10324
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Resolver problemas do campo aditivo por meio de estratégias de cálculo diversas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra de Oliveira de Almeida

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos necessários
Papel e lápis, impressão ou imagens das atividades em meio digital, material para contagem (palitos, feijões ou outro).
Recursos opcionais 
Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, impressão.

Objetivo
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal e discussão das soluções. Porém, a proposta é que no lugar do jogo de boliche - que será difícil de se realizar - sejam apresentadas situações-problema sobre o jogo para desenvolver o conceito-chave do plano de aula “Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10”. Lembre da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos fazem os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminham à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas, enviando devolutivas aos alunos.

Aquecimento
A atividade de aquecimento pode ser realizada oralmente. Faça uma conversa sobre o jogo de boliche e as suas regras. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e fale um pouco sobre as regras e formas de jogar.

Atividade principal
Abaixo estão as sugestões de situações para que os alunos possam buscar possibilidades de soluções e realizarem o registro das mesmas. No caso de uma aula simultânea, peça que seus alunos tenham um material para contagem disponível para utilizarem, se necessário. Apresente cada situação aos alunos para que solucionem, sempre incentivando a fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo. Se a aula for assíncrona, sugira que algum familiar acompanhe, auxiliando na leitura das situações e conversando sobre as ideias da criança para as resoluções. Para tanto, envie algumas questões orientando essa conversa e estimulando o aluno a buscar hipóteses e estratégias: "Como você está pensando em fazer para descobrir quantos pinos foram derrubados? Como fará para descobrir quem derrubou mais pinos? Tem outro jeito de fazer? Que resposta você encontrou? Como você fez para conferir a resposta? Se contarmos somente os pinos que ficaram em pé, podemos descobrir quem vai marcar ponto?". Envie aos alunos a imagem da atividade ou, ainda, pode gravar um vídeo onde apresente a situação e oriente a resolução, com incentivo para o uso do material concreto para que busquem e testem possibilidades de soluções e registrem sua escolha.

Situações-problema: Maria e Cauê estão jogando boliche. Veja como foi a jogada de cada um. Faça o registro da jogada de cada um e responda:
Quem derrubou maior quantidade de pinos? Quantos a mais?

 
Observe o registro do jogo de boliche do grupo do Bruno. E complete a tabela. Quem é o vencedor do grupo? 

Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Discuta com a turma as informações das situações-problema:

- Quantidades iguais de garrafas derrubadas;
- Maior quantidade de garrafas derrubadas;
- Menor quantidade de garrafas derrubadas, desde que seja maior que zero;
- Nenhuma garrafa derrubada.
- Estratégias de comparação de quantidades;
- Quantidades iguais de garrafas derrubadas também significam quantidades de garrafas iguais em pé;
- Quanto falta para derrubar as 10 garrafas, seja tanto nas condições de quem derrubou mais ou menos garrafas;
- Quanto falta para passar o colega que derrubou mais garrafas, considerando quem derrubou menos garrafas;
- Que número usamos para representar o fato de não ter derrubado nenhuma garrafa.

Caso sua aula seja assíncrona, envie juntamente com as atividades algumas questões extras (selecionadas das questões acima) para que discutam com seus familiares e registrem as respostas com as resoluções dos problemas e encaminhem para você.

Sistematização do conceito e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "Encerramento" do plano de aula. Você pode gravar um vídeo, uma mensagem de voz ou fazer o encerramento na sua aula simultânea.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação ao acompanhamento das atividades. É importante salientar que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira o mais independente possível.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_05NUM04

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas