17196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Meio rural: cultura e economia

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Meio rural: cultura e economia

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos para a Problematização, folha sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as contribuições das festas juninas para a cultura e a memória brasileira e sobre o meio rural para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Através desta festividade é possível conhecer um pouco sobre alguns costumes do meio rural: culinária, músicas, tradições religiosas.

Com o passar do tempo essas festas, que aconteciam somente no meio rural, passaram a fazer parte dos grandes centros urbanos (principalmente nas escolas e nas associações comunitárias e católicas).

Em muitos locais essas festividades deixaram de representar a comemoração das colheitas e a questão religiosa, passando a ser vinculadas com o caráter lúdico e econômico do momento.

  • Questione os alunos sobre:
  • Como são representadas as pessoas que vivem no meio rural nessas festas?
  • As roupas e acessórios (laços de fita, chapéu, botas, cintos com fivelas grandes) usados nesses eventos são usados somente por pessoas que vivem no meio rural?
  • Será que essas pessoas que vivem no meio rural realmente são como elas são representadas nessas festas?
  • O estilo de música tocada nessas festas é ouvido somente por pessoas que vivem no meio rural?
  • As comidas que são ofertadas nessas festas são alimentos consumidos somente no meio rural?

  • Estes questionamentos são importantes para que as crianças percebam que a representação destas festividades não correspondem com a realidade, pois o meio rural possui suas características (assim como o meio urbano) e que por isso deve ser respeitado e valorizado.
  • Busque também demonstrar que a cultura e as tradições do meio rural se incorporaram ao dia a dia dos centros urbanos (músicas, comidas, roupas).

Fonte da imagem:

  • Banco de imagens Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Para o item “Profissões” poderão escrever quais profissionais trabalham e a importância de cada um (eles poderão escolher um e escrever sobre ele).

Para o item “Organização do espaço” poderão descrever como são estruturados com relação à disposição das casas (distäncia entre as casas, entre as casas e a escola e o serviço público de saúde), ruas, saneamento básico, iluminação, a presença ou ausência de serviço público de saúde e de educação (neste ponto ressalte que estas prestações de serviço público ainda precisam melhorar nos dois ambientes e que se trata de uma deficiência da oferta pelos órgãos públicos).

Para o item “Alimentos” eles poderão escrever quais alimentos são produzidos e consumidos pelas pessoas que moram no meio rural e urbano.

Para o item “Transporte” poderão escrever quais transportes são usados neste ambiente e quais são as facilidades e dificuldades encontradas.

Para o item “Tecnologia e Comunicação” poderão escrever quais são os meios de comunicação e tecnologia que são usados neste ambiente (antena parabólica, rede de telefonia móvel e fixo, internet, computador, televisão, rádio, TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)).

  • Mostre as imagens relacionadas com cada item. (Deixe as imagens afixadas no quadro para uma melhor visualização.). A cada imagem mostrada fale um pouco sobre ela para que o aluno tenha base para fazer sua escrita.

  • Após o término deixe que alguns alunos socializem o que perceberam com esta atividade.
  • Esse será o momento para que os alunos percebam que o meio rural e o meio urbano muitas vezes são distantes, mas que possuem proximidades em vários aspectos e que cada um possui seu lado positivo e que possuem situações que precisam ser melhoradas.

Fonte da imagem:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Através de uma conversa sobre o que foi mostrado e trabalhado nesta aula, verifique se foi possível fazer a construção da imagem do homem do campo: um homem que sabe da sua importância no cenário nacional.
  • Distribua uma folha de sulfite para cada aluno e peça que escrevam uma frase ou um pequeno texto sobre a importância do meio rural para o país.
  • Construa um mural com essas atividades e as atividades da Problematização .

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a impressão dos documentos para a Problematização, folha sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as contribuições das festas juninas para a cultura e a memória brasileira e sobre o meio rural para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Através desta festividade é possível conhecer um pouco sobre alguns costumes do meio rural: culinária, músicas, tradições religiosas.

Com o passar do tempo essas festas, que aconteciam somente no meio rural, passaram a fazer parte dos grandes centros urbanos (principalmente nas escolas e nas associações comunitárias e católicas).

Em muitos locais essas festividades deixaram de representar a comemoração das colheitas e a questão religiosa, passando a ser vinculadas com o caráter lúdico e econômico do momento.

  • Questione os alunos sobre:
  • Como são representadas as pessoas que vivem no meio rural nessas festas?
  • As roupas e acessórios (laços de fita, chapéu, botas, cintos com fivelas grandes) usados nesses eventos são usados somente por pessoas que vivem no meio rural?
  • Será que essas pessoas que vivem no meio rural realmente são como elas são representadas nessas festas?
  • O estilo de música tocada nessas festas é ouvido somente por pessoas que vivem no meio rural?
  • As comidas que são ofertadas nessas festas são alimentos consumidos somente no meio rural?

  • Estes questionamentos são importantes para que as crianças percebam que a representação destas festividades não correspondem com a realidade, pois o meio rural possui suas características (assim como o meio urbano) e que por isso deve ser respeitado e valorizado.
  • Busque também demonstrar que a cultura e as tradições do meio rural se incorporaram ao dia a dia dos centros urbanos (músicas, comidas, roupas).

Fonte da imagem:

  • Banco de imagens Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

Para o item “Profissões” poderão escrever quais profissionais trabalham e a importância de cada um (eles poderão escolher um e escrever sobre ele).

Para o item “Organização do espaço” poderão descrever como são estruturados com relação à disposição das casas (distäncia entre as casas, entre as casas e a escola e o serviço público de saúde), ruas, saneamento básico, iluminação, a presença ou ausência de serviço público de saúde e de educação (neste ponto ressalte que estas prestações de serviço público ainda precisam melhorar nos dois ambientes e que se trata de uma deficiência da oferta pelos órgãos públicos).

Para o item “Alimentos” eles poderão escrever quais alimentos são produzidos e consumidos pelas pessoas que moram no meio rural e urbano.

Para o item “Transporte” poderão escrever quais transportes são usados neste ambiente e quais são as facilidades e dificuldades encontradas.

Para o item “Tecnologia e Comunicação” poderão escrever quais são os meios de comunicação e tecnologia que são usados neste ambiente (antena parabólica, rede de telefonia móvel e fixo, internet, computador, televisão, rádio, TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)).

  • Mostre as imagens relacionadas com cada item. (Deixe as imagens afixadas no quadro para uma melhor visualização.). A cada imagem mostrada fale um pouco sobre ela para que o aluno tenha base para fazer sua escrita.

  • Após o término deixe que alguns alunos socializem o que perceberam com esta atividade.
  • Esse será o momento para que os alunos percebam que o meio rural e o meio urbano muitas vezes são distantes, mas que possuem proximidades em vários aspectos e que cada um possui seu lado positivo e que possuem situações que precisam ser melhoradas.

Fonte da imagem:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Através de uma conversa sobre o que foi mostrado e trabalhado nesta aula, verifique se foi possível fazer a construção da imagem do homem do campo: um homem que sabe da sua importância no cenário nacional.
  • Distribua uma folha de sulfite para cada aluno e peça que escrevam uma frase ou um pequeno texto sobre a importância do meio rural para o país.
  • Construa um mural com essas atividades e as atividades da Problematização .

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano