Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer o trabalho de recicladores cooperados. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Inicie a aula perguntando aos estudantes, via áudio, texto ou vídeo, o que acontece com o lixo da casa deles. Peça que respondam no grupo da escola. Verifique as respostas e pergunte novamente se eles já ouviram falar de pessoas que trabalham juntas coletando lixo que pode ser aproveitado. Peça que compartilhem as respostas, via áudio, no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “O trabalho da Cooperativa de Reciclagem de Tubiacanga”. A fonte deste plano será o vídeo. Em seguida, peça que se reúnam em duplas de chats privados e respondam as seguintes questões:
- Quais tipos de lixo são mais desejados pelos recicladores? (Espera-se que os alunos citem os recicláveis, como latas e caixas).
- De que forma é feita a divisão do dinheiro ganho com a venda do lixo? Todos os cooperados recebem parcelas iguais?
- Na opinião de vocês, é melhor trabalhar em cooperativas como a do vídeo ou diretamente nos lixões?
Peça para os estudantes escolherem um representante das duplas para fazer um vídeo apresentando as respostas a que chegaram.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem produzir uma pequena história que tenha os recicladores como personagens principais. Para isso, compartilhe o arquivo de sistematização ou repasse as instruções e peça que façam no caderno. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Considere produzir um quiz no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um) e compartilhar as produções no Padlet (veja aqui como fazer um)
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Conduta ambiental legal”, “Mundo Bita - Nem Tudo Que Sobra é Lixo”, “Quintal da Cultura - Tudo Separado?” e “Um Plano para Salvar o Planeta - Turma da Mônica”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.