Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula você irá precisar do questionário disponível nos Materiais Complementares respondido previamente pelos alunos.
Material complementar:
Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf
Contextos prévios: Anteriormente a aplicação deste plano, peça aos alunos pesquisarem em casa a origem de seus familiares e as tradições que foram passadas de geração para geração. Você pode orientar essa pesquisa com duas questões tais como: Qual a origem da sua família? Quais tradições foram passadas de geração para geração na sua família?
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e permita que os alunos exponham rapidamente sobre as descobertas na pesquisa prévia. Comece perguntando: Alguém tem familiares que vieram de outros países? De outros estados ou cidades do Brasil?
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens ou imprima e cole no quadro, leia para os alunos a situação hipotética de Júlia, sua família tem a tradição de comer rabanada no café da manhã de natal. Além disso, a família de Júlia é descendente de italianos.
Para você saber mais:
Pode ser necessária a conceituação de costume e tradição para esta aula, assim segue a definição do dicionário Michaelis online:
COSTUME - tradição habitual ou prática frequente;
TRADIÇÃO - transmissão oral de feitos, lendas, ritos, costumes etc. feita no decorrer dos tempos, de geração em geração;
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A partir da pesquisa prévia com os familiares, os alunos devem ter descoberto tradições e hábitos que foram passados de geração em geração. Pergunte aos alunos se alguém tem algum hábito, tradição ou costume como Júlia? Quais hábitos e tradições são mais comuns em seu local de vicência?
Caso observe alguma questão relacionada com imigrações que estão presentes no local você pode discutir com sua turma. Esse momento de reflexão oferecerá um panorama geral sobre as tradições presentes no local de vivência das crianças.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A partir do questionário respondido peça para os alunos encontrarem entre os colegas quem tem a origem ou um tradição igual a deles. Organizados em grupos, os alunos terão que apresentar para os colegas o que assemelha as famílias de cada grupo. Assim, todos conhecerão um pouco das tradições e costumes presentes na turma.
Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: No mesmo questionário de pesquisa, as duas últimas perguntas os alunos devem responder neste último momento da aula: qual tradição ou costume apresentado pelos colegas, diferente da sua, você mais gostou? Existe alguma tradição em nossa escola?
Para verificar se os alunos compreenderam bem o conceito de costume e tradição, estimule a reflexão de algum hábito realizado na escola que marque a turma. Pode ser uma festa, lanche, brincadeira, entre outras atividades que são realizadas costumeiramente.