Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, o professor deverá fazer uma pesquisa antecipada sobre quem são os povos que migraram para a região onde a escola se localiza, e os motivos que levaram essa pessoas a migrarem.
Para você saber mais:
Para conhecer um pouco mais sobre o fluxo migratório https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil. Acessado em 4 de março de 2019.
Indicação sobre dados demográficos (Censo e contagem da população) https://www.ibge.gov.br/. Acessado em 4 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos o que eles entendem por mudança e por migração. Neste momento apenas ouça o que os alunos pensam sobre o tema.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível comece perguntando aos alunos se algum deles já mudou de casa e o porquê desta mudança. Depois amplie a pergunta, quando mudaram de casa, mudaram de cidade também? E como foi morar em um lugar desconhecido?
Como adequar à sua realidade: Se na turma onde este plano for trabalhado nenhuma crianças tiver mudado de casa, ou de cidade, peça para imaginarem, como seria mudar para uma cidade onde não conhecessem ninguém. Como se sentiriam? Focar em migração, que se atém a mudança para municípios, estados ou países diferentes. Não chamar a atenção para a mudança de domicílio na mesma cidade, pois isso pode confundir o aluno. E nem todo migrante muda para um lugar totalmente desconhecido. Às vezes já conhece ou tem familiares lá que apoiam a sua chegada. Rever orientações do professor nesse slide.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele: Por que algumas pessoas se mudam para locais distantes? Quais motivos levam uma pessoa a mudar de um lugar para o outro? Enquanto os alunos forem respondendo o professor deverá escrever esses motivos no quadro (para análise posterior). Nesse momento espera-se que os alunos tragam além da mudança no trabalho dos pais, questões mais amplas como a guerra e os desastres naturais. Se isso não acontecer o professor deverá trazer esses temas a tona em forma de perguntas. Será que durante uma guerra as pessoas precisam se mudar? E como será que essas pessoas escolhem para qual país irão?
Nesse momento o professor deverá contar para sala um pouco sobre a migração na cidade onde moram. De onde vieram esses imigrantes e porque vieram. Em seguida pergunte se alunos conhecem alguém no bairro onde moram que tenha vindo de outro país e qual é a história dessa pessoa.
Para você saber mais:
Significado do termo Migração e suas diversas formas, disponível em https://www.significados.com.br/migracao/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.
Principais povos que imigraram para o Brasil, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acessado em 13 de fevereiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos irão vivenciar situações que levam as pessoas a se mudarem. O professor deverá dividir a sala em 4 grupos e pedir para que cada grupo pense em uma situação que leva as pessoas a se mudarem. Se os alunos sentirem dificuldades em pensar em alguma situações o professor poderá dar alguns exemplos como: transferência de trabalho, vontade de conhecer outro país, guerra e algum desastre natural. Após a divisão, cada grupo terá alguns minutos para recriar a situação escolhida.
Em seguida cada grupo irá apresentar a situação em forma de um pequeno teatro para o resto da sala, que deverá adivinhar por qual motivo aquelas pessoas se mudaram.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a apresentação dos grupos, o professor deverá sentar numa roda de conversa e perguntar aos alunos, na opinião deles, quais são os motivos que mais fazem as pessoas se mudarem. Esses motivos ainda são os mesmos que pensaram no começo da aula? (anotação no quadro)
Após as respostas, o professor deve explicar o que significa migração e como este movimento foi importante para a construção do Brasil. Deve enfatizar que o povo brasileiro é formado por uma mistura de diferentes povos, que vieram para cá por vários motivos, entre eles procurar uma vida melhor, fugir de guerras e doenças, entre outros. E todo esse movimento é importante pois faz parte da construção da nossa história.