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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - A Guarda Nacional e o poder dos proprietários de terra no Império

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Guarda Nacional e o poder dos proprietários de terra no Império

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a fonte proposta e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Por que há o desenho de uma coroa no verbete destas personagens do Brasil Império?
- Qual(is) o(s) significado(s) dos títulos de nobreza, como o de barão, numa sociedade monárquica como o Brasil do século XIX?
- Quem é responsável por criar o título de nobreza nas datas que estão presentes na fonte?
- O que há em comum entre esses três nobres descritos pelo livro?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Você pode encaminhar as fontes com os os respectivos questionamentos, um de cada vez ou todas de uma vez, acompanhadas de um pequeno roteiro informando a melhor ordem para a a análise.

Questões para refletir:
1º texto Lei de 1831
- Qual a principal medida definida na lei de 1831?
- Segundo o texto da lei, quem governava o Brasil Império neste momento?
- Como é denominada a relação entre o Estado e os habitantes do país no texto da lei?

2º imagem Batalhão dos fuzileiros da Guarda Nacional e texto Uniformes da Guarda Nacional
- Qual imagem dos soldados da Guarda Nacional a fonte pretende transmitir?
- Quais poderiam ser as consequências cotidianas para o fato de o governo imperial armar setores da população com espadas e mosquetes, como os representados na imagem?

3º texto Ofício do Inspetor da Guarda Nacional
- Quem são o remetente e o destinatário deste ofício?

Questões para responder:
1º texto Lei de 1831
- Qual a função pretendida da Guarda Nacional?
- Quem poderia fazer parte da Guarda Nacional?
- Ao criar esta lei, o Estado transferia parte das responsabilidades para os cidadãos? Por quê?
- Quais eram as patentes/cargos da Guarda Nacional previstos no trecho da lei?
- Como os guardas nacionais receberiam as armas?
- Quais eram as responsabilidades dos guardas nacionais com relação ao armamento?

2º imagem Batalhão dos fuzileiros da Guarda Nacional e texto Uniformes da Guarda Nacional
- É possível identificar características sociais destes soldados representados na imagem?
- Há algum símbolo, na imagem, que se refira ao Império do Brasil?

3º texto Ofício do Inspetor da Guarda Nacional
- Quais os abusos cometidos pelos soldados da Guarda Nacional, segundo o autor?
- Como o Juiz de Paz poderia resolver os problemas da Guarda Nacional, segundo o autor?
- Por que o autor do ofício afirma que a cidade se assemelha a uma “praça militar”?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações sobre a atividade, explicando as características de um verbete.

Os alunos podem compartilhar as produções no grupo da turma no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula, entre outros, para que você e os colegas possam ver e comentar.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_15UND02

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.


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