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Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Meios de transporte do lugar de vivência

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer diferenças existentes entre os meios de transporte utilizados na conexão entre pessoas, a partir do lugar de vivência.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf

Modelo de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf

Link para os mapas:

Maps Google exemplo:

https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens para os estudantes. Se não for possível, imprima e cole as imagens ou busque imagens de locais próximos para fixar na sala e permitir que as crianças comparem com a delas.

O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.

Link: https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR

Museu de Arte Moderna da cidade de Recife - Pernambuco

Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo?

Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover?

Faça uma tabela (impressa ou no quadro) com as impressões destacadas pelas crianças.

Material complementar

Modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento(a) à realidade do espaço vivido.

Se os estudantes mencionarem que se direcionam para a escola de ônibus, pergunte-os como fariam se não tivessem o ônibus para ir à escola ou se já vivenciaram essa situação. Se forem de bicicleta, provoque outra reflexão e siga por aí, comparando diferentes realidades. Fique atento(a) também ao tipo de deslocamento utilizado pelas crianças. Converse sobre os problemas que enfrentam, o que consideram mais desagradável ou difícil. Deixe que deem seu depoimento.

Para você saber mais:

Uso da bicicleta

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/01/24/Esque%C3%A7a-os-estere%C3%B3tipos.-Saiba-quem-de-fato-usa-a-bicicleta-no-Brasil

Transporte urbano - ônibus (cobrador)

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/04/12/Qual-o-impacto-do-fim-dos-cobradores-de-%C3%B4nibus-segundo-estes-2-especialistas-em-transporte

Clipe BICICLETA - Toquinho

https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Questione os estudantes se têm conhecidos que moram em outra cidade.

Proponha aos estudantes ilustrar os postais com desenhos autorais ou imagens do dia a dia dos transportes e locomoção na cidade onde vivem e complementar com pequenas frases (Ex: Vou para a escola assim e você, como vai para a escola?) e remeter a destinatários determinados previamente (conforme a possibilidade da escola/estudantes).

Questionar os estudantes sobre:

Para quem é o postal? (destinatário)

O que ilustrarão e escreverão no postal? Conversar e orientar sobre os meios de transporte já identificados em etapas anteriores.

Faça uma lista no quadro com as opções para ilustração.

Oriente os estudantes a respeito do preenchimento do verso do postal. Oriente-os também nas perguntas curtas que farão aos destinatários.

As perguntas deverão relacionar-se ao tema debatido: como é sua cidade? Ela é diferente ou parecida com a minha? Oriente-os a escrever em frases curtas sobre as características da cidade onde vivem e perguntar fazendo comparações: Ex: Minha cidade tem muitos animais nas ruas e a sua? Minha cidade tem ruas bem retinhas, por isso, posso andar de bicicleta e como é na sua cidade? Você pode andar de bike na rua? Etc.

Material complementar

Modelo de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf

Para você saber mais:

Cartas https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/06/estudantes-conhecem-novas-realidades-atraves-da-troca-de-cartas-com-escolas-de-outras-regioes-do-pais-cji24iazk07kb01qoib1l7auv.html

Cartões postais

http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698

Preenchimento do cartão postal:

https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Postal

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam.

Diga-lhes que irá colocá-los no correio. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.

Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa).

Exponha os postais num espaço reservado na sala e posteriormente coloque-os no correio e mostre aos estudantes o comprovante de envio. Estimule-os de modo a aguardarem a resposta, porém, deixe-os preparados para o caso de não receberem.

Após receberem os postais, reserve uma aula para conversarem e compartilharem as respostas identificando os principais meios de transportes, agilidade que ofertam, dificuldades, localização e contexto em que são usados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf

Modelo de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf

Link para os mapas:

Maps Google exemplo:

https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens para os estudantes. Se não for possível, imprima e cole as imagens ou busque imagens de locais próximos para fixar na sala e permitir que as crianças comparem com a delas.

O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.

Link: https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR

Museu de Arte Moderna da cidade de Recife - Pernambuco

Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo?

Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover?

Faça uma tabela (impressa ou no quadro) com as impressões destacadas pelas crianças.

Material complementar

Modelo de tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento(a) à realidade do espaço vivido.

Se os estudantes mencionarem que se direcionam para a escola de ônibus, pergunte-os como fariam se não tivessem o ônibus para ir à escola ou se já vivenciaram essa situação. Se forem de bicicleta, provoque outra reflexão e siga por aí, comparando diferentes realidades. Fique atento(a) também ao tipo de deslocamento utilizado pelas crianças. Converse sobre os problemas que enfrentam, o que consideram mais desagradável ou difícil. Deixe que deem seu depoimento.

Para você saber mais:

Uso da bicicleta

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/01/24/Esque%C3%A7a-os-estere%C3%B3tipos.-Saiba-quem-de-fato-usa-a-bicicleta-no-Brasil

Transporte urbano - ônibus (cobrador)

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/04/12/Qual-o-impacto-do-fim-dos-cobradores-de-%C3%B4nibus-segundo-estes-2-especialistas-em-transporte

Clipe BICICLETA - Toquinho

https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Questione os estudantes se têm conhecidos que moram em outra cidade.

Proponha aos estudantes ilustrar os postais com desenhos autorais ou imagens do dia a dia dos transportes e locomoção na cidade onde vivem e complementar com pequenas frases (Ex: Vou para a escola assim e você, como vai para a escola?) e remeter a destinatários determinados previamente (conforme a possibilidade da escola/estudantes).

Questionar os estudantes sobre:

Para quem é o postal? (destinatário)

O que ilustrarão e escreverão no postal? Conversar e orientar sobre os meios de transporte já identificados em etapas anteriores.

Faça uma lista no quadro com as opções para ilustração.

Oriente os estudantes a respeito do preenchimento do verso do postal. Oriente-os também nas perguntas curtas que farão aos destinatários.

As perguntas deverão relacionar-se ao tema debatido: como é sua cidade? Ela é diferente ou parecida com a minha? Oriente-os a escrever em frases curtas sobre as características da cidade onde vivem e perguntar fazendo comparações: Ex: Minha cidade tem muitos animais nas ruas e a sua? Minha cidade tem ruas bem retinhas, por isso, posso andar de bicicleta e como é na sua cidade? Você pode andar de bike na rua? Etc.

Material complementar

Modelo de cartão postal:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf

Para você saber mais:

Cartas https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2018/06/estudantes-conhecem-novas-realidades-atraves-da-troca-de-cartas-com-escolas-de-outras-regioes-do-pais-cji24iazk07kb01qoib1l7auv.html

Cartões postais

http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698

Preenchimento do cartão postal:

https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Postal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam.

Diga-lhes que irá colocá-los no correio. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.

Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa).

Exponha os postais num espaço reservado na sala e posteriormente coloque-os no correio e mostre aos estudantes o comprovante de envio. Estimule-os de modo a aguardarem a resposta, porém, deixe-os preparados para o caso de não receberem.

Após receberem os postais, reserve uma aula para conversarem e compartilharem as respostas identificando os principais meios de transportes, agilidade que ofertam, dificuldades, localização e contexto em que são usados.

Slide Plano Aula

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