17216
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - A ação do vento

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Entender as diferentes intensidades do vento, bem como o que a ação dele pode causar.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos slides, rolo de papel higiênico (previamente providenciado), papel crepom de diversas cores, folha sulfite.

Material complementar: Vídeo para a contextualização, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jAI4R01dLl8.

Instruções para a confecção do avião de papel, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7yJk63eKFcJ53DS99PWnxFgEYFfmDWmupF5WT8ateWCbdA7Qaz5seY3RHyK/geo1-10und05-acao-propositiva-aviao-de-papel-instrucoes.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante a aula eles irão discutir sobre a ação do vento no nosso dia a dia.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete para os alunos o clipe da música O ar (o vento) de Vinícius de Moraes (disponivel aqui https://www.youtube.com/watch?v=jAI4R01dLl8). Caso não seja possível projetá-la, providencie com antecedência a cópia da letra da música para que os alunos possam ler.

Após ouvirem a música, questione os alunos: O que é o vento?

Permita que os alunos se manifestem mas não se aprofunde no tema, pois ele será abordado com maior ênfase nos próximos slides.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete para os alunos o slide e leia o questionamento proposto. Permita que os alunos respondam a questão, dando exemplos de como é possível perceber a ação do vento em nosso dia a dia. Para se aprofundar ainda mais na questão, faça outras perguntas norteadoras como:

  • Em que situações percebemos que está ventando?
  • O vento forte pode trazer algum tipo de problema? Quais?
  • O vento é capaz de interferir em nossa vida? Como?

Outras questões podem surgir durante a discussão e devem ser levadas em consideração. Relembre aos alunos os eventos decorrentes da ação dos ventos, como os furacões. Entretanto destaque que os mesmos ventos que podem trazer prejuízos, destruições, também podem propiciar a produção de energia proveniente dos ventos, a energia eólica.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Proponha aos alunos confeccionar uma biruta para observar a ação do vento. Você pode confeccionar uma coletivamente ou deixar que cada aluno confeccione individualmente, de acordo com a realidade de sua classe. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1- Pegue o rolo de papel higiênico previamente providenciado e faça dois furos em uma das extremidades, um diretamente de frente para o outro.

2- Passe um fio de lã ou nylon pelos buracos e dê um nó.

3- Na outra extremidade do rolo, cole tiras de papel de crepom em toda a circunferência.

4- Pendure a biruta em um local estratégico, onde seja possível observar a ação do vento.

Deixe que os alunos observem a biruta construida durante alguns minutos e peça para que digam o que estão observando: em qual direção as tiras estão se movendo, qual a intensidade dos movimentos, houve uma mudança na direção do vento, etc.

Volte com os alunos para a sala de aula e retome com eles os aspectos que foram observados. Anote as conclusões no quadro.

Para você saber mais: Para ver outra sugestão para construção de uma biruta, acesse o site https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Biruta-para-Crian%C3%A7as

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após observarem a ação do vento e a direção em que ele está seguindo, proponha aos alunos brincar com aviões de papel.

Oriente-os a fazer um dobradura de avião utilizando folha sulfite.

Leve-os até o pátio e instrua-os a jogarem o avião de papel na direção do vento e contra o vento. A partir desta vivência, retorne com os alunos e discuta com os o que pode acontecer se ventar muito e se ventar pouco. Após esses questionamentos amplie a conversa sobre de que forma o vento é utilizado em nosso dia a dia e quais as consequências de sua ausência em algumas atividades. Em seguida peça que registrem essas considerações no caderno.

Material complementar
Instruções para fazer um avião de papel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7yJk63eKFcJ53DS99PWnxFgEYFfmDWmupF5WT8ateWCbdA7Qaz5seY3RHyK/geo1-10und05-acao-propositiva-aviao-de-papel-instrucoes.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos slides, rolo de papel higiênico (previamente providenciado), papel crepom de diversas cores, folha sulfite.

Material complementar: Vídeo para a contextualização, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jAI4R01dLl8.

Instruções para a confecção do avião de papel, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7yJk63eKFcJ53DS99PWnxFgEYFfmDWmupF5WT8ateWCbdA7Qaz5seY3RHyK/geo1-10und05-acao-propositiva-aviao-de-papel-instrucoes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante a aula eles irão discutir sobre a ação do vento no nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete para os alunos o clipe da música O ar (o vento) de Vinícius de Moraes (disponivel aqui https://www.youtube.com/watch?v=jAI4R01dLl8). Caso não seja possível projetá-la, providencie com antecedência a cópia da letra da música para que os alunos possam ler.

Após ouvirem a música, questione os alunos: O que é o vento?

Permita que os alunos se manifestem mas não se aprofunde no tema, pois ele será abordado com maior ênfase nos próximos slides.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete para os alunos o slide e leia o questionamento proposto. Permita que os alunos respondam a questão, dando exemplos de como é possível perceber a ação do vento em nosso dia a dia. Para se aprofundar ainda mais na questão, faça outras perguntas norteadoras como:

  • Em que situações percebemos que está ventando?
  • O vento forte pode trazer algum tipo de problema? Quais?
  • O vento é capaz de interferir em nossa vida? Como?

Outras questões podem surgir durante a discussão e devem ser levadas em consideração. Relembre aos alunos os eventos decorrentes da ação dos ventos, como os furacões. Entretanto destaque que os mesmos ventos que podem trazer prejuízos, destruições, também podem propiciar a produção de energia proveniente dos ventos, a energia eólica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Proponha aos alunos confeccionar uma biruta para observar a ação do vento. Você pode confeccionar uma coletivamente ou deixar que cada aluno confeccione individualmente, de acordo com a realidade de sua classe. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1- Pegue o rolo de papel higiênico previamente providenciado e faça dois furos em uma das extremidades, um diretamente de frente para o outro.

2- Passe um fio de lã ou nylon pelos buracos e dê um nó.

3- Na outra extremidade do rolo, cole tiras de papel de crepom em toda a circunferência.

4- Pendure a biruta em um local estratégico, onde seja possível observar a ação do vento.

Deixe que os alunos observem a biruta construida durante alguns minutos e peça para que digam o que estão observando: em qual direção as tiras estão se movendo, qual a intensidade dos movimentos, houve uma mudança na direção do vento, etc.

Volte com os alunos para a sala de aula e retome com eles os aspectos que foram observados. Anote as conclusões no quadro.

Para você saber mais: Para ver outra sugestão para construção de uma biruta, acesse o site https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Biruta-para-Crian%C3%A7as

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após observarem a ação do vento e a direção em que ele está seguindo, proponha aos alunos brincar com aviões de papel.

Oriente-os a fazer um dobradura de avião utilizando folha sulfite.

Leve-os até o pátio e instrua-os a jogarem o avião de papel na direção do vento e contra o vento. A partir desta vivência, retorne com os alunos e discuta com os o que pode acontecer se ventar muito e se ventar pouco. Após esses questionamentos amplie a conversa sobre de que forma o vento é utilizado em nosso dia a dia e quais as consequências de sua ausência em algumas atividades. Em seguida peça que registrem essas considerações no caderno.

Material complementar
Instruções para fazer um avião de papel: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s7yJk63eKFcJ53DS99PWnxFgEYFfmDWmupF5WT8ateWCbdA7Qaz5seY3RHyK/geo1-10und05-acao-propositiva-aviao-de-papel-instrucoes.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano