17225
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Atividades Sociais

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer os estabelecimentos e espaços públicos próximos à residência dos estudantes e a escola, relacionando dia e noite a seus respectivos horário de funcionamento.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte o trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula será necessária a impressão de uma tabela para cada aluno colar no seu caderno e ter a sua disposição com os horários de funcionamento dos estabelecimentos do seu bairro. Caso não consiga imprimir, você pode pedir para que os alunos copiem do quadro em seus cadernos.

Material complementar:

Tabela para sistematização do horário de funcionamentos dos estabelecimentos do bairro da escola. Essa tabela pode ser modificada de acordo com o entorno da escola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Imagens para a contextualização para a impressão, caso não consiga projetar em sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gj6znfwcxf6rq9p9ASue5JVSzWbyQbJN9ZRJTH2tXAKeVNFeeetGPAKC8cjX/geo2-06und05-contextualizacao-imagens.pdf

Contextos prévios: Será necessária uma pesquisa anterior dos estabelecimentos existentes no bairro da escola (supermercado, hospital, farmácia, delegacia, parque, entre outros) e o levantamento do horário de funcionamento destes, pelos alunos. Em uma aula anterior divida a tarefa entre a sala, cada um deve trazer para a data marcada o dia e horário de funcionamento dos estabelecimentos escolhidos. A tabela tem espaços vazios para adaptação da realidade da sua escola.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema desta aula e explique que atividades sociais são aquelas que realizamos em grupos no local onde moramos. Por exemplo, vir a escola todos os dias é uma atividade realizada em grupo. Pergunte se alguém pode citar outro exemplo de atividades realizadas em grupos por eles, escute as respostas e confirme se é uma atividade social ou não.

Como adequar à sua realidade: Será necessário que você conheça previamente os estabelecimentos que podem ser abordados nesta aula, caso seu bairro seja pequeno e não apresente muitas opções, você pode expandir para a cidade inteira ou os estabelecimentos mais próximos usados pelos habitantes locais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens, quais são os estabelecimentos e espaços públicos que podem existir neste bairro (Farmácias, hospitais, escolas, mercados, parques, etc.)? Pergunte quem vai ao supermercado com os pais? No fim de semana tem o hábito de ir a um parque próximo de casa andar de bicicleta, brincar, encontrar os amigos? Lembre-os que estas atividades são sociais, assim como as realizadas na escola. Ou seja, os estabelecimentos e espaços públicos pesquisados anteriormente por eles na imagem, são lugares onde acontecem as atividades sociais do bairro.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça a pergunta para a turma e escute as respostas, destaque que alguns estabelecimentos abrem 24h, como exemplo as farmácias e os postos de combustíveis. Relembre que não são todos os estabelecimentos que abrem todos os dias da semana, o que faz com que não tenhamos os produtos que precisamos disponíveis sempre.

Estabeleça estes exemplos para que os alunos lembrem a dinâmica de seus lugares de vivência, possibilitando assim, que conheçam melhor os estabelecimentos e espaços públicos presentes no bairro e as. Destaque a importância do horário de funcionamento pesquisado por eles anteriormente, trazendo exemplos dos estabelecimentos e espaços públicos conhecidos na cidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Coletivamente cada aluno vai preencher sua tabela com as informações que os colegas pesquisaram. Pergunte a importância e qual atividade é realizada em cada estabelecimento, relacionando o horário as atividades desenvolvidas durante o dia, a noite, dias e noites. Assim, todos terão em mãos as informações necessárias sobre seu bairro.

Material complementar

Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos de no máximo 4 pessoas e peça para que escolham um dos estabelecimentos e espaços públicos onde se desenvolvem as atividades sociais estudadas nesta aula. Criem uma cena que acontece nestes locais e os outros. Os grupos devem adivinhar qual estabelecimento foi representado. Ao final da atividade os alunos devem conhecer o horário de funcionamento e para que serve cada estabelecimento e espaço público existente no bairro da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte o trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula será necessária a impressão de uma tabela para cada aluno colar no seu caderno e ter a sua disposição com os horários de funcionamento dos estabelecimentos do seu bairro. Caso não consiga imprimir, você pode pedir para que os alunos copiem do quadro em seus cadernos.

Material complementar:

Tabela para sistematização do horário de funcionamentos dos estabelecimentos do bairro da escola. Essa tabela pode ser modificada de acordo com o entorno da escola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Imagens para a contextualização para a impressão, caso não consiga projetar em sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gj6znfwcxf6rq9p9ASue5JVSzWbyQbJN9ZRJTH2tXAKeVNFeeetGPAKC8cjX/geo2-06und05-contextualizacao-imagens.pdf

Contextos prévios: Será necessária uma pesquisa anterior dos estabelecimentos existentes no bairro da escola (supermercado, hospital, farmácia, delegacia, parque, entre outros) e o levantamento do horário de funcionamento destes, pelos alunos. Em uma aula anterior divida a tarefa entre a sala, cada um deve trazer para a data marcada o dia e horário de funcionamento dos estabelecimentos escolhidos. A tabela tem espaços vazios para adaptação da realidade da sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema desta aula e explique que atividades sociais são aquelas que realizamos em grupos no local onde moramos. Por exemplo, vir a escola todos os dias é uma atividade realizada em grupo. Pergunte se alguém pode citar outro exemplo de atividades realizadas em grupos por eles, escute as respostas e confirme se é uma atividade social ou não.

Como adequar à sua realidade: Será necessário que você conheça previamente os estabelecimentos que podem ser abordados nesta aula, caso seu bairro seja pequeno e não apresente muitas opções, você pode expandir para a cidade inteira ou os estabelecimentos mais próximos usados pelos habitantes locais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens, quais são os estabelecimentos e espaços públicos que podem existir neste bairro (Farmácias, hospitais, escolas, mercados, parques, etc.)? Pergunte quem vai ao supermercado com os pais? No fim de semana tem o hábito de ir a um parque próximo de casa andar de bicicleta, brincar, encontrar os amigos? Lembre-os que estas atividades são sociais, assim como as realizadas na escola. Ou seja, os estabelecimentos e espaços públicos pesquisados anteriormente por eles na imagem, são lugares onde acontecem as atividades sociais do bairro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça a pergunta para a turma e escute as respostas, destaque que alguns estabelecimentos abrem 24h, como exemplo as farmácias e os postos de combustíveis. Relembre que não são todos os estabelecimentos que abrem todos os dias da semana, o que faz com que não tenhamos os produtos que precisamos disponíveis sempre.

Estabeleça estes exemplos para que os alunos lembrem a dinâmica de seus lugares de vivência, possibilitando assim, que conheçam melhor os estabelecimentos e espaços públicos presentes no bairro e as. Destaque a importância do horário de funcionamento pesquisado por eles anteriormente, trazendo exemplos dos estabelecimentos e espaços públicos conhecidos na cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Coletivamente cada aluno vai preencher sua tabela com as informações que os colegas pesquisaram. Pergunte a importância e qual atividade é realizada em cada estabelecimento, relacionando o horário as atividades desenvolvidas durante o dia, a noite, dias e noites. Assim, todos terão em mãos as informações necessárias sobre seu bairro.

Material complementar

Tabela: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos de no máximo 4 pessoas e peça para que escolham um dos estabelecimentos e espaços públicos onde se desenvolvem as atividades sociais estudadas nesta aula. Criem uma cena que acontece nestes locais e os outros. Os grupos devem adivinhar qual estabelecimento foi representado. Ao final da atividade os alunos devem conhecer o horário de funcionamento e para que serve cada estabelecimento e espaço público existente no bairro da escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano