Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail, celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Docs, Youtube, Google Classroom, Google Formulários e Google Jamboard
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é conhecer a origem familiar e comparar os costumes dos alunos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Encaminhe o slide do tema da aula que consta no plano original aos alunos. Questione-os se eles têm familiares de outros países, estados ou cidades do Brasil. Anote tudo em uma folha ou utilize o Google Docs.
Contextualização (10 minutos)
Envie o slide de contextualização do plano original ou grave um áudio com o contexto proposto. Leia para os alunos a situação hipotética de Júlia, cuja família tem a tradição de comer rabanada no café da manhã de Natal e é formada por descendentes de italianos.
Problematização (40 minutos)
Após uma pesquisa prévia com seus familiares, os alunos devem ter descoberto tradições e hábitos que foram passados de geração em geração. Peça que eles anotem isso em seus cadernos ou que utilizem o Google Docs para esta atividade. Pergunte se alguém tem algum hábito, tradição ou costume como os da família da Júlia. Quais hábitos e tradições são mais comuns em seu local de vivência? Caso observe alguma questão relacionada à imigração, discuta com a turma.
Este momento de reflexão oferecerá um panorama geral sobre as tradições presentes nos locais de vivência das crianças. Para auxiliar na problematização deste plano, utilize o vídeo “A imigração”, disponível aqui.
Ação propositiva (50 minutos)
Envie o questionário disponível aqui. Fica a sugestão para adaptá-lo utilizando o Google Formulários. Após o questionário respondido, oriente os estudantes a gravarem um vídeo com suas respostas. Se preferir, organize um momento síncrono, utilizando o Google Meet. Neste link você encontra subsídios de como organizar um questionário pelo Google Formulários.
Sistematização (40 minutos)
Neste momento, os estudantes deverão pesquisar imagens relacionadas às respostas dadas no questionário. Oriente que eles gravem um áudio contando o por que a imagem escolhida tem relação com as respostas da atividade.
Se você preferir, utilize o programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google. Nele, os alunos poderão inserir palavras que representem a importância das tradições de suas famílias. O vídeo com o passo a passo para acessar e usar a ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que complementa o tema da aula:
- “Quintal da Cultura - A história do povo brasileiro”, disponível aqui.