17233
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Extrativismo Mineral e Impactos Ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobre Descrever os impactos ambientais da atividade extrativa mineral sobre os cursos d’água

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.

Material complementar:

Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.

Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.

Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.

Para você saber mais:

Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)

http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/

Uso da água na mineração e outros usos:

http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua

Regulação dos rios - responsáveis

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o vídeo para os estudantes (disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HAk66YSvEBg.) Depois, converse com as crianças sobre o que compreenderam dele.

O que imaginaram? Como seria esse lugar onde o autor do poema estava?

Pergunte-os se já brincaram assim, como o poeta. Se já como se sentiram? Gostaram? Que sensações viveram?

Se não, gostariam de brincar? O que ouviram no poema que mais gostariam de fazer? Brincar com os bichinhos? Nadar no rio? Ficar ao sol? Deixe que respondam e conversem sobre o poema.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o vídeo, utilize o poema de Manoel de Barros impresso.

Disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

A sua realidade definirá sua interação com as crianças. É uma localidade na qual os rios são utilizados diretamente pela população ou se é uma localidade na qual os rios já são inviáveis para uso? Nesse sentido, oriente seus questionamentos ao contexto vivido.

Para você saber mais:

Uma análise do poema de Manoel de Barros:

http://manoeldebarros-infantil.blogspot.com/2016/08/analise-o-menino-e-o-rio.html

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças:

Por que o rio está diferente nas duas imagens?

O que pode ter ocorrido?

Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra ANTES?

Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra DEPOIS?

Como essa água pode ter ficado tão vermelha?

Será que ela poderá ser utilizada assim?

Que ações das pessoas pode transformar um rio?

Deixe que as crianças estabeleçam suas hipóteses.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Converse com os estudantes a respeito do texto do slide. Questione-os sobre o que são atividades extrativas e impactos ambientais. Deixe-os refletirem a respeito e, se necessário, auxilie-os na resposta.

Converse sobre os impactos que podem ser gerados à água, ao solo, ao ar. Oriente-os sobre o que são as atividades extrativas.

Se achar necessário, aprofunde as discussões com a turma falando que a mineração, por exemplo, utiliza, além do próprio recurso mineral, a água para fazer a separação desse recurso. A agricultura também utiliza a água, a indústria também para tratamento dos efluentes (dos resíduos industriais). Há possibilidade de contaminação do solo, dos lençóis freáticos, do ar… Converse com eles sobre isso e mostre as imagens no próximo slide.

Para você saber mais:

https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/O-lado-obscuro-do-modelo-de-desenvolvimento-brasileiro

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens para as crianças e questione-as:

Qual atividade econômica poderia ter causado modificação no rio?

Vamos fazer uma experiência? Confira o passo a passo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Para você saber mais:

Aqui, um texto explicativo sobre as barragens de rejeitos e seus impactos:

https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/o-que-e-barragem-de-rejeitos/

Infelizmente, o vídeo aqui disponível é muito triste, mas, se considerar necessário, apresente alguns trechos às crianças:

https://www.youtube.com/watch?v=xSmjaP1cUAk

Reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, BBC:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47399659

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos estudantes que ilustrem o rio do poema, onde o menino brincava com os bichinhos e o rio após o desastre do rompimento da barragem. Reflita com eles sobre como devemos utilizar os recursos naturais com sabedoria. Primeiro para que sempre estejam disponíveis e em seguida para não sofrermos as consequências do mau uso, como sofrem as populações afetadas. Em seguida solicite que socializem as informações oralmente para toda turma.

Atividade sugerida:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade: Temos vários exemplos de atingidos por barragens no Brasil. Se essa é a realidade do seu município, fique à vontade para adaptar o plano à situação vivenciada. O melhor modo de ensinar é através do envolvimento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Duas metades de garrafas pet transparentes com água limpa; aproximadamente 0,1 kg de terra de coloração vermelha; caixas de fósforos de tamanho grande; lápis de cor e lápis de escrever.

Material complementar:

Poema - Manoel de Barros e atividade (ilustração do rio):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Experiência:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma caso não seja possível projetar.

Pergunte às crianças se conhecem algum rio. Se têm lembranças de algum rio que visitaram, se conhecem o rio como foi um dia e se ele mudou atualmente e se sabem o que pode ter causado tais mudanças.

Como adequar à sua realidade: Verifique os rios/córregos existentes na sua cidade, reconheça os nomes e os lugares nos quais eles passam. Colete informações prévias para ajudar na contextualização.

