17221
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - DE ONDE VEM MINHAS TRADIÇÕES?

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre conhecer a origem familiar e comparar os costumes dos alunos.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você irá precisar do questionário disponível nos Materiais Complementares respondido previamente pelos alunos.

Material complementar:

Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf

Contextos prévios: Anteriormente a aplicação deste plano, peça aos alunos pesquisarem em casa a origem de seus familiares e as tradições que foram passadas de geração para geração. Você pode orientar essa pesquisa com duas questões tais como: Qual a origem da sua família? Quais tradições foram passadas de geração para geração na sua família?

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e permita que os alunos exponham rapidamente sobre as descobertas na pesquisa prévia. Comece perguntando: Alguém tem familiares que vieram de outros países? De outros estados ou cidades do Brasil?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima e cole no quadro, leia para os alunos a situação hipotética de Júlia, sua família tem a tradição de comer rabanada no café da manhã de natal. Além disso, a família de Júlia é descendente de italianos.

Para você saber mais:

Pode ser necessária a conceituação de costume e tradição para esta aula, assim segue a definição do dicionário Michaelis online:

COSTUME - tradição habitual ou prática frequente;

TRADIÇÃO - transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração;

https://michaelis.uol.com.br/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir da pesquisa prévia com os familiares, os alunos devem ter descoberto tradições e hábitos que foram passados de geração em geração. Pergunte aos alunos se alguém tem algum hábito, tradição ou costume como Júlia? Quais hábitos e tradições são mais comuns em seu local de vicência?

Caso observe alguma questão relacionada com imigrações que estão presentes no local você pode discutir com sua turma. Esse momento de reflexão oferecerá um panorama geral sobre as tradições presentes no local de vivência das crianças.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A partir do questionário respondido peça para os alunos encontrarem entre os colegas quem tem a origem ou um tradição igual a deles. Organizados em grupos, os alunos terão que apresentar para os colegas o que assemelha as famílias de cada grupo. Assim, todos conhecerão um pouco das tradições e costumes presentes na turma.

Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: No mesmo questionário de pesquisa, as duas últimas perguntas os alunos devem responder neste último momento da aula: qual tradição ou costume apresentado pelos colegas, diferente da sua, você mais gostou? Existe alguma tradição em nossa escola?

Para verificar se os alunos compreenderam bem o conceito de costume e tradição, estimule a reflexão de algum hábito realizado na escola que marque a turma. Pode ser uma festa, lanche, brincadeira, entre outras atividades que são realizadas costumeiramente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você irá precisar do questionário disponível nos Materiais Complementares respondido previamente pelos alunos.

Material complementar:

Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf

Contextos prévios: Anteriormente a aplicação deste plano, peça aos alunos pesquisarem em casa a origem de seus familiares e as tradições que foram passadas de geração para geração. Você pode orientar essa pesquisa com duas questões tais como: Qual a origem da sua família? Quais tradições foram passadas de geração para geração na sua família?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e permita que os alunos exponham rapidamente sobre as descobertas na pesquisa prévia. Comece perguntando: Alguém tem familiares que vieram de outros países? De outros estados ou cidades do Brasil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima e cole no quadro, leia para os alunos a situação hipotética de Júlia, sua família tem a tradição de comer rabanada no café da manhã de natal. Além disso, a família de Júlia é descendente de italianos.

Para você saber mais:

Pode ser necessária a conceituação de costume e tradição para esta aula, assim segue a definição do dicionário Michaelis online:

COSTUME - tradição habitual ou prática frequente;

TRADIÇÃO - transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração;

https://michaelis.uol.com.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir da pesquisa prévia com os familiares, os alunos devem ter descoberto tradições e hábitos que foram passados de geração em geração. Pergunte aos alunos se alguém tem algum hábito, tradição ou costume como Júlia? Quais hábitos e tradições são mais comuns em seu local de vicência?

Caso observe alguma questão relacionada com imigrações que estão presentes no local você pode discutir com sua turma. Esse momento de reflexão oferecerá um panorama geral sobre as tradições presentes no local de vivência das crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A partir do questionário respondido peça para os alunos encontrarem entre os colegas quem tem a origem ou um tradição igual a deles. Organizados em grupos, os alunos terão que apresentar para os colegas o que assemelha as famílias de cada grupo. Assim, todos conhecerão um pouco das tradições e costumes presentes na turma.

Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: No mesmo questionário de pesquisa, as duas últimas perguntas os alunos devem responder neste último momento da aula: qual tradição ou costume apresentado pelos colegas, diferente da sua, você mais gostou? Existe alguma tradição em nossa escola?

Para verificar se os alunos compreenderam bem o conceito de costume e tradição, estimule a reflexão de algum hábito realizado na escola que marque a turma. Pode ser uma festa, lanche, brincadeira, entre outras atividades que são realizadas costumeiramente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano