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Plano de aula - A Constituição de 1824 e o poder do imperador

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Constituição de 1824 e o poder do imperador

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remot

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Apresentações.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o meme e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Segundo o meme, o que a Constituição conta sobre o Brasil? Por quê?
- Quais informações estão presentes na Constituição de um país que permitem saber sobre o futuro?
- Quando há um conflito entre pessoas ou um crime é cometido, quais documentos definem como ele será resolvido?
- Por que o meme é engraçado (ou como ele pretende provocar o humor em quem o lê)?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes junto com os questionamentos.

Questões para refletir:
Texto “A vida política”
- Segundo a autora, quem recebeu a missão de elaborar uma Constituição para o Brasil logo depois da Independência?
- Como D. Pedro reagiu ao fato de que haveria uma Constituição no Império do Brasil? Por que ele reagiu assim?
- Qual era a questão mais polêmica a ser discutida pela Assembleia?
- Quais eram os dois grupos de opinião entre os deputados na Assembleia Constituinte de 1823? O que cada um destes grupos defendia?

Trecho da Constituição de 1824
- Segundo a fonte, quem elaborou e quem aprovou a Constituição de 1824?
- Quais eram os poderes políticos do Estado brasileiro?

Pintura de D. Pedro I
- Quem é o personagem representado na pintura?
- Qual livro está presente na imagem?
- Como a Constituição de 1824 aparece na imagem?

Questões para responder:
Texto “A vida política”
- Qual a justificativa dada por D. Pedro para fechar a Assembleia Constituinte?
- Como a constituição de 1824 foi elaborada?

Trecho da Constituição de 1824
- O que era o Poder Moderador? Quem exercia este Poder?
- A existência do Poder Moderador criava um poder centralizado ou descentralizado no Brasil recém-independente?
- O que a Constituição dizia sobre o poder do imperador?
Pintura de D. Pedro I
- Qual o significado do fato de D. Pedro estar em trajes militares, segurando uma espada com a mão em cima da Constituição?
- Podemos perceber alguma referência ao exercício do Poder Moderador na imagem?
- Por que podemos dizer que essa é uma imagem oficial do imperador?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta na aba materiais e atividades deste plano para que se inspirem.

Os alunos podem produzir os memes usando o site Gerar Memes (disponível aqui), softwares ou apps que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Eles também podem fazer um desenho inspirados na pintura de D. Pedro I, acompanhado de uma frase no estilo característico dos memes e enviar uma fotografia da atividade através do Facebook, Whatsapp, Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário "História do Brasil por Bóris Fausto", disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível qui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_15UND01

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.


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