Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_12ALG02
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Retomada
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide da Retomada que é uma preparação para Atividade Principal. É importante que os alunos relembrem ser possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Conversem pelo áudio do WhatsApp ou pela plataforma que vocês compartilham. O propósito é que eles percebam ser possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Só então vá para a Atividade Principal.
Atividade principal
Compartilhe o slide da “Atividade Principal” para os estudantes. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Oriente-os a observar a sequência de figuras. Leia o problema e dê um tempo para que pensem e elaborem estratégias de resolução. Eles podem também falar entre si em grupos formados por WhatsApp ou se tiverem pelo Zoom, pode criar salas para que resolvam em grupos a situação. Em seguida, abra o áudio para ouvir as possíveis soluções que você pode ir anotando em uma tela no Power Point ou compartilhar as resoluções que os alunos podem te enviar pelo celular. Conduza para que o fechamento das ideias garanta ser possível a divisão em partes proporcionais, conforme indica a situação do problema.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Raio X
Use o Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Pode ser na mesma aula caso tenha tempo ou você pode enviar como tarefa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_12ALG02
(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes