17224
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Meios de transporte e sua funcionalidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar os principais meios de transporte e suas características.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE03) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de papel A4, tesoura, lápis de cor (optativo).

Material complementar:

Ação Propositiva - Jogo da memória https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ywJPcMSbF2cNBZkEqbJ4KSya9CBkXq4azq3nbdME2KM6Bs97J59tuXDdNZ2v/geo2-03und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Para você saber mais:

Alguns links de informações sobre os meios de transporte no Brasil:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/30/Um-panorama-do-transporte-hidrovi%C3%A1rio-no-pa%C3%ADs.-E-por-que-n%C3%A3o-deslanchou

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/12/19/Voos-dom%C3%A9sticos-n%C3%BAmero-de-passageiros-e-companhias-a%C3%A9reas

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os estudantes sobre o tema. Pergunte-os se compreendem o que são meios de transporte. O que significa transportar? Isso é importante? Para quem e por quê? Deixe que pensem um pouco.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o tema, escreva-o no quadro ou fale para as crianças.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças sobre o vídeo. Quem já viu um avião de perto?

Vocês sabiam a história do avião? Já ouviram falar de Santos Dumont?

Temos aviões aqui em nossa cidade? Eles passam por aqui?

Vocês já viram alguma notícia a respeito de aviões?

Que tipo de transporte é o avião? Aéreo, aquático ou terrestre?

No vídeo, o avião conta pra Kika as suas funções, ele pode fazer várias coisas, você se lembra? Quais são as características dele?

Para você saber mais:

A invenção do avião

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/08/Santos-Dumont-inventou-mesmo-o-avi%C3%A3o

Como o avião voa

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-aviao-voa/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em grupos de 4 estudantes, eles farão uma lista (em folha de papel A4 ou no caderno) dos meios de transporte dos quais se lembrarão. Depois irão brincar de imagem e ação. Converse e explique às crianças como funciona o jogo:

As crianças, em seus grupos, farão desenhos ou mímicas (caso apresentem dificuldade para desenhar, poderão recorrer à mímica) para os colegas dos demais grupos adivinharem os meios de transporte das respectivas listas.

O professor irá anotando os meios de transporte lembrados no quadro à medida que as crianças forem acertando.

Procure identificar os meios de transporte da realidade das crianças - eles se modificarão conforme a região em que vocês estão.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, os estudantes irão relacionar os meios de transporte às suas características recortando e colando as cartas e colocando umas ao lado das outras: ilustrações e características.

Ajude-os a identificar as características conforme os meios de transporte.

Adapte, caso necessário, aos transportes utilizados em sua cidade que não estejam no material complementar.

Material complementar

Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ywJPcMSbF2cNBZkEqbJ4KSya9CBkXq4azq3nbdME2KM6Bs97J59tuXDdNZ2v/geo2-03und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Agora, as crianças irão jogar o ‘jogo da memória’ que montaram. Oriente-as a misturar as cartas e virá-las de ponta cabeça. Cada um joga na sua vez - sentido horário e fica com as cartas que acertar ou devolve à posição as cartas que errar. Os colegas verificarão as respostas para dizer quem acertou e quem errou, se precisarem, ajude-os a identificar as características.

Ao final do jogo, faça uma lista no quadro com os meios de transporte encontrados no jogo e peça para as crianças para relatarem o que descobriram e o que já sabiam sobre eles.

Converse com as crianças sobre quais utilizam na maior parte das vezes, quais fazem parte do dia a dia do espaço no qual estão inseridas, quais são mais ou menos rápidos, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE03) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de papel A4, tesoura, lápis de cor (optativo).

Material complementar:

Ação Propositiva - Jogo da memória https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ywJPcMSbF2cNBZkEqbJ4KSya9CBkXq4azq3nbdME2KM6Bs97J59tuXDdNZ2v/geo2-03und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Para você saber mais:

Alguns links de informações sobre os meios de transporte no Brasil:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/30/Um-panorama-do-transporte-hidrovi%C3%A1rio-no-pa%C3%ADs.-E-por-que-n%C3%A3o-deslanchou

https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/12/19/Voos-dom%C3%A9sticos-n%C3%BAmero-de-passageiros-e-companhias-a%C3%A9reas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os estudantes sobre o tema. Pergunte-os se compreendem o que são meios de transporte. O que significa transportar? Isso é importante? Para quem e por quê? Deixe que pensem um pouco.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o tema, escreva-o no quadro ou fale para as crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com as crianças sobre o vídeo. Quem já viu um avião de perto?

Vocês sabiam a história do avião? Já ouviram falar de Santos Dumont?

Temos aviões aqui em nossa cidade? Eles passam por aqui?

Vocês já viram alguma notícia a respeito de aviões?

Que tipo de transporte é o avião? Aéreo, aquático ou terrestre?

No vídeo, o avião conta pra Kika as suas funções, ele pode fazer várias coisas, você se lembra? Quais são as características dele?

Para você saber mais:

A invenção do avião

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/08/Santos-Dumont-inventou-mesmo-o-avi%C3%A3o

Como o avião voa

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-aviao-voa/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em grupos de 4 estudantes, eles farão uma lista (em folha de papel A4 ou no caderno) dos meios de transporte dos quais se lembrarão. Depois irão brincar de imagem e ação. Converse e explique às crianças como funciona o jogo:

As crianças, em seus grupos, farão desenhos ou mímicas (caso apresentem dificuldade para desenhar, poderão recorrer à mímica) para os colegas dos demais grupos adivinharem os meios de transporte das respectivas listas.

O professor irá anotando os meios de transporte lembrados no quadro à medida que as crianças forem acertando.

Procure identificar os meios de transporte da realidade das crianças - eles se modificarão conforme a região em que vocês estão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, os estudantes irão relacionar os meios de transporte às suas características recortando e colando as cartas e colocando umas ao lado das outras: ilustrações e características.

Ajude-os a identificar as características conforme os meios de transporte.

Adapte, caso necessário, aos transportes utilizados em sua cidade que não estejam no material complementar.

Material complementar

Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ywJPcMSbF2cNBZkEqbJ4KSya9CBkXq4azq3nbdME2KM6Bs97J59tuXDdNZ2v/geo2-03und01-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Agora, as crianças irão jogar o ‘jogo da memória’ que montaram. Oriente-as a misturar as cartas e virá-las de ponta cabeça. Cada um joga na sua vez - sentido horário e fica com as cartas que acertar ou devolve à posição as cartas que errar. Os colegas verificarão as respostas para dizer quem acertou e quem errou, se precisarem, ajude-os a identificar as características.

Ao final do jogo, faça uma lista no quadro com os meios de transporte encontrados no jogo e peça para as crianças para relatarem o que descobriram e o que já sabiam sobre eles.

Converse com as crianças sobre quais utilizam na maior parte das vezes, quais fazem parte do dia a dia do espaço no qual estão inseridas, quais são mais ou menos rápidos, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano