Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer as ruas como espaços públicos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3. Peça que definam qual tipo de gênero textual é apresentando (gênero convite) e verifiquem as informações nele (quem convida, para que, em que data, a que horas, em que lugar). Explique que devem focar no lugar e, a partir do que aponta o convite, imaginar como é a rua, desenhando ela no arquivo de contextualização. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano. Peça, via áudio, texto ou vídeo, que comparem as ruas da cidade em que vivem com a da fotografia. Em seguida, compartilhe com eles o arquivo de problematização, onde eles realizarão uma análise relacionando aspectos da sua cidade com a da fotografia. Mande, via texto, as seguintes questões, para que os estudantes possam responder no caderno:
- Na sua cidade, existe uma rua que se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a rua da sua cidade?
- Vocês acham as ruas um local importante? Por quê?
- O nome desta rua é Barão de Itapetininga. Por que você acha que ela recebeu esse nome? Qual a função principal das ruas?
- Nesta fotografia, podemos ver alguns trabalhadores. Quais?
Peça que os estudantes gravem um vídeo falando sobre as questões repassadas. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça para imaginarem uma rua importante da sua cidade e fazerem um desenho no arquivo compartilhado. Solicite que enviem as produções para o grupo da escola e produzam um pequeno texto explicando a escolha. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, da playlist “História pelas ruas”, “Dorô Conta História: Rua da Aquarela - Quintal da Cultura” e “História da Cidade de São Paulo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.