Atividade de Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A rua é nossa
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços públicos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia de ruas.
Material complementar:
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - As ruas como espaços públicos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima a atividade .
- Faça a atividade individualmente. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHPkaFDgsm8VAK6HnsJJNe6GzBnVjdx58Z5JG6J3WacpcUbYYDKXmPqRVRdy/his3-09und02-atividade-de-contextualizacao.pdf
- Comece a atividade, perguntando, como é a rua onde os alunos moram, a rua em que estudam e a que fazem compras com a família. Questione se nesse espaço existe locomoção de pessoas e veículos. Também se possui artistas de rua ou moradores em situação de rua neste espaço.
- Peça para os alunos dizerem os nomes de duas ruas que conhecem do entorno da escola. Converse com os alunos a respeito da importância das ruas para a população. Com elas as pessoas podem se locomover e se localizar. As ruas são espaços públicos e precisam ser preservadas e conservadas por todos. Ressalte que com o passar do tempo, as ruas passaram por diversas transformações decorrentes das mudanças geradas na sociedade.
- Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços. Espera-se que os alunos respondam que esses espaços pertencem a todos nós, pois se tratam de um espaço público. Reforce que os espaços públicos são de uso comum, pertencem a toda a população e sua conservação cabe a todos.
- Peça que desenhem como eles imaginam como seria a rua onde acontecerá a festa. Informe que eles precisam caprichar nos detalhes e situar o local da festa. Esta rua possui um nome e ele deverá aparecer no desenho.
- Atenção: esta atividade tem o intuito de estimular a memória dos alunos em relação aos espaços públicos (ruas) que conhecem. Caso ache pertinente, você poderá ajudá-los neste resgate.
Como adequar à sua realidade: Você poderá adequar a atividade usando a sala de informática da escola. Usando as ferramentas do google, faça uma busca e localize no mapa a sua escola, pesquise com os alunos as ruas no entorno e proceda com a atividade. Outra sugestão é usar um mapa impresso do bairro da escola ou proximidades para que os alunos consultem os nomes das ruas.
Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a importância de todas as ruas possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes das ruas. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre as fotografias, que são referência. A rua retratada é a Barão de Itapetininga e fica na cidade de São Paulo.
Utilize a fotografia da rua indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_Bar%C3%A3o_de_Itapetininga#/media/File:Rua_Bar%C3%A3o_de_Itapetininga_(S%C3%A3o_Paulo).jpg, acesso 17 mar 2019.
Se preferir use uma fotografia de uma rua importante e movimentada da sua cidade ou a rua da escola e proceda com os questionamentos para o estudo.
- Na sua cidade existe uma rua que se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a rua da sua cidade?
- Quais as informações podemos destacar em relação à fotografia?
- Vocês acham as ruas um local importante? Por quê?
- O nome desta rua é Barão de Itapetininga. Por que você acha que ela recebeu esse nome?
- Qual a função principal das ruas?
- Nesta fotografia podemos ver alguns trabalhadores. Quais?
- Você poderá imprimir as questões para análise da fotografia, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDS6Bb9yegTT5fQvtc4GVNh8bkgGwaSvbKD8rSK2Ny39P9UN942CeYYzTgN8/his3-09und02-estudo-da-fonte-de-informacoes.pdf
- Comente que na maioria das vezes o nome das ruas são uma homenagem a uma pessoa, político, religioso, artistas, indígenas, afrodescendentes ou outros. As ruas são espaços públicos , elas existem no meio rural e nas áreas urbanas. Seu uso é coletivo, sua manutenção é de responsabilidade do poder público. Porém a sua conservação é dever de todos. Destaque que as ruas também é o lar de algumas pessoas que vivem em situação de rua.
Como adequar à sua realidade:. Você poderá convidar a turma para uma visita pedagógica a uma rua importante da cidade e fotografar os espaços.
Para você saber mais: Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro POP, disponível em:http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/centro-pop acesso em: 17 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão desenhar com detalhes uma rua importante da sua cidade. Peça que justifiquem a sua escolha e destaque a função deste local para a população. Peça para que caprichem nos detalhes. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W8jwZZtB6QByPdAKqTJzvQZZGwBBprs2JCdQPxt5TyYcbZMWa2NVJUgmBXTd/his3-09und02-nome-da-rua.pdf
Se for necessário, converse com os alunos retomando que a rua é um espaço público , onde as pessoas transitam, convivem, praticam esportes entre outras atividades. Questione qual a importância desses espaços para a sua família e para a sociedade em geral.
Para você saber mais: Ocupação dos espaços públicos de São Paulo é tema de debate promovido pela prefeitura, disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/11/ocupacao-dos-espacos-publicos-de-sao-paulo-e-tema-de-debate-promovido-pela-prefeitura-7878.html acesso em 17 marc 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer as ruas como espaços públicos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3. Peça que definam qual tipo de gênero textual é apresentando (gênero convite) e verifiquem as informações nele (quem convida, para que, em que data, a que horas, em que lugar). Explique que devem focar no lugar e, a partir do que aponta o convite, imaginar como é a rua, desenhando ela no arquivo de contextualização. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano. Peça, via áudio, texto ou vídeo, que comparem as ruas da cidade em que vivem com a da fotografia. Em seguida, compartilhe com eles o arquivo de problematização, onde eles realizarão uma análise relacionando aspectos da sua cidade com a da fotografia. Mande, via texto, as seguintes questões, para que os estudantes possam responder no caderno:
- Na sua cidade, existe uma rua que se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a rua da sua cidade?
- Vocês acham as ruas um local importante? Por quê?
- O nome desta rua é Barão de Itapetininga. Por que você acha que ela recebeu esse nome? Qual a função principal das ruas?
- Nesta fotografia, podemos ver alguns trabalhadores. Quais?
Peça que os estudantes gravem um vídeo falando sobre as questões repassadas. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça para imaginarem uma rua importante da sua cidade e fazerem um desenho no arquivo compartilhado. Solicite que enviem as produções para o grupo da escola e produzam um pequeno texto explicando a escolha. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, da playlist “História pelas ruas”, “Dorô Conta História: Rua da Aquarela - Quintal da Cultura” e “História da Cidade de São Paulo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Palavras-Chave: Espaços Públicos; Cidade; Rua
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA