Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a importância da preservação dos patrimônios culturais. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, solicite aos estudantes, via texto, áudio ou vídeo, que tentem lembrar da natureza na sua região e, a partir dessa lembrança, respondam:
- Comece perguntando aos alunos exemplos de elementos da natureza que eles veem na sua cidade, região ou localidade.
- A Natureza, com suas paisagens e rios, relevos e planícies, pode ser considerada Patrimônio da Humanidade?
- Agora, pergunte se os exemplos que eles deram anteriormente poderiam ser considerados como Patrimônios Culturais e Históricos.
- Dê continuidade a esse debate na próxima etapa da aula.
Peça que os estudantes produzam um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Patrimônio Mundial no Brasil e o Desenvolvimento Sustentável”. Após eles assistirem ao vídeo, questione:
- As paisagens naturais também podem ser Patrimônios da Humanidade assim como prédios antigos, praças e festas populares?
Os estudantes devem produzir um pequeno texto para responder a questão proposta. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Explique aos alunos que agora eles deverão produzir uma ficha de identificação do Patrimônio Mundial Natural, no caso, da Chapada dos Veadeiros. Para isso, terão que ler um curto texto com informações sobre a Chapada. Peça para que os estudantes respondam o arquivo de sistematização a partir do texto informativo. As respostas devem ser enviadas para o grupo da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.