Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte o trabalho com a habilidade EF02GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula será necessária a impressão de uma tabela para cada aluno colar no seu caderno e ter a sua disposição com os horários de funcionamento dos estabelecimentos do seu bairro. Caso não consiga imprimir, você pode pedir para que os alunos copiem do quadro em seus cadernos.
Material complementar:
Tabela para sistematização do horário de funcionamentos dos estabelecimentos do bairro da escola. Essa tabela pode ser modificada de acordo com o entorno da escola: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbMQwdHZ74PNbkccGaukuzSGZTjk3HXKnAgxnFFpdBzNWr9XjFGVYt7hrUFA/geo2-06und05-acao-propositiva-tabela.pdf
Imagens para a contextualização para a impressão, caso não consiga projetar em sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gj6znfwcxf6rq9p9ASue5JVSzWbyQbJN9ZRJTH2tXAKeVNFeeetGPAKC8cjX/geo2-06und05-contextualizacao-imagens.pdf
Contextos prévios: Será necessária uma pesquisa anterior dos estabelecimentos existentes no bairro da escola (supermercado, hospital, farmácia, delegacia, parque, entre outros) e o levantamento do horário de funcionamento destes, pelos alunos. Em uma aula anterior divida a tarefa entre a sala, cada um deve trazer para a data marcada o dia e horário de funcionamento dos estabelecimentos escolhidos. A tabela tem espaços vazios para adaptação da realidade da sua escola.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema desta aula e explique que atividades sociais são aquelas que realizamos em grupos no local onde moramos. Por exemplo, vir a escola todos os dias é uma atividade realizada em grupo. Pergunte se alguém pode citar outro exemplo de atividades realizadas em grupos por eles, escute as respostas e confirme se é uma atividade social ou não.
Como adequar à sua realidade: Será necessário que você conheça previamente os estabelecimentos que podem ser abordados nesta aula, caso seu bairro seja pequeno e não apresente muitas opções, você pode expandir para a cidade inteira ou os estabelecimentos mais próximos usados pelos habitantes locais.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens, quais são os estabelecimentos e espaços públicos que podem existir neste bairro (Farmácias, hospitais, escolas, mercados, parques, etc.)? Pergunte quem vai ao supermercado com os pais? No fim de semana tem o hábito de ir a um parque próximo de casa andar de bicicleta, brincar, encontrar os amigos? Lembre-os que estas atividades são sociais, assim como as realizadas na escola. Ou seja, os estabelecimentos e espaços públicos pesquisados anteriormente por eles na imagem, são lugares onde acontecem as atividades sociais do bairro.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Faça a pergunta para a turma e escute as respostas, destaque que alguns estabelecimentos abrem 24h, como exemplo as farmácias e os postos de combustíveis. Relembre que não são todos os estabelecimentos que abrem todos os dias da semana, o que faz com que não tenhamos os produtos que precisamos disponíveis sempre.
Estabeleça estes exemplos para que os alunos lembrem a dinâmica de seus lugares de vivência, possibilitando assim, que conheçam melhor os estabelecimentos e espaços públicos presentes no bairro e as. Destaque a importância do horário de funcionamento pesquisado por eles anteriormente, trazendo exemplos dos estabelecimentos e espaços públicos conhecidos na cidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Coletivamente cada aluno vai preencher sua tabela com as informações que os colegas pesquisaram. Pergunte a importância e qual atividade é realizada em cada estabelecimento, relacionando o horário as atividades desenvolvidas durante o dia, a noite, dias e noites. Assim, todos terão em mãos as informações necessárias sobre seu bairro.
Material complementar
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos de no máximo 4 pessoas e peça para que escolham um dos estabelecimentos e espaços públicos onde se desenvolvem as atividades sociais estudadas nesta aula. Criem uma cena que acontece nestes locais e os outros. Os grupos devem adivinhar qual estabelecimento foi representado. Ao final da atividade os alunos devem conhecer o horário de funcionamento e para que serve cada estabelecimento e espaço público existente no bairro da escola.