Para você saber mais:

Dossiê do MAB (Movimento dos atingidos por Barragens publicado após 30 dias do crime em Brumadinho)

http://teiapopular.org/mab-publica-dossie-sobre-o-crime-da-vale-em-brumadinho/

Uso da água na mineração e outros usos:

http://conjuntura.ana.gov.br/usoagua

Regulação dos rios - responsáveis

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/gestao-da-agua/saiba-quem-regula/rios

Contextos prévios: A tragédia do rompimento da Barragem da empresa VALE no Córrego do Feijão, distrito de Brumadinho, chocou ao Brasil e ao mundo. Impossível passar despercebida nas salas de aula de todo o Brasil. As crianças podem ou não ter ouvido falar desse acontecimento. Caberá ao professor e professora reconhecer o quanto há de conhecimento dos estudantes dessa temática. Entretanto, não há pré-condição para a aula, apenas bagagem para enriquecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o vídeo para os estudantes (disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=HAk66YSvEBg.) Depois, converse com as crianças sobre o que compreenderam dele.

O que imaginaram? Como seria esse lugar onde o autor do poema estava?

Pergunte-os se já brincaram assim, como o poeta. Se já como se sentiram? Gostaram? Que sensações viveram?

Se não, gostariam de brincar? O que ouviram no poema que mais gostariam de fazer? Brincar com os bichinhos? Nadar no rio? Ficar ao sol? Deixe que respondam e conversem sobre o poema.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o vídeo, utilize o poema de Manoel de Barros impresso.

Disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

A sua realidade definirá sua interação com as crianças. É uma localidade na qual os rios são utilizados diretamente pela população ou se é uma localidade na qual os rios já são inviáveis para uso? Nesse sentido, oriente seus questionamentos ao contexto vivido.

Para você saber mais:

Uma análise do poema de Manoel de Barros:

http://manoeldebarros-infantil.blogspot.com/2016/08/analise-o-menino-e-o-rio.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças:

Por que o rio está diferente nas duas imagens?

O que pode ter ocorrido?

Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra ANTES?

Qual é a cor da água na foto que aparece com a palavra DEPOIS?

Como essa água pode ter ficado tão vermelha?

Será que ela poderá ser utilizada assim?

Que ações das pessoas pode transformar um rio?

Deixe que as crianças estabeleçam suas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Converse com os estudantes a respeito do texto do slide. Questione-os sobre o que são atividades extrativas e impactos ambientais. Deixe-os refletirem a respeito e, se necessário, auxilie-os na resposta.

Converse sobre os impactos que podem ser gerados à água, ao solo, ao ar. Oriente-os sobre o que são as atividades extrativas.

Se achar necessário, aprofunde as discussões com a turma falando que a mineração, por exemplo, utiliza, além do próprio recurso mineral, a água para fazer a separação desse recurso. A agricultura também utiliza a água, a indústria também para tratamento dos efluentes (dos resíduos industriais). Há possibilidade de contaminação do solo, dos lençóis freáticos, do ar… Converse com eles sobre isso e mostre as imagens no próximo slide.

Para você saber mais:

https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/O-lado-obscuro-do-modelo-de-desenvolvimento-brasileiro

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens para as crianças e questione-as:

Qual atividade econômica poderia ter causado modificação no rio?

Vamos fazer uma experiência? Confira o passo a passo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gJJJbW4XT6ZprBKwGKZwxZGSxdN5VVqaMBBUxY8GS3kcsMgmgsExqfD5KT6U/geo2-07und01-experiencia.pdf

Para você saber mais:

Aqui, um texto explicativo sobre as barragens de rejeitos e seus impactos:

https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/o-que-e-barragem-de-rejeitos/

Infelizmente, o vídeo aqui disponível é muito triste, mas, se considerar necessário, apresente alguns trechos às crianças:

https://www.youtube.com/watch?v=xSmjaP1cUAk

Reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, BBC:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47399659

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos estudantes que ilustrem o rio do poema, onde o menino brincava com os bichinhos e o rio após o desastre do rompimento da barragem. Reflita com eles sobre como devemos utilizar os recursos naturais com sabedoria. Primeiro para que sempre estejam disponíveis e em seguida para não sofrermos as consequências do mau uso, como sofrem as populações afetadas. Em seguida solicite que socializem as informações oralmente para toda turma.

Atividade sugerida:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yNWRv7wMeW7M7Bh7mgMbMgrKKn2sb79j7SqVpGZetbc5eV9wcFD8K6BZ4PJ/geo2-07und01-poema-e-atividade.pdf

Como adequar à sua realidade: Temos vários exemplos de atingidos por barragens no Brasil. Se essa é a realidade do seu município, fique à vontade para adaptar o plano à situação vivenciada. O melhor modo de ensinar é através do envolvimento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano