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Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - O Jornalismo

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre O Jornalismo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha e um jornal impresso local ou mesmo da escola.

Material complementar:

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4M9z7Q8cF7JaSVyTFq5a8sx8QWQ6qQfaKxfGejPMCuX9CQHbxzsUq8FCjhDH/his3-11und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e Fotografias do plano para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XyMbDmCk7dvnqfn4u6E65PNkcbazawCrTTtcSMbrM8qmqFaJYZF4ZMVDDRsX/imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

  • JUNIOR. Manoel Caetano do Nascimento. HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: DAS REFLEXÕES CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ANPHU. Bahia, 2016. Disponível em:

http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf Acesso em: 16/03/2019

  • SOUSA. Jorge Pedro.Uma história breve do jornalismo no Ocidente. Universidade Fernando Pessoa e Centro de Investigação Media & Jornalismo. Disponível em:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-uma-historia-breve-do-jornalismo-no-ocidente.pdf Acesso em: 16/03/2019

  • PONTES. Felipe Simões. Do Jornalismo e da História à História do Jornalismo.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/Do%20Jornalismo%20e%20da%20Historia%20a%20Historia%20do%20Jornalismo.pdf Acesso em: 16/03/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos. Este poderá ser projetado ou ainda escrito no quadro da sala.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para contextualizar esta aula sugere-se uma conversa com os alunos sobre a presença de jornais na rotina das suas casas, não apenas o impresso, mas televisionados, os online e de rádios.

Para a realização desta etapa propõe-se roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para observarem a imagem no slide e pergunte e peça que descrevam o que estão vendo.
  • Agora pergunte se alguém já leu um jornal impresso (provavelmente a maioria dirá que não, e pode ser que alguns relatem que algum parente o leia ou que viram ser usado para guardar objetos)
  • Entregue para os alunos uma folha do jornal impresso local e enquanto os alunos olham, pergunte qual o principal assunto, na opinião deles, que encontramos em um jornal ( é provável que em geral os alunos respondam notícias, mas a resposta pode variar de acordo com as páginas que cada um recebeu).
  • Pergunte, agora, se eles sabem dizer alguma outra forma de saber notícias além do jornal impresso ( provavelmente os alunos responderão internet e TV).
  • Conclua convidando-os para conversar mais sobre o mundo do jornalismo e conhecer o trabalho do jornalista.

FONTE: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A imagem do Slide está disponível para impressão caso não seja possível projetar. Então poderá ser colada em algum suporte para que fique visível aos alunos.
  • O roteiro sugerido pode ser modificado de acordo com o envolvimento da turma e as especificidade de suas localidades que podem não ter acesso a internet ou jornais televisionados, mas tenham mais contato com rádios e jornais impressos. O interessante é focar no que for mais comum a realidade dos alunos e tornar o aprendizado mais significativo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
  • Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
  • Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:

  • O qual a principal missão do jornalista?
  • Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
  • Por que ser curioso é importante para um jornalista?
  • As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.

FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.

Disponível em:

http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019

FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019

FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
  • Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
  • O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
  • Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
  • Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:

  • O qual a principal missão do jornalista?
  • Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
  • Por que ser curioso é importante para um jornalista?
  • As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.

FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.

Disponível em:

http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019

FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019

FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
  • Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
  • O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematização do conhecimento construído propõe-se a seguinte atividade:

Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em:16/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível fotocopiar as folhas de atividade para cada um dos alunos você poderá pedir que os alunos copiem para uma folha do caderno.
  • Se algum dos alunos tiver dificuldades com a produção escrita peça que ele verbalize ou faça um desenho.
  • Se a escola tiver um jornal próprio ou a comunidade tiver uma rádio, você poderá trabalhar com estes e assim aproximar dos alunos o objeto de conhecimento.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha e um jornal impresso local ou mesmo da escola.

Material complementar:

  • Folha de Atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4M9z7Q8cF7JaSVyTFq5a8sx8QWQ6qQfaKxfGejPMCuX9CQHbxzsUq8FCjhDH/his3-11und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

  • Imagens e Fotografias do plano para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XyMbDmCk7dvnqfn4u6E65PNkcbazawCrTTtcSMbrM8qmqFaJYZF4ZMVDDRsX/imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

  • JUNIOR. Manoel Caetano do Nascimento. HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: DAS REFLEXÕES CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ANPHU. Bahia, 2016. Disponível em:

http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf Acesso em: 16/03/2019

  • SOUSA. Jorge Pedro.Uma história breve do jornalismo no Ocidente. Universidade Fernando Pessoa e Centro de Investigação Media & Jornalismo. Disponível em:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-uma-historia-breve-do-jornalismo-no-ocidente.pdf Acesso em: 16/03/2019

  • PONTES. Felipe Simões. Do Jornalismo e da História à História do Jornalismo.

Disponível em:

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/Do%20Jornalismo%20e%20da%20Historia%20a%20Historia%20do%20Jornalismo.pdf Acesso em: 16/03/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos. Este poderá ser projetado ou ainda escrito no quadro da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para contextualizar esta aula sugere-se uma conversa com os alunos sobre a presença de jornais na rotina das suas casas, não apenas o impresso, mas televisionados, os online e de rádios.

Para a realização desta etapa propõe-se roteiro abaixo:

  • Peça aos alunos para observarem a imagem no slide e pergunte e peça que descrevam o que estão vendo.
  • Agora pergunte se alguém já leu um jornal impresso (provavelmente a maioria dirá que não, e pode ser que alguns relatem que algum parente o leia ou que viram ser usado para guardar objetos)
  • Entregue para os alunos uma folha do jornal impresso local e enquanto os alunos olham, pergunte qual o principal assunto, na opinião deles, que encontramos em um jornal ( é provável que em geral os alunos respondam notícias, mas a resposta pode variar de acordo com as páginas que cada um recebeu).
  • Pergunte, agora, se eles sabem dizer alguma outra forma de saber notícias além do jornal impresso ( provavelmente os alunos responderão internet e TV).
  • Conclua convidando-os para conversar mais sobre o mundo do jornalismo e conhecer o trabalho do jornalista.

FONTE: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A imagem do Slide está disponível para impressão caso não seja possível projetar. Então poderá ser colada em algum suporte para que fique visível aos alunos.
  • O roteiro sugerido pode ser modificado de acordo com o envolvimento da turma e as especificidade de suas localidades que podem não ter acesso a internet ou jornais televisionados, mas tenham mais contato com rádios e jornais impressos. O interessante é focar no que for mais comum a realidade dos alunos e tornar o aprendizado mais significativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
  • Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
  • Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:

  • O qual a principal missão do jornalista?
  • Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
  • Por que ser curioso é importante para um jornalista?
  • As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.

FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.

Disponível em:

http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019

FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019

FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
  • Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
  • O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:

  • Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
  • Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
  • Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:

  • O qual a principal missão do jornalista?
  • Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
  • Por que ser curioso é importante para um jornalista?
  • As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.

FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.

Disponível em:

http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019

FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019

FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019

VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
  • Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
  • O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para sistematização do conhecimento construído propõe-se a seguinte atividade:

Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em:16/03/2019

Como adequar à sua realidade:

  • Se não for possível fotocopiar as folhas de atividade para cada um dos alunos você poderá pedir que os alunos copiem para uma folha do caderno.
  • Se algum dos alunos tiver dificuldades com a produção escrita peça que ele verbalize ou faça um desenho.
  • Se a escola tiver um jornal próprio ou a comunidade tiver uma rádio, você poderá trabalhar com estes e assim aproximar dos alunos o objeto de conhecimento.

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