Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e YouTube
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes compreendam e selecionem a vestimenta adequada para ser usada em dias de calor, frio e chuva. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie à turma o slide de apresentação que está no plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta da pergunta apresentada de uma maneira muito divertida.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, apresente o slide para esta etapa que você encontra no plano original. Grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Encaminhe as imagens disponíveis aqui aos alunos. Permita que a observem e, em seguida, pergunte: como está o tempo nesta foto? A menina está adequadamente vestida de acordo com ele? O que aconteceria se ela estivesse vestindo uma blusa de lã, cachecol, luvas e botas? Peça que eles respondam no grupo de WhatsApp da turma por meio de áudio.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes. Deixe que respondam livremente de acordo com as hipóteses que eles possuem e da compreensão que tiveram da pergunta. As repostas podem ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma. Diga que eles responderão à pergunta com o auxílio de um jogo bem legal.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que eles terão que fazer duplas e que eles irão se encontrar por chamada de vídeo para jogarem um jogo divertido. Um irá projetar o jogo e outro irá dar as coordenadas para virar as cartas, junto com o colega.
O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender que nós nos vestimos de acordo com as condições climáticas e as sensações térmicas que sentimos. Mas ainda não revele essa informação. Deixe-a para as conclusões da sistematização.
As cartas para realização do jogo podem ser impressas a partir do documento que está disponível aqui. Caso eles não possam fazer a impressão, diga que eles podem desenhar com ajuda de um adulto.
Sistematização (40 minutos – assincronamente)
Envie as imagens deste slide para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento disponível aqui. Comente que quando temos o calor em dias de verão e primavera, usamos roupas mais leves, como a família na foto do parque. Já em dias de frio, nos quais o sol pode até esquentar um pouco, mas a sensação do vento é bem gelada, geralmente dias de outono e inverno, precisamos usar roupas com mangas longas e até mais pesadas, dependendo da temperatura.
Essas mudanças em nossas vestimentas nos ajudam a enfrentar as diferentes sensações térmicas. Busque destacar que reconhecer as condições do tempo é fundamental para realização de algumas atividades em nosso dia a dia. É assim que sabemos o que vestir e quais acessórios levar ao sair de casa.
Faça uma coluna para cada condição de tempo e peça aos alunos que indiquem as peças de roupa usadas em cada situação. Faça essa tabela no Google Docs e, posteriormente, envie-a aos alunos, encerrando a aula.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos abaixo, que tem o objetivo de complementar os conceitos do plano adaptado:
– “Roupas de inverno”, disponível aqui.
– “Roupa de inverno e roupa de verão para crianças”, disponível aqui.