horta saudável, solicite às crianças que utilizem as figuras disponibilizadas nos grupos e monte a horta. Oriente-as para que reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar essa horta saudável e capaz também de preservar a água e o solo.

Chame a atenção deles para as informações apresentadas no vídeo.

Após concluírem a montagem apresente as propostas para a turma e discuta sobre as escolhas e complementos utilizados por cada grupo.

Material complementar:

No material, estão disponíveis dobraduras para a hortinha ser feita em 3D. Oriente as crianças a utilizar as dobraduras numa folha de papel A4 e complementar a hortinha com ilustrações coloridas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnRNW7bCqT6egWTbgbH2HMZZckVtjvk6REUMdxKJbCw7kk9mEYMqkTFzrbVn/geo02-07und02-sistematizacao-dobraduras-para-horta-3d.pdf

Para você saber mais:

Uma tirinha muito interessante, caso você queira utilizar como enriquecimento. Armandinho/Alexandre Beck:

https://twitter.com/QuebrandoOTabu/status/1014909269370646528

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e lápis de cor.

Material complementar:

Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Dobraduras para horta 3D: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnRNW7bCqT6egWTbgbH2HMZZckVtjvk6REUMdxKJbCw7kk9mEYMqkTFzrbVn/geo02-07und02-sistematizacao-dobraduras-para-horta-3d.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Questione-os se sabem o que são agrotóxicos.

Vocês já ouviram falar de agrotóxicos? Sabem o que são? Para quê e por que são usados? Quais são os impactos do uso de grande quantidade de agrotóxico na água e no solo?

Como adequar à sua realidade: Se você morar na zona rural e quiser aproveitar o depoimento de estudantes que têm familiares trabalhando no campo, fique à vontade.

Para você saber mais:

https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura

http://ecoa.org.br/agua-contaminada-por-agrotoxicos-na-apa-nascentes-do-rio-paraguai/

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1854556/estudo-sobre-contaminacao-por-agrotoxicos-no-brasil-esta-disponivel-para-download

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Exiba o vídeo, disponível aqui <https://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM>. Depois, converse com as crianças sobre ele, se necessário ajudando-as a entender determinados conceitos que sejam mais complexos.

Como adequar à sua realidade: Principalmente se morarem em uma zona urbana, é importante contextualizar o vídeo do Sr João das Alfaces demonstrando como os vegetais que utilizamos no dia a dia são produzidos, de onde vêm e se tem qualidade na sua produção.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=pO-Nk8NsQJg

Este vídeo foi produzido pela Embrapa. Segue descrição: “A pesquisa agropecuária trabalha por alternativas sustentáveis para melhorar a forma de manejar o solo e a água com o objetivo de inovar, melhorar, modernizar e trabalhar o campo de forma a garantir a manutenção e utilização dos recursos naturais.”

Agricultura familiar: https://www.youtube.com/watch?v=z6xAkNPV3QI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos para a água e para o solo. Lembre-as de trechos do vídeo em que o veneno aparece entrando no solo e na água. Pergunte-as o que poderá acontecer à vida nesses ambientes. Depois, numa tempestade de ideias, anote as respostas das crianças no quadro ou num bloco de anotações grande em kraft. Atue como mediador verificando se as hipóteses levantadas serão plausíveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Jogo da memória - com imagens de Seu João Feliz e triste, as crianças jogarão e decidirão quais atitudes deixam o Seu João tranquilo em relação à proteção ambiental e consequentemente à sua saúde.

Imprimir as cartas e dividir as crianças em duplas ou grupos de 4 pessoas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wa24AeKqZwzYWpQFNTA3FUPX7PBbGE7cG7PP2DbUGsDjGppDsxNddq6vBa7z/geo2-07und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: De acordo com as discussões realizadas ao longo da aula e como forma de ajudar o Sr. João a ter novamente uma horta saudável, solicite às crianças que utilizem as figuras disponibilizadas nos grupos e monte a horta. Oriente-as para que reflitam sobre as necessidades dos alimentos e o que é importante para deixar essa horta saudável e capaz também de preservar a água e o solo.

Chame a atenção deles para as informações apresentadas no vídeo.

Após concluírem a montagem apresente as propostas para a turma e discuta sobre as escolhas e complementos utilizados por cada grupo.

Material complementar:

No material, estão disponíveis dobraduras para a hortinha ser feita em 3D. Oriente as crianças a utilizar as dobraduras numa folha de papel A4 e complementar a hortinha com ilustrações coloridas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SnRNW7bCqT6egWTbgbH2HMZZckVtjvk6REUMdxKJbCw7kk9mEYMqkTFzrbVn/geo02-07und02-sistematizacao-dobraduras-para-horta-3d.pdf

Para você saber mais:

Uma tirinha muito interessante, caso você queira utilizar como enriquecimento. Armandinho/Alexandre Beck:

https://twitter.com/QuebrandoOTabu/status/1014909269370646528

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano