17222
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Hábitos Culturais

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecer a origem familiar e comparar os costumes dos alunos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para aplicação desta aula você vai precisar imprimir os questionários de hábitos culturais para os alunos responderem em aula, caso não consiga imprimir você pode passar no quadro e solicitar que os alunos copiem no caderno.

Material complementar:

Modelo de questionário para levantamento de informações sobre os hábitos culturais dos alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u5yEM6suWayZ49tpaveWvqAW8e64Z99j64wqxxVaPwE8nBXfhqjAzVrEhSCy/geo2-02und02-acao-propositiva-questionario.pdf

Imagens para a contextualização, caso você não tennha disponível um retroprojetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8uAjj4j5AzR27VVYRRArvWSGsdVqFut8ET9np4CSvWXVs8mYVdx3Znd2eSg3/geo2-02und02-contextualizacao-imagens.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos o que eles costumam fazer nas horas vagas? Eles costumam fazer sempre as mesmas atividades? Explique o conceito de hábito como algo que fazemos repetidas vezes ao longo do dia, semana, mês ou ano.

Para você saber mais: Existem hábitos positivos e negativos, por exemplo comer doce toda hora é um hábito negativo, pois pode gerar diabetes, cáries e obesidade. E existem hábitos positivos como ir a estabelecimentos culturais para lazer e diversão.

Neste link há mais informações sobre o conceito de hábito: https://conceitos.com/habito/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Segundo uma pesquisa do Datafolha, os brasileiros tem como hábito cultural a leitura e o cinema principalmente. Sendo assim, contextualize o assunto utilizando as imagens e a informação disponível no slide, caso não tenha retroprojetor, imprima as imagens.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8uAjj4j5AzR27VVYRRArvWSGsdVqFut8ET9np4CSvWXVs8mYVdx3Znd2eSg3/geo2-02und02-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Mais informações sobre a pesquisa dos hábitos culturais do Brasil: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-explora-os-habitos-culturais-do-brasileiro-em-12-capitais,70002412955

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Quais são os hábitos culturais dos alunos? A partir da ação propositiva, dados serão levantados para a resolução deste questionamento.

Como adequar à sua realidade: Se sua cidade apresenta alguma festa típica, grupo de teatro ou qualquer outra atividade cultural marcante acrescente no questionário dos alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Em grupos, entregue os questionários impressos para cada aluno ou passe no quadro para que eles copiem e respondam no caderno. Peça para que eles respondam de acordo com o que eles fazem nas horas livres e a frequência que costumam ir à esses lugares. Ao final, peça para que eles descubram quais são os dois principais hábitos culturais do grupo. Quais das atividades mais apareceu nas respostas e quais em maior frequência?

Material complementar

Questionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u5yEM6suWayZ49tpaveWvqAW8e64Z99j64wqxxVaPwE8nBXfhqjAzVrEhSCy/geo2-02und02-acao-propositiva-questionario.pdf

Como adequar à sua realidade: Se sua cidade apresenta alguma festa popular, grupo de teatro ou qualquer outra atividade cultural marcante acrescente no questionário dos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Alguns alunos podem nunca ter ido ao teatro ou cinema, alguns podem não apresentar o hábito da leitura, enfim algumas atividades podem nunca ter sido realizada pela maioria dos alunos. Peça para que cada grupo pense em quais atividades poderiam ser realizadas pela escola, dentro da própria escola ou fora, através de uma excursão. Ao final peça para que cada grupo apresente sua proposta.

Como adequar à sua realidade: Dependendo da realidade da sua escola você pode pensar em algumas alternativas para as propostas dos alunos, existem peças e museus gratuitos, festas típicas na própria cidade ou até mesmo na própria escola você pode realizar um dia da leitura com outras salas. O importante é estimular o desenvolvimento dos hábitos culturais dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para aplicação desta aula você vai precisar imprimir os questionários de hábitos culturais para os alunos responderem em aula, caso não consiga imprimir você pode passar no quadro e solicitar que os alunos copiem no caderno.

Material complementar:

Modelo de questionário para levantamento de informações sobre os hábitos culturais dos alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u5yEM6suWayZ49tpaveWvqAW8e64Z99j64wqxxVaPwE8nBXfhqjAzVrEhSCy/geo2-02und02-acao-propositiva-questionario.pdf

Imagens para a contextualização, caso você não tennha disponível um retroprojetor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8uAjj4j5AzR27VVYRRArvWSGsdVqFut8ET9np4CSvWXVs8mYVdx3Znd2eSg3/geo2-02und02-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos o que eles costumam fazer nas horas vagas? Eles costumam fazer sempre as mesmas atividades? Explique o conceito de hábito como algo que fazemos repetidas vezes ao longo do dia, semana, mês ou ano.

Para você saber mais: Existem hábitos positivos e negativos, por exemplo comer doce toda hora é um hábito negativo, pois pode gerar diabetes, cáries e obesidade. E existem hábitos positivos como ir a estabelecimentos culturais para lazer e diversão.

Neste link há mais informações sobre o conceito de hábito: https://conceitos.com/habito/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Segundo uma pesquisa do Datafolha, os brasileiros tem como hábito cultural a leitura e o cinema principalmente. Sendo assim, contextualize o assunto utilizando as imagens e a informação disponível no slide, caso não tenha retroprojetor, imprima as imagens.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8uAjj4j5AzR27VVYRRArvWSGsdVqFut8ET9np4CSvWXVs8mYVdx3Znd2eSg3/geo2-02und02-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Mais informações sobre a pesquisa dos hábitos culturais do Brasil: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-explora-os-habitos-culturais-do-brasileiro-em-12-capitais,70002412955

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Quais são os hábitos culturais dos alunos? A partir da ação propositiva, dados serão levantados para a resolução deste questionamento.

Como adequar à sua realidade: Se sua cidade apresenta alguma festa típica, grupo de teatro ou qualquer outra atividade cultural marcante acrescente no questionário dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Em grupos, entregue os questionários impressos para cada aluno ou passe no quadro para que eles copiem e respondam no caderno. Peça para que eles respondam de acordo com o que eles fazem nas horas livres e a frequência que costumam ir à esses lugares. Ao final, peça para que eles descubram quais são os dois principais hábitos culturais do grupo. Quais das atividades mais apareceu nas respostas e quais em maior frequência?

Material complementar

Questionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u5yEM6suWayZ49tpaveWvqAW8e64Z99j64wqxxVaPwE8nBXfhqjAzVrEhSCy/geo2-02und02-acao-propositiva-questionario.pdf

Como adequar à sua realidade: Se sua cidade apresenta alguma festa popular, grupo de teatro ou qualquer outra atividade cultural marcante acrescente no questionário dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Alguns alunos podem nunca ter ido ao teatro ou cinema, alguns podem não apresentar o hábito da leitura, enfim algumas atividades podem nunca ter sido realizada pela maioria dos alunos. Peça para que cada grupo pense em quais atividades poderiam ser realizadas pela escola, dentro da própria escola ou fora, através de uma excursão. Ao final peça para que cada grupo apresente sua proposta.

Como adequar à sua realidade: Dependendo da realidade da sua escola você pode pensar em algumas alternativas para as propostas dos alunos, existem peças e museus gratuitos, festas típicas na própria cidade ou até mesmo na própria escola você pode realizar um dia da leitura com outras salas. O importante é estimular o desenvolvimento dos hábitos culturais dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano