Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Modelo de tabela:
Modelo de cartão postal:
Link para os mapas:
Maps Google exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens para os estudantes. Se não for possível, imprima e cole as imagens ou busque imagens de locais próximos para fixar na sala e permitir que as crianças comparem com a delas.
O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.
Museu de Arte Moderna da cidade de Recife - Pernambuco
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?
Problematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo?
Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover?
Faça uma tabela (impressa ou no quadro) com as impressões destacadas pelas crianças.
Material complementar
Modelo de tabela:
Problematização
Orientações: Aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento(a) à realidade do espaço vivido.
Se os estudantes mencionarem que se direcionam para a escola de ônibus, pergunte-os como fariam se não tivessem o ônibus para ir à escola ou se já vivenciaram essa situação. Se forem de bicicleta, provoque outra reflexão e siga por aí, comparando diferentes realidades. Fique atento(a) também ao tipo de deslocamento utilizado pelas crianças. Converse sobre os problemas que enfrentam, o que consideram mais desagradável ou difícil. Deixe que deem seu depoimento.
Para você saber mais:
Uso da bicicleta
Transporte urbano - ônibus (cobrador)
Clipe BICICLETA - Toquinho
https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Questione os estudantes se têm conhecidos que moram em outra cidade.
Proponha aos estudantes ilustrar os postais com desenhos autorais ou imagens do dia a dia dos transportes e locomoção na cidade onde vivem e complementar com pequenas frases (Ex: Vou para a escola assim e você, como vai para a escola?) e remeter a destinatários determinados previamente (conforme a possibilidade da escola/estudantes).
Questionar os estudantes sobre:
Para quem é o postal? (destinatário)
O que ilustrarão e escreverão no postal? Conversar e orientar sobre os meios de transporte já identificados em etapas anteriores.
Faça uma lista no quadro com as opções para ilustração.
Oriente os estudantes a respeito do preenchimento do verso do postal. Oriente-os também nas perguntas curtas que farão aos destinatários.
As perguntas deverão relacionar-se ao tema debatido: como é sua cidade? Ela é diferente ou parecida com a minha? Oriente-os a escrever em frases curtas sobre as características da cidade onde vivem e perguntar fazendo comparações: Ex: Minha cidade tem muitos animais nas ruas e a sua? Minha cidade tem ruas bem retinhas, por isso, posso andar de bicicleta e como é na sua cidade? Você pode andar de bike na rua? Etc.
Material complementar
Modelo de cartão postal:
Para você saber mais:
Cartões postais
http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698
Preenchimento do cartão postal:
https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Postal
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam.
Diga-lhes que irá colocá-los no correio. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.
Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa).
Exponha os postais num espaço reservado na sala e posteriormente coloque-os no correio e mostre aos estudantes o comprovante de envio. Estimule-os de modo a aguardarem a resposta, porém, deixe-os preparados para o caso de não receberem.
Após receberem os postais, reserve uma aula para conversarem e compartilharem as respostas identificando os principais meios de transportes, agilidade que ofertam, dificuldades, localização e contexto em que são usados.