17219
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Migrações

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar os possíveis motivos de processos migratórios ao longo do tempo a partir de um contexto local

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, o professor deverá fazer uma pesquisa antecipada sobre quem são os povos que migraram para a região onde a escola se localiza, e os motivos que levaram essa pessoas a migrarem.

Para você saber mais:

Para conhecer um pouco mais sobre o fluxo migratório https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil. Acessado em 4 de março de 2019.

Indicação sobre dados demográficos (Censo e contagem da população) https://www.ibge.gov.br/. Acessado em 4 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos o que eles entendem por mudança e por migração. Neste momento apenas ouça o que os alunos pensam sobre o tema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível comece perguntando aos alunos se algum deles já mudou de casa e o porquê desta mudança. Depois amplie a pergunta, quando mudaram de casa, mudaram de cidade também? E como foi morar em um lugar desconhecido?

Como adequar à sua realidade: Se na turma onde este plano for trabalhado nenhuma crianças tiver mudado de casa, ou de cidade, peça para imaginarem, como seria mudar para uma cidade onde não conhecessem ninguém. Como se sentiriam? Focar em migração, que se atém a mudança para municípios, estados ou países diferentes. Não chamar a atenção para a mudança de domicílio na mesma cidade, pois isso pode confundir o aluno. E nem todo migrante muda para um lugar totalmente desconhecido. Às vezes já conhece ou tem familiares lá que apoiam a sua chegada. Rever orientações do professor nesse slide.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele: Por que algumas pessoas se mudam para locais distantes? Quais motivos levam uma pessoa a mudar de um lugar para o outro? Enquanto os alunos forem respondendo o professor deverá escrever esses motivos no quadro (para análise posterior). Nesse momento espera-se que os alunos tragam além da mudança no trabalho dos pais, questões mais amplas como a guerra e os desastres naturais. Se isso não acontecer o professor deverá trazer esses temas a tona em forma de perguntas. Será que durante uma guerra as pessoas precisam se mudar? E como será que essas pessoas escolhem para qual país irão?

Nesse momento o professor deverá contar para sala um pouco sobre a migração na cidade onde moram. De onde vieram esses imigrantes e porque vieram. Em seguida pergunte se alunos conhecem alguém no bairro onde moram que tenha vindo de outro país e qual é a história dessa pessoa.

Para você saber mais:

Significado do termo Migração e suas diversas formas, disponível em https://www.significados.com.br/migracao/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.

Principais povos que imigraram para o Brasil, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão vivenciar situações que levam as pessoas a se mudarem. O professor deverá dividir a sala em 4 grupos e pedir para que cada grupo pense em uma situação que leva as pessoas a se mudarem. Se os alunos sentirem dificuldades em pensar em alguma situações o professor poderá dar alguns exemplos como: transferência de trabalho, vontade de conhecer outro país, guerra e algum desastre natural. Após a divisão, cada grupo terá alguns minutos para recriar a situação escolhida.

Em seguida cada grupo irá apresentar a situação em forma de um pequeno teatro para o resto da sala, que deverá adivinhar por qual motivo aquelas pessoas se mudaram.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a apresentação dos grupos, o professor deverá sentar numa roda de conversa e perguntar aos alunos, na opinião deles, quais são os motivos que mais fazem as pessoas se mudarem. Esses motivos ainda são os mesmos que pensaram no começo da aula? (anotação no quadro)

Após as respostas, o professor deve explicar o que significa migração e como este movimento foi importante para a construção do Brasil. Deve enfatizar que o povo brasileiro é formado por uma mistura de diferentes povos, que vieram para cá por vários motivos, entre eles procurar uma vida melhor, fugir de guerras e doenças, entre outros. E todo esse movimento é importante pois faz parte da construção da nossa história.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, o professor deverá fazer uma pesquisa antecipada sobre quem são os povos que migraram para a região onde a escola se localiza, e os motivos que levaram essa pessoas a migrarem.

Para você saber mais:

Para conhecer um pouco mais sobre o fluxo migratório https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil. Acessado em 4 de março de 2019.

Indicação sobre dados demográficos (Censo e contagem da população) https://www.ibge.gov.br/. Acessado em 4 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos o que eles entendem por mudança e por migração. Neste momento apenas ouça o que os alunos pensam sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível comece perguntando aos alunos se algum deles já mudou de casa e o porquê desta mudança. Depois amplie a pergunta, quando mudaram de casa, mudaram de cidade também? E como foi morar em um lugar desconhecido?

Como adequar à sua realidade: Se na turma onde este plano for trabalhado nenhuma crianças tiver mudado de casa, ou de cidade, peça para imaginarem, como seria mudar para uma cidade onde não conhecessem ninguém. Como se sentiriam? Focar em migração, que se atém a mudança para municípios, estados ou países diferentes. Não chamar a atenção para a mudança de domicílio na mesma cidade, pois isso pode confundir o aluno. E nem todo migrante muda para um lugar totalmente desconhecido. Às vezes já conhece ou tem familiares lá que apoiam a sua chegada. Rever orientações do professor nesse slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele: Por que algumas pessoas se mudam para locais distantes? Quais motivos levam uma pessoa a mudar de um lugar para o outro? Enquanto os alunos forem respondendo o professor deverá escrever esses motivos no quadro (para análise posterior). Nesse momento espera-se que os alunos tragam além da mudança no trabalho dos pais, questões mais amplas como a guerra e os desastres naturais. Se isso não acontecer o professor deverá trazer esses temas a tona em forma de perguntas. Será que durante uma guerra as pessoas precisam se mudar? E como será que essas pessoas escolhem para qual país irão?

Nesse momento o professor deverá contar para sala um pouco sobre a migração na cidade onde moram. De onde vieram esses imigrantes e porque vieram. Em seguida pergunte se alunos conhecem alguém no bairro onde moram que tenha vindo de outro país e qual é a história dessa pessoa.

Para você saber mais:

Significado do termo Migração e suas diversas formas, disponível em https://www.significados.com.br/migracao/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.

Principais povos que imigraram para o Brasil, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos irão vivenciar situações que levam as pessoas a se mudarem. O professor deverá dividir a sala em 4 grupos e pedir para que cada grupo pense em uma situação que leva as pessoas a se mudarem. Se os alunos sentirem dificuldades em pensar em alguma situações o professor poderá dar alguns exemplos como: transferência de trabalho, vontade de conhecer outro país, guerra e algum desastre natural. Após a divisão, cada grupo terá alguns minutos para recriar a situação escolhida.

Em seguida cada grupo irá apresentar a situação em forma de um pequeno teatro para o resto da sala, que deverá adivinhar por qual motivo aquelas pessoas se mudaram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Após a apresentação dos grupos, o professor deverá sentar numa roda de conversa e perguntar aos alunos, na opinião deles, quais são os motivos que mais fazem as pessoas se mudarem. Esses motivos ainda são os mesmos que pensaram no começo da aula? (anotação no quadro)

Após as respostas, o professor deve explicar o que significa migração e como este movimento foi importante para a construção do Brasil. Deve enfatizar que o povo brasileiro é formado por uma mistura de diferentes povos, que vieram para cá por vários motivos, entre eles procurar uma vida melhor, fugir de guerras e doenças, entre outros. E todo esse movimento é importante pois faz parte da construção da nossa história.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano