17195
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Rural e Urbano: hora de comparar!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Rural e Urbano: hora de comparar!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar a organização entre os espaços: rural e urbano. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie aos estudantes o vídeo “Zona urbana e Zona rural”. Caso não seja possível assistirem-no, relate, por áudio, as informações do vídeo. Pergunte:
- Há ruas nos dois espaços? Como são?
- Há vegetação nos dois espaços? Como é?
- Há moradias nos dois espaços? Como são?
- Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços?

Peça para os estudantes compartilharem no grupo da turma as respostas. Cuide para que eles compreendam que foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o posterior desenvolvimento.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Oriente-os a observarem os eventos que acontecem no ambiente urbano e rural. Eles deverão separar as situações, se possível, com o arquivo impresso e recortando. Caso não consigam imprimir, devem anotar no caderno. Será necessário, também, responder a ficha de observação. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto.

Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Peça aos alunos para escreverem e compartilharem no grupo da turma um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre as comunidades rurais e urbanas. Você pode produzir um quiz sobre zona urbana e rural no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um). Dê o feedback das produções.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Área urbana e área rural”, “Os animais da zona rural”, “Os animais da zona urbana” e “Zona urbana e zona rural”, você pode escutar algumas músicas que se refiram ao campo, disponíveis aqui.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_07UND01

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas