10323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Proporcionalidade na distribuição de materiais na sala de aula

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

 

Objetivos select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais envolvendo relações aditivas e multiplicativas.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Retomada

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos na situação proposta. Converse com os alunos sobre a possibilidade de dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Explore as possibilidades indicadas na tabela para a divisão de 120.

Permita que a turma discuta sobre a relação entre as partes. Participe da discussão, ouvindo e fazendo novas perguntas. Organize a socialização das ideias.

Propósito: Retomar que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre divisão?
  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Como vocês fariam para dividir esta quantidade em duas partes iguais?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • É possível dividir uma quantidade em duas partes desiguais?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que leiam a atividade com atenção e procurem responder a pergunta e fazer o que está sendo pedido. Peça que respondam à pergunta individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problema que envolve a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais envolvendo relações aditivas e multiplicativas.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Retomada

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos na situação proposta. Converse com os alunos sobre a possibilidade de dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras. Explore as possibilidades indicadas na tabela para a divisão de 120.

Permita que a turma discuta sobre a relação entre as partes. Participe da discussão, ouvindo e fazendo novas perguntas. Organize a socialização das ideias.

Propósito: Retomar que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre divisão?
  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Como vocês fariam para dividir esta quantidade em duas partes iguais?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • É possível dividir uma quantidade em duas partes desiguais?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que leiam a atividade com atenção e procurem responder a pergunta e fazer o que está sendo pedido. Peça que respondam à pergunta individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos passo a passo, uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Apresentamos passo a passo uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar os slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problema que envolve a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano