17198
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Localizando os espaços públicos de minha cidade

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Localizando os espaços públicos de minha cidade

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia.

Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os espaços públicos da sua cidade. Nesta pesquisa peça para os alunos detalhes das principais ruas e praças, prefeitura, escolas, etc. Essa atividade subsidiará os conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços. Espera-se que os alunos respondam que esses espaços pertencem a todos nós. Reforce que os espaços públicos são de uso comum, pertencem a toda a população e sua conservação cabe a todos.

  • Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem, caso ache pertinente você poderá ajudá-los neste resgate.

Como adequar à sua realidade: É possível usar imagens dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos de estacionamento serão privatizados. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=6tPjqX1Nm6k&feature=youtu.be , acesso 12 mar. 2019, que narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.

Se preferir, use um vídeo de um acontecimento em um local público importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias, ou seja, há o completo direito de ir e vir. Em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Podemos dar como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. Esses espaços são administrados pelo município, estado ou pela União e possuem horário de funcionamento e a população somente pode usufruir desses espaços nesses horários. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos. Amplie a conversa com as questões dos prós e contras da privatização.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar um vídeo problematizando uma situação dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Serviço Público: Conceito, privatização. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4169/4169.PDF, acesso em 13 mar 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão completar a tabela, indicando um local da cidade, apontar as suas funções e representar com desenhos este espaço. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu usuário deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8QgDTGqehMxpekes3dCjqgwPysZQHc2g798R3EB4tskspmx7wc8ckzQBspH/os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia.

Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os espaços públicos da sua cidade. Nesta pesquisa peça para os alunos detalhes das principais ruas e praças, prefeitura, escolas, etc. Essa atividade subsidiará os conhecimentos para a atividade a seguir.

Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços. Espera-se que os alunos respondam que esses espaços pertencem a todos nós. Reforce que os espaços públicos são de uso comum, pertencem a toda a população e sua conservação cabe a todos.

  • Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem, caso ache pertinente você poderá ajudá-los neste resgate.

Como adequar à sua realidade: É possível usar imagens dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos de estacionamento serão privatizados. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=6tPjqX1Nm6k&feature=youtu.be , acesso 12 mar. 2019, que narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.

Se preferir, use um vídeo de um acontecimento em um local público importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias, ou seja, há o completo direito de ir e vir. Em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Podemos dar como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. Esses espaços são administrados pelo município, estado ou pela União e possuem horário de funcionamento e a população somente pode usufruir desses espaços nesses horários. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos. Amplie a conversa com as questões dos prós e contras da privatização.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar um vídeo problematizando uma situação dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: Serviço Público: Conceito, privatização. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4169/4169.PDF, acesso em 13 mar 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão completar a tabela, indicando um local da cidade, apontar as suas funções e representar com desenhos este espaço. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu usuário deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8QgDTGqehMxpekes3dCjqgwPysZQHc2g798R3EB4tskspmx7wc8ckzQBspH/os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano