GEO2_07UND01 - Poema e atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Extrativismo Mineral e Impactos Ambientais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.
Material complementar:
Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):
Experiência:
Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.
Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.
Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.
Para você saber mais:
Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)
http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/
Uso da água na mineração e outros usos:
http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua
Regulação dos rios - responsáveis
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios
Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o vídeo para os estudantes (disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HAk66YSvEBg.) Depois, converse com as crianças sobre o que compreenderam dele.
O que imaginaram? Como seria esse lugar onde o autor do poema estava?
Pergunte-os se já brincaram assim, como o poeta. Se já como se sentiram? Gostaram? Que sensações viveram?
Se não, gostariam de brincar? O que ouviram no poema que mais gostariam de fazer? Brincar com os bichinhos? Nadar no rio? Ficar ao sol? Deixe que respondam e conversem sobre o poema.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o vídeo, utilize o poema de Manoel de Barros impresso.
Disponível aqui:
A sua realidade definirá sua interação com as crianças. É uma localidade na qual os rios são utilizados diretamente pela população ou se é uma localidade na qual os rios já são inviáveis para uso? Nesse sentido, oriente seus questionamentos ao contexto vivido.
Para você saber mais:
Uma análise do poema de Manoel de Barros:
http://manoeldebarros-infantil.blogspot.com/2016/08/analise-o-menino-e-o-rio.html
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com as crianças:
Por que o rio está diferente nas duas imagens?
O que pode ter ocorrido?
Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra ANTES?
Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra DEPOIS?
Como essa água pode ter ficado tão vermelha?
Será que ela poderá ser utilizada assim?
Que ações das pessoas pode transformar um rio?
Deixe que as crianças estabeleçam suas hipóteses.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Converse com os estudantes a respeito do texto do slide. Questione-os sobre o que são atividades extrativas e impactos ambientais. Deixe-os refletirem a respeito e, se necessário, auxilie-os na resposta.
Converse sobre os impactos que podem ser gerados à água, ao solo, ao ar. Oriente-os sobre o que são as atividades extrativas.
Se achar necessário, aprofunde as discussões com a turma falando que a mineração, por exemplo, utiliza, além do próprio recurso mineral, a água para fazer a separação desse recurso. A agricultura também utiliza a água, a indústria também para tratamento dos efluentes (dos resíduos industriais). Há possibilidade de contaminação do solo, dos lençóis freáticos, do ar… Converse com eles sobre isso e mostre as imagens no próximo slide.
Para você saber mais:
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/O-lado-obscuro-do-modelo-de-desenvolvimento-brasileiro
Ação Propositiva
Orientações: Projete as imagens para as crianças e questione-as:
Qual atividade econômica poderia ter causado modificação no rio?
Vamos fazer uma experiência? Confira o passo a passo:
Para você saber mais:
Aqui, um texto explicativo sobre as barragens de rejeitos e seus impactos:
https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/o-que-e-barragem-de-rejeitos/
Infelizmente, o vídeo aqui disponível é muito triste, mas, se considerar necessário, apresente alguns trechos às crianças:
https://www.youtube.com/watch?v=xSmjaP1cUAk
Reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, BBC:
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos estudantes que ilustrem o rio do poema, onde o menino brincava com os bichinhos e o rio após o desastre do rompimento da barragem. Reflita com eles sobre como devemos utilizar os recursos naturais com sabedoria. Primeiro para que sempre estejam disponíveis e em seguida para não sofrermos as consequências do mau uso, como sofrem as populações afetadas. Em seguida solicite que socializem as informações oralmente para toda turma.
Atividade sugerida:
Como adequar à sua realidade: Temos vários exemplos de atingidos por barragens no Brasil. Se essa é a realidade do seu município, fique à vontade para adaptar o plano à situação vivenciada. O melhor modo de ensinar é através do envolvimento.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_07UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes descrevam os impactos ambientais da atividade extrativa mineral sobre os cursos d’água. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Projete o vídeo para os estudantes (disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HAk66YSvEBg.) Acesso em 25/06/2020.
Depois, converse com as crianças sobre o que compreenderam dele.
O que imaginaram? Como seria esse lugar onde o autor do poema estava? (oriente que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio).
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie as imagens do plano original, e converse com as crianças:
- Por que o rio está diferente nas duas imagens?
- O que pode ter ocorrido?
- Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra ANTES?
- Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra DEPOIS?
- Como essa água pode ter ficado tão vermelha?
- Será que ela poderá ser utilizada assim?
- Que ações das pessoas pode transformar um rio?
Deixe que as crianças estabeleçam suas hipóteses.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie as imagens da ação propositiva, e converse com os estudantes a respeito do texto do slide. Questione-os sobre o que são atividades extrativas e impactos ambientais. Deixe-os refletirem a respeito e, se necessário, auxilie-os na resposta.
Qual atividade econômica poderia ter causado modificação no rio?
Vamos fazer uma experiência? Confira o passo a passo:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Aqui, um texto explicativo sobre as barragens de rejeitos e seus impactos (envie os textos complementares aos estudantes).
- Disponível em: https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/o-que-e-barragem-de-rejeitos/. Acesso em 25/06/2020.
Infelizmente, o vídeo aqui disponível é muito triste, mas, se considerar necessário, apresente alguns trechos às crianças:
- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xSmjaP1cUAk. Acesso em 25/06/2020.
Reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, BBC:
- Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47399659. Acesso em 25/06/2020.
Oriente que as famílias acompanhem os estudantes nessa etapa.
Sistematização (60 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e solicite aos estudantes que ilustrem o rio do poema, onde o menino brincava com os bichinhos e o rio após o desastre do rompimento da barragem. Reflita com eles sobre como devemos utilizar os recursos naturais com sabedoria. Primeiro para que sempre estejam disponíveis e em seguida para não sofrermos as consequências do mau uso, como sofrem as populações afetadas. Em seguida solicite que socializem as informações oralmente para toda turma.
- Atividade sugerida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes no experimento da ação propositiva e no passo a passo da sistematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Descrever os impactos ambientais da atividade extrativa mineral sobre os cursos d’água.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA