Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail, celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Art Project
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O plano de aula tem por objetivo que alunos identifiquem hábitos culturais e comparem as atividades realizadas nos seus locais de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Encaminhe o slide com o tema da aula que consta no plano de aula original aos alunos. Questione o que eles costumam fazer nas horas vagas. Eles fazem sempre as mesmas atividades? Explique o conceito de hábito como algo que fazemos repetidas vezes ao longo do dia, semana, mês ou ano.
Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio. Para aplicação desta aula, você vai precisar encaminhar os questionários de hábitos culturais para que os alunos respondam de forma virtual ou registrem no caderno.
Contextualização (20 minutos)
Segundo uma pesquisa do Datafolha, os brasileiros têm como hábito cultural a leitura e o cinema, principalmente. Sendo assim, contextualize o assunto, utilizando as imagens e a informação disponível no plano original. O material que encontra-se disponível aqui.
Problematização (20 minutos)
Envie um áudio ou vídeo (se puder o faça caracterizado) em algum cenário que lembre o tema da aula. Pergunte quais são os hábitos culturais dos alunos. A partir da ação propositiva, dados serão levantados para a resolução desse questionamento. Se sua cidade apresenta alguma festa típica, grupo de teatro ou qualquer outra atividade cultural marcante, acrescente no questionário.
Ação propositiva
A atividade deverá ser realizada de forma assíncrona. Previamente, organize a turma em grupos. Diga que eles terão que se reunir por meio de uma chamada de vídeo para esta etapa.
Envie o questionário disponível aqui aos alunos. Se preferir, adapte-o utilizando o Google Formulários. Peça que eles respondam de acordo com o que fazem nas horas livres e a frequência que costumam ir a esses lugares. Ao final, peça para que eles descubram quais são os dois principais hábitos culturais do grupo. Quais das atividades mais apareceram nas respostas e quais em maior frequência?
Oriente que no encontro virtual eles discutam o que inserir na tabela e que um aluno fique responsável por preenchê-la e encaminhá-la com as respostas do grupo para você. Aproveite as habilidades das crianças.
Sistematização (30 minutos)
Alguns alunos podem nunca ter ido ao teatro, museu ou cinema. Alguns podem não apresentar o hábito da leitura. Enfim, algumas atividades podem nunca ter sido realizadas pela turma. Tendo isso em vista, peça para que cada grupo pense em atividades que poderiam ser realizadas dentro da própria escola ou fora, através de uma excursão. Ao final, eles devem apresentar sua proposta.
Incentive que façam esse planejamento e combine que ele será realizado assim que as aulas voltarem a acontecer de forma presencial. Fale da importância do planejamento para o retorno.
Dependendo da realidade da sua escola, você pode pensar em algumas alternativas para as propostas dos alunos. Existem peças e museus gratuitos, festas típicas na cidade ou até mesmo na própria escola. Você pode realizar um dia de leitura com outras salas. O importante é estimular o desenvolvimento dos hábitos culturais.
Convite às famílias
Oriente que neste momento os alunos poderão explorar uma diversidade de museus. Separamos oito museus de diversos locais do globo que oferecem o serviço de visitação online. Para conhecê-los, clique aqui.
Além dessa lista, outra dica é acessar aqui o Google Art Project, que reúne o acervo de 250 instituições de todo o mundo. Entre os lugares que compõem a iniciativa estão o Museu de Arte Islâmica do Catar, a Galeria Nacional de Arte Moderna da Índia e os brasileiros Pinacoteca do Estado de São Paulo, Inhotim e Museu de Arte de São Paulo (Masp).